Pular para o conteúdo principal

Universidade Católica de Petrópolis

DOUTORADO EM

EDUCAÇÃO

Forme-se como pesquisador de excelência e contribua para a produção de conhecimento na área da Educação.

INSCRIÇÕES ATÉ

31 de julho

de 2026

Presencial
em Petrópolis

10 vagas

Taxa de Inscrição
Gratuita

Início das aulas
17 de agosto de 2026

Programa recomentado
pela CAPES

POR QUE FAZER SEU DOUTORADO NA UCP?

Formação acadêmica de excelência

Desenvolva pesquisas avançadas na área da Educação com acompanhamento de docentes pesquisadores.

Produção científica

Amplie sua participação em eventos científicos, publicações acadêmicas e projetos de pesquisa de impacto social.

Formação para docência e pesquisa

Prepare-se para atuar em programas de graduação, pós-graduação e centros de pesquisa.

Integração entre teoria e prática

Investigue desafios contemporâneos da educação e desenvolva soluções fundamentadas cientificamente.

LINHAS DE PESQUISA

Instituições Educacionais, Políticas Públicas e Práticas Educativas

Esta linha tem como objetivo analisar a relação entre as políticas públicas e as práticas educativas, tanto no que se refere aos atores nelas envolvidos quanto às instituições nas quais eles atuam, tendo como foco os processos sociais, instituídos e instituintes, e a cultura dessas instituições.

Processos Educativos, Cultura e Tecnologias

Esta linha de pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre a educação formal e não-formal, e a cultura, enfocando questões relativas aos processos educativos e à mediação cultural: aos usos sociais das novas tecnologias e à constituição de processos sociais que relacionam diferença e desigualdade.

ESTE PROGRAMA É
IDEAL PARA VOCÊ QUE:

COMO FUNCIONA A SELEÇÃO

1

PROVA ESCRITA DISSERTATIVA

04 de agosto de 2026

Questões baseadas na bibliografia indicada no edital (Anexo VIII).

2

ENTREVISTA E DEFESA DO
PRÉ-PROJETO

06 de agosto de 2026

Avaliação do pré-projeto, experiência acadêmica e aderência às linhas de pesquisa.

3

RESULTADO
FINAL

07 de agosto de 2026

Divulgação do resultado final do processo seletivo.

4

INÍCIO
DAS AULAS

17 de agosto de 2026

Início do semestre e das atividades acadêmicas do programa.

CRONOGRAMA COMPLETO

INSCRIÇÕES E envio de documentação

até 31/07

PROVA ESCRITA

04/08

RESULTADO PARCIAL

05/08

ENTREVISTAS

06/08

RESULTADO FINAL

07/08

MATRÍCULA

12 e 13/08

INÍCIO DAS AULAS

17/08

*Cronograma sujeito a alterações. Acompanhe atualizações nesta página.

O QUE VOCÊ PRECISA PARA SE INSCREVER

Documento de Identidade

CPF

Histórico Escolar

Graduação e Mestrado

Diploma ou Declaração de Conclusão

Graduação e Mestrado

Currículo Lattes

Pré-Projeto de Pesquisa de Tese

(Anexo VI do Edital)

Termo de Compromisso

Anexo VII

Foto Recente

Atenção:

Temporariamente, os documentos acima deverão ser encaminhados por e-mail para o endereço ppg.educacao@ucp.br 

COMO ELABORAR SEU PRÉ-PROJETO DE TESE

Seu pré-projeto deve conter:

Introdução

O candidato deverá apresentar o tema, o problema, os objetivos, a justificativa, a articulação com a linha
de pesquisa do programa e a relevância do tema de pesquisa para a área da educação.

Distribuído pelos quatro anos do Doutorado em Educação.

Distribuído pelos quatro anos do Doutorado em Educação.

  • A formatação do documento deve observar as regras da ABNT.

Extensão sugerida:
8 a 12 páginas

Excluindo-se capa e contracapa.

BOLSAS E APOIO FINANCEIRO

Após a matrícula, os estudantes poderão concorrer a bolsas de estudo eventualmente disponibilizadas pela CAPES ou por outras instituições de fomento.

DÚVIDAS FREQUENTES

Sim. O edital estabelece explicitamente que o curso oferecido é presencial. Contudo, a UCP poderá, excepcionalmente, adotar outras medidas, como aulas remotas.

O processo seletivo é dividido em três fases avaliativas:

  • Primeira Etapa (Prova Escrita): É uma prova dissertativa, sem consulta, baseada na bibliografia recomendada no edital. Tem caráter eliminatório e exige nota mínima 7,0 para aprovação. Ocorre no dia 04/08/2026.

  • Segunda Etapa (Entrevista e Pré-projeto): Realizada de forma remota no dia 06/08/2026. Consiste na análise, avaliação e defesa oral do pré-projeto de pesquisa, além da avaliação do currículo. Também possui caráter eliminatório.

  • Terceira Etapa (Língua Estrangeira): São duas provas, aplicadas após o ingresso: inglês (obrigatório para todos) e um segundo idioma à escolha — espanhol ou francês. Não são eliminatórias, mas devem ser aprovadas antes da defesa de tese. Quem defendeu mestrado há menos de 5 anos fica dispensado da língua já usada naquele processo seletivo.

Sim. No ato da inscrição, o candidato deve obrigatoriamente fazer o envio (upload) do Pré-projeto de pesquisa, seguindo a estrutura geral descrita no Anexo VI do edital. O pré-projeto aprovado no processo seletivo não vincula definitivamente o doutorando. Tema, metodologia e orientação podem ser revistos ao longo do curso.

Sim. O doutorado exige diploma de mestrado em Ciências Humanas ou áreas afins. Graduandos no último período podem se inscrever, mas precisam comprovar a conclusão da graduação — não do mestrado — no ato da matrícula.

Sim. 10% das vagas são destinadas preferencialmente a candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência. A documentação específica (autodeclaração ou laudo médico – Anexo III, IV e V ) deve ser enviada no ato da inscrição.

Sim. O edital prevê que, após a efetivação da matrícula, os candidatos aprovados no programa poderão concorrer a bolsas de estudo que venham a ser concedidas pela CAPES ou por outros agentes públicos ou privados de fomento. Como a UCP é uma instituição particular, as bolsas servem justamente para o custeio dessas mensalidades.

Pronto para avançar na sua trajetória?

Faça parte da próxima turma turma do Doutorado em Educação da UCP.

Inscrições abertas até 31 de julho de 2026.

Ainda tem dúvidas? Fale conosco.

Horário de Atendimento

Segunda a sexta, das 09h às 19h

Contato

24 2244-4045 ou ppg.educacao@ucp.br