Buscar

|
Virtual Aluno
|
|
24 2244-4044
http://pos.ucp.br/images/UCP/IMAGENS/SLIDE/banner-mestrado-direito-site.png


Linha 1: Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos

 
Prof. Dr. Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira

Doutor (1997) em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso (Roma), com revalidação nacional do diploma pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, processo 23079.001260/04-64). Com graduação e mestrado em Filosofia. Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis e professor adjunto da PUC-Rio. Diretor do Centro de Teologia e Humanidades e coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Petrópolis. Desde 2014, Presidente do Centro Dom Vital, RJ. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ontologia e Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: tomismo, metafísica, ética e filosofia medieval. Publicações de várias ordens, como os livros Elementos de Filosofia do Direito, Tomismo Essencial, A Metafísica no Cinema de Robert Bresson e A Arte de Ensinar a Estudar o Direito: Mediar, Sensibilizar, Humanizar, obra em coautoria com a Dra. Hilda Bentes, primeiro lugar na categoria acadêmica do Prêmio Patrícia Accioli de Direitos Humanos da Amaerj, 2014.
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4874832664252533

Prof. Dr. Daniel Machado Gomes

Doutor em Filosofia pelo IFCS, da UFRJ (2015). Mestre em Ciencias Juridico-Civilísticas pela Universidade de Coimbra, Portugal (2003). Bacharel em Direito pela UCP (1999). Desenvolve pesquisas na área de Direitos Humanos e Filosofia do Direito. É líder do grupo de pesquisa Lei, Justiça e Direitos Humanos no qual coordena o projeto "Genealogia dos Direitos Humanos". É coordenador adjunto do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Direito da UCP (Mestrado), lecionando na linha Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos. Atua na Graduação em Direito desde 2000, tendo ministrado as disciplinas de Filosofia do Direito, Direito Civil e Metodologia da Pesquisa. Foi Coordenador Geral de Pesquisa e Publicações do Centro de Ciências Jurídicas da UCP. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Mediação da UCP e Coordenador do Curso de Direito da FACHA onde lidera o projeto de pesquisa Lei, Mídia e Sociedade.
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5147053344281753


Profª. Drª. Denise Mercedes N. N. Lopes Salles

Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (2012). Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2003). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Professora do Mestrado em Direito e do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais do Centro Universitário La Salle/RJ. Editora da Lex Humana. Parecerista dos seguintes periódicos acadêmicos: Opinião Pública (ISSN 1807-0191), REMHU (ISSN 1980-8585), Synesis (ISSN 1984-6754) e Conhecimento & Diversidade (ISSN 2237-8049). Dedica-se às seguintes áreas de pesquisa: cultura política e democracia, direitos humanos na América Latina, direitos das crianças e dos adolescentes e Política para os migrantes e refugiados no Brasil.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1594102305404307

Prof. Dr. Sergio de Souza Salles

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis. Editor da Universidade Católica de Petrópolis. Editor da Lex Humana, revista do PPGD/UCP, e da Synesis, revista do CTH/UCP. Coordenador Adjunto do Programa de Mestrado em Direito da UCP entre 2012 e 2015. Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação da UCP entre 2014 e 2015.
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3449303767051626

 
 
Linha 2: Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos

 
Prof. Dr. Antônio Eduardo Ramires Santoro

Professor Titular de Direito Processual Penal do IBMEC/RJ. Professor Adjunto de Direito Processual Penal e Prática Penal da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FND/UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da FND/UFRJ. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Universidade Católica de Petrópolis - UCP. Coordenador do Grupo de Pesquisa "O Sistema Penal sob Olhar Crítico" UFRJ/UCP Pós-Doutor em Direito Penal e Garantias Constitucionais pela Universidad Nacional de La Matanza - Argentina. Doutor e Mestre em Filosofia pela UFRJ. Mestre em Direito Penal Internacional pela Universidad de Granada - Espanha. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra - Portugal. Especialista em Direito da Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Direito pela UERJ. Licenciando em História pela UNIRIO. Membro da Associação Internacional de Direito Penal. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal. Membro da Sociedade Internacional de Criminologia. Membro da Sociedade Americana de Criminologia. Membro do Instituto de Direito Comparado Luso-brasileiro. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. Advogado criminalista. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Processo Penal. 
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9190879263950156


