Buscar

|
Virtual Aluno
|
|
24 2244-4044
Alunos de Psicologia, mestrandos e estudantes de graduação em iniciação científica, participaram na quarta-feira (30.10) da Oficina de análise de dados quantitativo: JASP (Software Estatístico para Ciências Sociais), que foi ministrada pelo professor do Departamento de Psicometria do Instituto de Psicologia da UFRJ, Pedro Paulo Pires dos Santos. A aula aconteceu no Laboratório de Psicologia Cognitiva, no Campus Dom Veloso.

O JASP é um programa gráfico gratuito e de código aberto para análise estatística, projetado para ser fácil de usar e familiar aos usuários do software SPSS, recurso interessante para pesquisas em ciências sociais.



“Esse curso trouxe uma temática pouco recorrente dentro da Psicologia, mas necessária. Além de obtermos conhecimentos teóricos sobre o programa, pudemos observar na prática como utilizá-lo, permitindo maior retenção do conteúdo. Ter participado desde curso estando na graduação foi de extrema importância para minha vida acadêmica, permitindo adquirir um conhecimento que auxiliará em futuras pesquisas e até mesmo na escrita da monografia, disse Luis Felipe Rodrigues, que cursa o 6° período.

Concorda com ele Mayara Pinheiro, que é mestranda em Psicologia na UCP.

“O curso de software para pesquisas em Ciências Sociais foi de grande contribuição para que pudéssemos obter maiores conhecimentos práticos a respeito do conteúdo que temos aprendido nas aulas de Mestrado. Acho importante o movimento de trazer especialistas na temática, pois através disso, nós, enquanto alunos, temos a oportunidade de conhecer novos olhares e modos de atuação, agregando aos nossos conhecimentos”, complementa.