Buscar

|
Virtual Aluno
|
|
24 2244-4044
Foram apresentados trabalhos de estudantes da graduação e também do mestrado
Alunos da graduação e do mestrado em Psicologia da UCP participaram, entre os dias 3 e 5 de julho, da 13ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia. O evento anual realizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro aconteceu na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro.

Na parte da graduação, foram apresentados resultados de três pesquisas desenvolvidas na Instituição, além de trabalhos desenvolvidos por estudantes no Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Educativos, estes sob supervisão do professor Julio Cesar Cruz Collares-da-Rocha.

A estudante Julia Bomfim Felippe dos Santos, bolsista do CNPq, apresentou resultados da pesquisa orientada pelo professor Luis Antonio Monteiro Campos, Afrodescendentes na Universidade: estereótipos e preconceito de universitários com relação aos afrodescendentes. São coautores do trabalho as estudantes Nathalia Melo de Carvalho e Amanda Lima Cunha.

“Desenvolver trabalhos e poder compartilhar seus desenvolvimentos e resultados é extremamente gratificante, discutir acerca e refletir acerca do que pode ser feito posteriormente faz com que o meio acadêmico de pesquisa pareça ainda mais tentador e interessante”, comenta Julia Bomfim, que cursa o 9° período.

UCP na 13ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia

A estudante Marilene de Oliveira, também bolsista CNPq, apresentou resultados de pesquisa desenvolvida no grupo Psicologia e Mídia, Pornografia de Vingança: violência de gênero nas mídias, sob a orientação da professora Cristiane Moreira e coautoria dos estudantes Isabela da Cruz Gomes, bolsista FCRM; Pâmela Mendonça Teixeira de Brito e Edson Fernando Sabadin da Silva.

“Apresentar uma pesquisa, seus resultados ou um relato de estágios vai além da visibilidade e troca de informações sobre determinado tema e trabalho. É a oportunidade de construir coletivamente conhecimentos, é campo fértil e propício para o florescer de novas perspectivas de mundo, atuação e de transformação”, pontua Marilene Oliveira, que está no 9° período.

Já o estudante Heverton de Souza Muniz apresentou resultados de pesquisa desenvolvida no grupo Psicologia Jurídica, Cognição Social e Mediação de Conflitos, coordenado pela professora Cristiane Moreira, Crenças sobre Conjugalidade: pesquisa empírica no judiciário petropolitano. O trabalho tem coautoria da estudante Mayara da Rocha Lima e das mestrandas Silvia Maria Zalona Viera e Angélica Schader Dimitriou.

“Participar da Mostra foi uma experiência muito enriquecedora, pois me possibilitou ter contato a outras práticas e vivências em Psicologia. Apresentar o conteúdo da pesquisa do grupo me deu a oportunidade de perceber toda a relevância dessa pesquisa. E no que diz respeito a debates e construção de conhecimento, foi possível perceber a importância da pesquisa apresentada, demonstrando que a UCP acompanha a trajetória da produção científica. Além disso, ter contato com outros estudos e pesquisas que vem sido produzidas na área me motivam prosseguir na trajetória acadêmica”, disse Heverton, que está no 9° período.

Trabalhos do Estágio Supervisionado

Foram apresentados quatro trabalhos de alunos. As estudantes Mirelli Aparecida Neves Zimbrão e Luiza Mendes Daemon de Souza Pinto apresentaram o trabalho Valores, habilidades sociais e psicomotricidade: uma intervenção psicossocial na educação infantil. Já os estudantes Gabriel Macedo de Oliveira e Nathália Marques Vitral apresentaram Valores com contos de fadas e desenvolvimento psicomotor na educação infantil.

UCP na 13ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia

O estudante Daniel Maiworm Abreu Silva apresentou o trabalho Vida aos adolescentes: intervenção psicossocial com alunos numa escola pública de Petrópolis, que tem coautoria de Eliana de Fátima Gastaldo de Lima. O trabalho desenvolvido pelas alunas Julia Bomfim Felippe dos Santos e Tarcila Mara Lucas, intitulado Trabalhando valores, empatia e respeito com adolescentes institucionalizados em vulnerabilidade social, foi apresentado pelo professor Julio Cesar da Rocha.

“Foi o primeiro trabalho que apresentei fora da UCP e eu não sabia como que seria, por não gostar muito de apresentar. Mas, quando apresentei vi o meu potencial e superei minhas expectativas! Conscientizei sobre a importância da divulgação dos trabalhos elaborados dentro da universidade. Fui com a missão de representar a UCP e foi só sucesso”, comemora o estudante do 7º período, Daniel Maiworm.

Participação do mestrado
Durante a mostra, foi promovida a mesa de debate Ética na palavra escrita: a produção de documentos em diferentes campos da Psicologia, que teve a participação da mestranda Angélica Dimitriou. Ela apresentou a pesquisa desenvolvida no mestrado que analisa a produção de documentos psicológicos para o judiciário, com orientação da professora Cristiane Moreira.

“Ser convidada a participar desta mesa e estar rodeada de pessoas que pesquisam na área da produção de documentos, com a avaliação psicológica, área em que me interesso e me insiro foi inspirador. Pude observar e dizer o quanto minha pesquisa no mestrado se torna cada vez mais importante dentro do saber que foi discutido, a produção de documentos no judiciário. Perceber novos olhares e entender que resoluções como a 06/2019 nascem nesses espaços de discussão sobre a prática da psicologia é poder fazer parte dessa história”, destaca Angélica Dimitriou.