Prof. Dr. Eduardo Antônio Klausner

Bacharel em Direito (1987), Mestre em Direito Internacional e da Integração Econômica (2004) e Doutor em Direito Internacional e da Integração Econômica (2010) pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Pós-Doutorando em Direito Internacional Privado na Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Professor Permanente de Direito Internacional e Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito/Mestrado em Direito (Área de Concentração: Justiça, Processo e Direitos Humanos) da Universidade Católica de Petrópolis - UCP. Atualmente dedica suas pesquisas e estudos principalmente aos seguintes campos da Ciência do Direito: Globalização, Direito Cosmopolita, Direito Comparado, Direito Uniforme, Direitos Humanos, Direito Internacional Privado, Direito Internacional Econômico e Direito do Consumidor; Direito Internacional dos Direitos Humanos e sua interação com a ordem jurídica nacional; Direito Internacional Humanitário e Direito dos Refugiados; Teoria dos Direitos Fundamentais e Direitos Humanos e Fundamentais em espécie; Teoria da Constituição, Teoria do Direito e Filosofia do Direito. Educação em Direitos Humanos, Direito e Literatura. 
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5051458097066444


Prof. Dr. Felipe Asensi Dutra

Pós-Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Advogado formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cientista Social formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Aperfeiçoamento em Direitos Fundamentais pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), em Empreendedorismo pela University of Maryland (UM) e em Coaching pela University of Cambridge (UCA). Professor visitante da Fundación Universitaria Los Libertadores (FUL). Foi Visiting Scholar da Universidade de Coimbra (UC). Membro da Comissão Tutorial do Programa Internacional Erasmus Mundus (União Européia). Membro vitalício da Academia Luso-Brasileira de Ciências Jurídicas (ALBCJ).Membro Efetivo do Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Senior Member da Inter-American Bar Association (IABA). Membro Benemérito do Instituto Latino-Americano de Argumentação Jurídica (ILAAJ). Membro do Comitê Consultivo Nacional da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-Integralidade). Membro Titular da Red Iberoamericana de Derecho Sanitario (RIDS). Membro do Conselho Curador do PenseSUS (Fiocruz). Membro da Asociación Latinoamericana de Sociología (ALAS). Professor Adjunto da UERJ/UCP/USU. Professor convidado da FGV, PUC, IBMEC e Ambra College (EUA). Editor Adjunto da "Coleção Integralidade" na CEPESC Editora. Presidente do Conselho Editorial da Editora Ágora21. Presidente da Comissão de Gestão Jurídica da OAB-RJ. Diretor do Instituto Diálogo. Diretor administrativo do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC). Consultor para o Brasil do World Justice Report. Manager of Legal Research and Teaching do Master of Science in Legal Studies da Ambra College (EUA). Bolsista de Produtividade "Jovem Cientista do Nosso Estado" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4332185218919925


Prof. Dr. Flavio Mirza Maduro

Estudou no Colégio de São Bento (1º e 2º graus). Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado (2002) e doutorado em Direito (2007), pela UGF, e pós-doutorado (Universidade de Coimbra). Atualmente, leciona na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na qualidade de professor adjunto, na graduação, mestrado e doutorado em Direito e na Universidade Católica de Petrópolis, graduação e mestrado. É advogado criminalista.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4526253051246397


