Buscar

|
Virtual Aluno
|
|
24 2244-4044
http://pos.ucp.br/images/UCP/IMAGENS/SLIDE/banner-mestrado-engenharia-site-2.png

Prof. Dr. Alexandre Sheremetieff Junior

Doutor em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Especialista em Teologia Fundamental: Pressupostos Racionais da Fé pela Universidade Católica de Petrópolis (2011). Mestre em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Licenciado Pleno em Física pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (2003). Especialista em Engenharia da Qualidade pela Universidade Católica de Petrópolis(1988). Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis (1979).  Atualmente coordena o curso de Engenharia Mecânica do Centro de Engenharia e Computação da UCP.  Líder do grupo de pesquisa ‘Engenharia Industrial’, certificado pela instituição no Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico - CNPq, em 02 de abril de 2004. Membro de corpo editorial da Revista de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência nas áreas de educação em engenharia, manutenção naval e manufatura de motores aeronáuticos.
Área de Atuação: Gestão de processos e manufatura industrial
Linha de Pesquisa: Projeto, Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia
Grupo de Pesquisa: Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5327615679459159


Profª. Drª. Ana Carolina Carius

Doutora em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2012), mestre em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2006) e licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), atuando no Ciclo Básico dos cursos de graduação em Engenharia. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da mesma universidade na linha de pesquisa Processos Educativos, Cultura, Tecnologias. Pesquisadora na Universidade Católica de Petrópolis no Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia na linha de pesquisa Modelagem Computacional. Realiza pesquisa nos seguintes temas: ambientes inovadores de aprendizagem, tecnologia educacional, abordagens ativas, tecnologia e educação, Análise de Redes Sociais (ARS) e educação, modelagem matemática, simulações numéricas e métodos de elementos finitos aplicados a problemas de engenharia.
Linha de Pesquisa: Modelagem Computacional
Projeto de Pesquisa: Modelos computacionais do sistema cardiovascular humano individualizados a pacientes específicos.
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0145449984395405

 

Prof. Dr. Bruno Richard Schulze

Doutorado em Ciência da Computação (UNICAMP) / Fraunhofer Institute for Open Communication Systems (FOKUS (sand.) (1999) Mestrado em Eng. Elétrica (COPPE/UFRJ) (1985). Pesquisador/Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia (MPGSE) da UCP. Pesquisador Senior / Professor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Atuação na área de Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, principalmente nos temas: middleware, grid computing, cloud computing, e-ciencia, segurança, escalonamento, virtualização, simulações, entre outros. Editor Associado de IEEE Transactions on Cloud Computing e Journal of Network and Computer Applications. Editor Convidado de edições especiais de Concurrency and Computation: Practice & Experience. Revisor de periódicos como IEEE Transaction on Parallel and Distributed Systems, IEEE Distributed Systems Online, Computer Networks, Computer Communications, Information and Software Technology. Coordenador de diferentes Projetos em Clouds e Multicores. Sociedades: SBC | ACM | IEEE-CS | SBPC. 
Área de Atuação: Arquitetura de Sistemas de Engenharia
Linha de Pesquisa: Modelagem Computacional
Grupo de Pesquisa: Computação Cientifica Distribuída de Alto Desempenho | Computação em Nuvem para Aprendizado de Maquina e Aplicações Cognitivas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4448540530244733


Prof. Dr. Fabio Lopes Licht

Doutor em Ciência da Computação pela UFPR (2014). Mestre em em Sistemas e Computação pelo IME (2006). Bacharel em Ciência da Computação com ênfase em Software Básico pela UCP (2004). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Engenharia da UCP. Coordenador dos Cursos de Engenharia de Computação (1/2014), Tecnólogo em Redes de Computadores (2/2018), Engenharia Elétrica e Engenharia Mecatrônica (1/2020) da UCP. Líder do Grupo de Pesquisa em Matemática Aplicada à Computação. Como vinculado à Linha de Pesquisa em Modelagem Computacional do Programa de Pós-Graduação no Mestrado em Sistemas de Engenharia da UCP. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da UCP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Semântica de Programas, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação em Nuvem, Gestão de TI, Sistemas Distribuídos, Programação Paralela, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Certificação Digital. 
Área de Atuação: Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Semântica de Programas
Linha de Pesquisa: Modelagem Computacional
Grupo de Pesquisa: Computação Paralela e Distribuída | Computação em Nuvem para Aprendizado de Maquina e Aplicações Cognitivas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8722419792895502


