Buscar

|
Virtual Aluno
|
|
24 2244-4044
http://pos.ucp.br/images/UCP/IMAGENS/SLIDE/banner-lato-relaes-economicas-internacionais.png
O objetivo deste curso é formar profissionais capazes de perceber antecipadamente as mudanças, crises e oportunidades existentes no sistema internacional, liderando ações transformadoras em suas áreas de atuação. Conferir instrumentos teóricos e analíticos das áreas de Economia, Relações Internacionais e Direito, necessários para a compreensão do mundo global atual. Explorar os conteúdos exigidos para o exercício profissional das seguintes áreas: diplomacia empresarial e política; cenários econômicos; direito internacional; análise de relações internacionais; jornalismo internacional; ensino. Inserir os alunos no universo da pesquisa acadêmica lato sensu (especialização) e ao mesmo tempo prepará-los para a pesquisa stricto sensu (mestrado e doutorado).

O curso é destinado a Bacharéis em Economia, Relações Internacionais, Direito, História, Ciências Sociais, Geografia, Comunicação Social – Jornalismo e demais portadores de diploma superior com interesse na área.

Modalidade: Presencial


Local: Campus Dom Veloso

(Rua Benjamin Constant, 213 - Centro - Petrópolis)

Carga Horária: 360h

Aulas quinzenais aos sábados, de 09h às 18h

Início Previsto: Abril/2020

INVESTIMENTO


Mensalidades para ex-aluno UCP
18x  R$ 395,00*

Mensalidades para público externo
18x  R$ 435,00*

*Valor referente ao ingresso em 2020.
O valor pode sofrer alteração a cada nova turma.

O cu​r​s​​o​​ ​​somente terá início se uma quantidade mínima de inscritos for atingida. Caso contrário, terá seu inicio adiado, sendo o candidato notificado.

Coordenação de Relações Econômicas Internacionais

Doutora em Economia (UFF) na área de Desenvolvimento Produtivo e Mudança Estrutural, com ênfase em Desigualdade da Distribuição de Renda e Welfare State. Mestre em Economia (UEM). Economista (UCP). Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas. Coordenadora dos seguintes cursos de Pós-graduação da UCP: Relações Econômicas Internacionais; Gestão de Políticas Públicas e Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Pobreza, Desigualdade, Justiça Distributiva e Desenvolvimento (NEPO) com as seguintes linhas de pesquisa: Desigualdade e Exclusão Social no Brasil: um estudo da dinâmica da pobreza; Educação; Produtividade; Justiça Distributiva e Estado Democrático; Cidadania e Desigualdade Social; e Renda Básica de Cidadania. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Programas de Bem-Estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Distribuição de Renda e Riqueza; Produtividade do Trabalho; Pobreza; Educação; Economia do Setor Público; Desigualdade de Oportunidades; Programas Sociais Nacionais e Internacionais; Psicologia Econômica; Economia Evolucionária; e Modelos de Desenvolvimento em Perspectiva Comparada.

testimonial 2 Profª. Drª. Vanessa Cristina dos Santos
Coordenação Geral

Mestrado em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UERJ (2015). Graduação em Relações Internacionais pelo Grupo Ibmec-RJ (2010). Atualmente é Coordenadora da graduação de Relações Internacionais da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e professora na Pós-Graduação em Relações Econômicas Internacionais e na Graduação em Relações Internacionais. Atua no Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais da UCP nas seguintes linhas: Conflitos e Emancipação, ambos dentro da área de Segurança Internacional.

testimonial 2 Profª. Ma. Luiza Bizzo Affonso
Coordenação Adjunta

PROGRAMA DO CURSO

Módulo I - Teorias e Práticas das Relações Internacionais

  1. Relações Internacionais Contemporâneas
  2. Teoria das Relações Internacionais
  3. História do Mundo Contemporâneo
  4. Marcos Teóricos e Analíticos das Relações Econômicas Internacionais 

Módulo II - Economia

  1. Fundamentos da Economia
  2. Métodos Quantitativos
  3. Economia Política
  4. Economia Política Internacional
  5. Cenários Econômicos e Políticos
 

Módulo III - Política Externa e Segurança

  1. Política Externa Brasileira
    Análise de Política Externa
  2. Geografia, Fronteira e Poder
  3. Agenda de Segurança Internacional
 

Módulo IV - Economia Internacional

  1. Economia Internacional
  2. Sistema Financeiro Internacional
  3. Experiências de Desenvolvimento Econômico Comparada

 

Módulo V - Direito

  1. Direito Internacional
  2. Direito Econômico Internacional
  3. Negociação, Mediação e Arbitragem Internacional
 

Módulo VI - Política Internacional

  1. Organizações, Regimes e Governança Internacional
  2. Integração Regional
  3. Meio ambiente, Mídia e Relações Econômicas Internacionais
 

Módulo VII - Metodologia

  1. Metodologia de Pesquisa