Buscar

|
Virtual Aluno
|
|
24 2244-4044
A UCP esteve presente na Jornada comemorativa dos 20 anos do Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ, que aconteceu nesta terça-feira (10.12) na UERJ. Os professores da UCP, Klever Paulo Leal Filpo e Marcelo Pereira de Almeida, ambos do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), e Luís Antônio Monteiro Campos, do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI), prestigiaram o evento, acompanhados dos seus bolsistas Jovens Talentos da FAPERJ.

A UCP é uma das 53 instituições de pesquisa parceiras do programa Jovens Talentos, um projeto de pré-iniciação científica das Fundações FAPERJ e CECIERJ que contempla cerca de 870 bolsistas, estudantes do Ensino Médio, em 50 cidades do estado do Rio de Janeiro. Há anos, a Universidade recebe esses jovens pesquisadores interessados nas mais diferentes áreas do conhecimento. Eles são orientados por professores doutores da Instituição, recebendo da FAPERJ uma ajuda de custo.



Um dos grupos que recebe Jovens Talentos com regularidade é o Grupo de Pesquisa Empírica em Administração de Conflitos (GIPAC), liderado pelo Professor Klever. Segundo ele, a participação desses jovens contribui para arejar as reflexões do grupo, que já conta com participantes de outros níveis de treinamento acadêmico (graduandos, mestres, mestrandos e doutores).

“Inclusive, no nosso caso, há uma curiosidade: em 2016, a partir de ideias trazidas por Jovens Talentos, elaboramos um projeto de pesquisa que acabou sendo contemplado na Chamada Universal do CNPq/2016, que envolve estudo de casos de judicialização de conflitos escolares. Isso demonstra que esse programa se desenvolve em uma via de mão dupla, com benefícios para os estudantes e para a instituição", explica o professor.

“É muito bom participar do programa, porque a gente aprende coisas novas, conhece pessoas novas e também temos experiências novas. Gostei desde que entrei”, contou a bolsista Tifany Andrade, aluna do Colégio Estadual Princesa Isabel, que é orientada do Prof. Klever, do PPGD, junto com os estudantes do CENIP, Lucas Coelho e Vinícius Ribeiro. Também participaram desta Jornada os bolsistas Kathleen Andrade, do Princesa Isabel, orientanda do Prof. Marcelo, também do PPGD; e as orientandas do Prof. Luis Antonio, do PPGPSI, Isabella Vitória e Aline Ouriques (bolsistas JT) e Julia dos Santos (bolsista PIBIC/CNPq).

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UCP, Sérgio Salles, pontua que a UCP continuará participando do programa, por acreditar que se trata de um investimento muito importante. Ele explica que a participação da Universidade na formação desses jovens pesquisadores e, nesse caso especial, na Jornada de Jovens Talentos, contribui para demonstrar o impacto social das iniciativas que a instituição vem promovendo, em diferentes frentes, sobretudo no campo da pesquisa e da inovação. Lembrou, também, que temos ex-bolsistas jovens talentos que hoje são alunos dos mais variados cursos de graduação na UCP, como a aluna Julia Toneli, do curso de Direito, bolsista PIBIC do CNPq.