Prof. Dr. Giancarlo Barbosa Micheli

Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2008). Bacharel em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2002). Pesquisador-tecnologista junto ao Inmetro e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensus da UCP. Integrante do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento de Dispositivos para Ensino Experimental de Engenharia vinculado à Linha de Pesquisa Projeto, Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Sistemas de Engenharia da UCP. Tem experiência na área de Mecânica dos Sólidos e Projeto de Máquinas, com ênfase em Dinâmica de corpos rígidos, elásticos e plásticos e Metrologia de vibrações mecânicas, com experiência nos seguintes temas: dinâmica, elementos finitos, impacto, medição de grandezas mecânicas, caracterização de materiais, projeto de sistemas de medição/calibração, instrumentação e processamento de sinais. Atualmente é o editor da Revista de Engenharia da UCP.
Área de Atuação: Mecânica dos Sólidos e Projeto de Máquinas, com ênfase em Dinâmica de corpos rígidos, elásticos e plásticos e Metrologia de vibrações mecânicas.
Linha de Pesquisa: Projeto, Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia
Grupo de Pesquisa: Metrologia Mecânica e Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3035375972423766


Prof. Dr. Giovane Quadrelli

Doutor em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), Pós-graduado em Informática Aplicada à Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (1994) e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Petrópolis (1987). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Inteligência Artificial Aplicada à Teoria de Controle e atuando principalmente nos seguintes temas: Redes Neurais, Lógica Nebulosa, Teoria de Controle e Redes Neurofuzzy. Foi Diretor e Vice-Diretor e coordenador do curso de Engenharia Elétrica  do Centro de Engenharia e Computação da Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente é professor titular e Coordenador do Pesquisador/Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia (MPGSE) da UCP. 
Área de Atuação: Inteligência Artificial e Teoria de Controle
Linha de Pesquisa: Modelagem Computacional
Grupo de Pesquisa: Inteligência Artificial Aplicada | Controle Inteligente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6878531729045393
 

Prof. Dr. José Cristiano Pereira

Doutor em Engenharia de Produção pela UFF em 2014. Pós-Doutorando na área de Sistemas e Controle pelo LNCC. Mestre em em Sistemas de Gestão pela UFF em 2012. Graduado em Engenharia Mecãnica pela UCP em 2005. Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia da UCP. Gerente de Qualidade da GE Aviation de 2014 a 2019. Engenheiro Sênior da GE Aviation de 2019 até o momento. Líder do Grupo de Pesquisa em Excelência Operacional e Gerenciamento de Riscos da UCP, vinculado à Linha de Pesquisa: "Projeto, Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia"  do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia da UCP. Tem experiência na área de Qualidade, com ênfase em Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Riscos.
Área de Atuação: Qualidade, com ênfase em Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Riscos.
Linha de Pesquisa: Projeto, Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia
Grupo de Pesquisa: Excelência Operacional e Gerenciamento de Riscos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1475081617592277


Prof. Dr. Nelio Domingues Pizzolato

Doutorado em Business School - University of North Carolina (1977) e pós-doutorado na Université de Montréal (1987). Mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971). Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1963), bolsista do governo da Suiça na ETH de Zurique (1966). Contratado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro como professor assistente em outubro 1969, tornou-se professor associado em 1978 e professor emérito em 2015. Nesse mesmo ano tornou-se professor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e do Pesquisador/Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia (MPGSE) da UCP.É, igualmente, associado titular da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, membro do corpo editorial dos periódicos Gestão & Produção (UFSCar), Pesquisa Operacional, PODES, Journal of Transportation Literature, Produção Área de Atuação: Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional
Área de Atuação: Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional
Linha de Pesquisa: Projeto, Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia
Grupo de Pesquisa: Aplicações na Área Habitacional | Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9306576520691089


Prof. Dr. Pablo Javier Blanco

Doutor em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2008). Engenheiro Eletromecânico pela Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina (2003). Professor Permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia da UCP. Membro do Grupo de Pesquisa de Controle Inteligente vinculado à Linha de Pesquisa de Modelagem Computacional do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia da UCP. Tem experiência na área de mecânica dos fluidos e métodos numéricos, com ênfase na modelagem computacional do sistema cardiovascular humano.
Área de Atuação: Modelagem e Simulação do Sistema Cardiovascular Humano, Mecânica dos Fluidos e Métodos Numéricos.
Linha de Pesquisa: Modelagem Computacional
Grupo de Pesquisa: Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica | Controle Inteligente | Computação em Nuvem para Aprendizado de Maquina e Aplicações Cognitivas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2207239537360072


