Buscar

|
Virtual Aluno
|
|
24 2244-4044
http://pos.ucp.br/images/UCP/IMAGENS/SLIDE/banner-mestrado-direito-site.png

A Estrutura Curricular do mestrado em Direito foi elaborada em torno de um único eixo temático, definido por sua área de concentração e subdividido em conformidade com as duas linhas de pesquisa do programa. Por essa razão, as disciplinas curriculares foram organizadas e divididas em três núcleos.

O primeiro, denominado Núcleo Comum, é formado por três disciplinas obrigatórias da área de concentração com a missão de preparar o aluno para a especificidade da pesquisa em Direito e do ensino na pós-graduação. Além das disciplinas obrigatórias do Núcleo Comum, a estrutura curricular abriga todas as demais disciplinas optativas do Programa em dois Núcleos Específicos.

O segundo, denominado Núcleo Específico da Linha 1, é constituído por disciplinas optativas, das quais o aluno deverá necessariamente cursar pelo menos quatro disciplinas, de acordo com seu orientador e seu plano de curso. Dentre essas quatro disciplinas, poderá escolher apenas uma de outra linha. Assim, caso opte por tal configuração, deverá cursar três disciplinas optativas da Linha 1 e apenas uma da Linha 2. O mesmo ocorre em relação à Linha 2, constituída por disciplinas optativas.

As disciplinas obrigatórias do Núcleo Comum, de cunho jurídico e metodológico, fornecem a unidade inicial ao Programa, preparando o aluno à pesquisa eficaz e aderente à área e a uma das linhas de pesquisa do Programa. Por sua vez, as disciplinas específicas, de caráter optativo, dos Núcleos Específicos das Linhas 1 e 2 foram elaboradas em função das linhas de pesquisa do Programa a fim de sustentarem com a devida base teórica a pesquisa e o plano de estudos de seus alunos.

Todas as disciplinas são semestrais e constam de três créditos, correspondentes a 45h/a, conforme Regimento Interno do Programa.


Cada aluno deverá cursar e ser aprovado:

  • Nas disciplinas obrigatórias do Núcleo Comum, que em conjunto somam doze créditos;
  • Nas disciplinas eletivas/optativas do Núcleo Específico, que juntas somam doze créditos.
 
Assim, a integralização curricular do curso do mestrado em Direito supõe a aprovação em disciplinas que totalizam vinte e quatro créditos, ou seja, trezentas e sessenta horas/aula. O prazo para a conclusão do curso será de vinte e quatro meses, conforme disciplina o Regimento Interno, no qual poderão ser consultadas outras informações relevantes sobre a proposta.

Receba informações
sobre o Mestrado em Direito