Prof. Dr. Klever Paulo Leal Filpo

Doutor em Direito. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP, na linha de pesquisa "Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos". Na mesma instituição é professor da Graduação em Direito. Lidera o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Empírica sobre Administração de Conflitos (GIPAC). É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), com sede na Universidade Federal Fluminense. Mantém interação acadêmica com os pesquisadores do grupo Observa-ProcessosUFF e do PPGD/UVA. Desenvolve projeto de pesquisa de contornos interdisciplinares na USU/RJ. Como prática regular de pesquisa, busca estabelecer um diálogo entre o direito e outras ciências humanas e sociais. Interessa-se pela pesquisa empírica em direito, tendo como objeto o funcionamento das instituições judiciárias e correlatas e as formas judiciais e extrajudiciais de administração de conflitos. Autor e co-autor de livros e artigos jurídicos nos quais tem procurado desenvolver uma visão crítica e reflexiva, de base empírica, sobre seus objetos de pesquisa. Tem experiência na proposição, coordenação e execução de projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento. Foi bolsista de Doutorado da CAPES/CNPq. Coordenou e executou projeto de pesquisa sobre a mediação prejudicial obrigatória em Buenos Aires-AR, financiada pelo CNPq (2015-2016). Proponente e coordenador de projeto de pesquisa contemplado na Chamada Universal do CNPq (2016). Orientador de pesquisas de mestrado, graduação, iniciação científica (CNPq, FAPERJ e Fundação Dom Cintra) e bolsistas Jovens Talentos da FAPERJ. Avaliador de artigos científicos submetidos a periódicos e eventos nacionais e internacionais. Foi professor substituto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Três Rios (2015-2017). Participou de eventos nacionais e internacionais, com apresentação de trabalhos. Desempenhou funções administrativas no meio acadêmico. Tem experiência como professor-orientador de Núcleos de Prática Jurídica nas Áreas do Direito Civil e Direito Processual Civil. Foi advogado-orientador do Núcleo de Prática Jurídica da UCP entre os anos de 2003 e 2014, na área cível. Na UFRRJ/ITR, ministrou a disciplina de estágio supervisionado nas áreas cível, empresarial e trabalhista nos anos de 2015 a 2017. Participa da comissão de Mediação da OAB/Petrópolis. Tem experiência na área do direito obtida no exercício da advocacia privada, na área cível, empresarial, consumerista, de família e também trabalhista nos últimos quinze anos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1619725989694017


Prof. Dr. Marcelo Pereira de Almeida

Pós- Doutorando em Direito Processual pela UERJ. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2013). Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2007). Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Estácio de Sá (2002). Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá (2004). Atualmente é Professor Adjunto de Teoria Geral do Processo e Direito Processual da Universidade Federal Fluminense, Professor de Direito Processual Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Professor Permanente do PPGD (mestrado) da UCP. Professor colaborador do PPGD (mestrado e doutorado) UNESA. Coordenador adjunto do Curso de Direito e Professor de Direito Processual da Unilasalle - Institutos Superiores de Ensino. Professor do Curso de Pós- Graduação em Direito Processual da Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor do Curso de Pós- Graduação da Universidade Cândido Mendes.; Consultor da Revista Eletrônica de Direito Processual - REDP/UERJ - Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil - IBDP e da Associação Brasileira de Direito Processual - ABDPro. Advogado.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0245213114864531


Prof. Dr. Rodrigo Grazinoli Garrido

Biomédico, Licenciado em Biologia e Graduado em Segurança Pública. Especialista em Análises Clínicas, em Bioética e em Gestão Escolar. Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutor em Ciências. Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento em Bioética, Ciência Forense. Concluiu estágio de Pós-doutoramento no departamento de Genética da UFRJ. É "Jovem Cientista do Nosso Estado" pela FAPERJ. Atua como Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, tendo desenvolvido atividades no Instituto de Criminalística Carlos Éboli, no qual foi Chefe do Serviço de Perícias de Petrópolis-RJ. Atualmente, atua no Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense, onde ocupa o cargo de Diretor. É Professor Adjunto da UFRJ e da UCP, atuando nos Cursos de Graduação em Direito e Biomedicina e no Programa de Mestrado em Direito da UCP. Participa também como docente em cursos de Formação de Profissionais de Segurança promovidos por Secretarias Municipais, Estaduais e Nacional de Segurança Pública e pelo Exército Brasileiro. Em sua atuação profissional, tem sido convidado para entrevistas, proferiu mais de uma centena de palestras e cursos na área Forense e publicou semelhante número de trabalhos científicos e de divulgação, além de livros na área da Ciência Forense.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4027138006793482

 

Receba informações
sobre o Mestrado em Direito