Prof. Dr. Renato Portugal

Doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) (1988), Pós-Doutorado na Universidade de Waterloo e na "Queen's University at Kingston" no Canadá e Mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) (1984). Bacharelado em Física pela PUC-Rio (1981). Atualmente é Pesquisador/Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia (MPGSE) da UCP. É pesquisador Titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), pesquisador 1D do CNPq, sócio efetivo da SBC e da SBMAC e é membro do corpo editorial da revista Natural Computing. Já orientou 11 dissertações de mestrado (uma delas ganhou o prêmio SBMAC), 10 teses de doutorado (uma delas ganhou o prêmio Capes) e supervisionou atividade de pós-doutorado no LNCC de pelo menos 10 pesquisadores nas áreas de computação quântica e computação algébrica. Foi o coordenador geral do III Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica e publicou vários livros textos nas áreas de computação algébrica e computação quântica, em especial, o livro "Quantum Walks and Search Algorithms" pela Springer. Atualmente tem atuado principalmente na área de Computação Quântica com foco nos seguintes temas: algoritmos de computação quântica, análise e simulação de passeios aleatórios quânticos, códigos quânticos de correção de erros e criptografia clássica.
Área de Atuação: Computação Quântica
Linha de Pesquisa: Modelagem Computacional
Grupo de Pesquisa: Algoritmos Quânticos: Desenvolvimento, Análise e Implementação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2605062132611045


Prof. Dr. Ricardo Franciss

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1987). Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Trabalhou na Logos Engenharia por 6 anos para o projeto Carajás da Vale do Rio Doce. Foi responsável pela área do porto de Itaqui, em São Luís (MA). Foi Consultor técnico em Engenharia Civil no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello, da Petrobras durante 30 anos. Tem experiência na área de Captadores de Água de resfriamento, Risers e Dutos Rígidos Submarinos e Bóias de Sustentação de Risers, com ênfase em Estruturas Metálicas, Hidrodinâmica e Vibrações Induzidas por Vórtices, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, tensões máximas, deformações, vibrações por vórtices, captadores, risers rígidos e flexíveis em diversas configurações, dutos submarinos e boias de sustentação de risers. Foi professor na Universidade Santa Úrsula (RJ) no Departamento de Engenharia Civil e atualmente é professor nos cursos de Graduação em Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica e do Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia (MPGSE) da UCP. Foi professor de Engenharia de Petróleo durante 10 anos na UCP. Consultor da Subsea7 na área de Vibrações por Vórtices em risers no campo de Bacalhau na área do pré-sal, na Bacia de Santos.
Área de Atuação: Captadores de Água de resfriamento, Risers e Dutos Rígidos Submarinos e Boias de Sustentação de Risers, com ênfase em Estruturas Metálicas, Hidrodinâmica e Vibrações Induzidas por Vórtices
Linha de Pesquisa: Projeto, Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia
Grupo de Pesquisa: Laboratório de Ensaios Mecânicos para Amarras "Offshore Chains" (LEMOC) | Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9482021882787974


Prof. Dr. Robson Luiz Gaiofatto

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado em Concretos especiais para estruturas pela UNICAMP (2012). Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Petrópolis (1984). Professor titular da Universidade Católica de Petrópolis na graduação de engenharia civil e Pesquisador/Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia (MPGSE) da UCP. Professor convidado do IME. Projetista - ENCOPETRO Engenharia Estrutural Ltda, projetista - ESEEL Espírito Santo Engenharia Estrutural Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas - análise estática e dinâmica, incluindo fundações, concreto, recuperação e reforço estrutural, concreto de alto desempenho e fibras de carbono e contenção e estabilização de taludes. Atua continuamente no desenvolvimento de projetos estruturais e revisão de projetos, de forma especial na área das patologias de origem estrutural ou de fundações.
Área de Atuação: Projetos Estruturais de Pontes, Edifícios e Contenções
Linha de Pesquisa: Projeto, Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia
Grupo de Pesquisa: Estruturas | Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia | Laboratório de Ensaios Mecânicos para Amarras "Offshore Chains" (LEMOC)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4129480578778297