Universidade Católica de Petrópolis

Doutorado em Educação

Produções

BORTOLOTTI, Sandra Cristina Motta. Narrar o vivido, narrar o narrado: experiências e Memórias de Orientadores Escolares na Educação Infantil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2024. 183p

MORGAN, Karine; MOCARZEL, Marcelo. Os bancos nos bancos da escola: o setor bancário na educação pública brasileira. Educação & Sociedade, v. 45, p. 1-23, 2024. https://doi.org/10.1590/ES.278750

FERREIRA, Anna Lydia; MOCARZEL, Marcelo. Gestores escolares na pandemia: abordagens sobre clima e liderança no contexto educacional. Revista Unifeso – Humanas e Sociais, v. 10, p. 42-60, 2024. Disponível em: https://revista.unifeso.edu.br/index.php/revistaunifesohumanasesociais/article/view/4062

COELHO, Gisele; MOCARZEL, Marcelo. Mais Infância: análise de uma política para Educação Infantil no município de Niterói-RJ. Teias (Rio de Janeiro), v. 24, p. 197-211, 2023. https://doi.org/10.12957/teias.2023.68467

CARIUS, Ana Carolina; VIEIRA, Maxwel Pinto. Influencers and Influence: the dissemination of information in times of fake news and post-truth. Observatório de la Economía Latinoamericana, v. 22, n. 2, p. e3304, 2024. https://doi.org/10.55905/oelv22n2-140

FREITAS NETO, Michelle Maria; CARIUS, Ana Carolina. The school in the virtual era: alerts and potentialities: A escola na era virtual: alertas e potencialidades. Concilium, v. 23, n. 7, p. 68–82, 2023. https://doi.org/10.53660/CLM-1112-23D30

CARIUS, Ana Carolina.; SCARTONI, Fabiana Rodrigues. O processo de ensino em tempos de Covid-19: entre o possível e o idealizado. RBPAE, v. 39, n. 1, 2023. https://doi.org/10.21573/vol39n12023.129631

CARREIRO, Záira Caroline Dutra.; ALVES, Anderson. Homo vitiis et virtutibus: uma análise comparativa da recepção da biografia de Cícero por Plutarco e Leonardo Bruni. Tabuleiro de Letras, v. 17, n. 2, p. 203–214, 2023. https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18038

ALVES, Anderson; MORAES, Renato José de. Educação, formação na virtude e na liberdade: a proposta da tradição aristotélica. Revista Portuguesa de Filosofia, v. 76, n. 1, p. 365–84, 2020. https://doi.org/10.17990/RPF/2020_76

COUTINHO, Ana Paula; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. O ciclo de vida profissional: um estudo com professores da ETEJLN – FAETEC. RBPAE, v. 39, p. 1-16, 2023. https://doi.org/10.21573/vol39n12023.128248

CIPRIANI, Flavia Marcele; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Educação, tecnologias digitais e implicações da COVID-19 no sistema educacional brasileiro. Educação, Sociedade & Culturas, v. 59, p. 139-160, 2021. https://doi.org/10.24840/esc.vi59.340

CIPRIANI, Flavia Marcele; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; Carius, Ana Carolina. Atuação Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia. Educação & Realidade v. 46, p. 1-24, 2021. https://doi.org/10.1590/2175-6236105199

CORRÊA, Cintia Chung Marques; MENDONÇA, Monica Cruz Vieira; PEDRO, Vivian Ventura Tomé. Roda de leitura virtual: desafios e possibilidades para o letramento literário em tempos de pandemia. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, p. 162–180, 2023. https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66859

CORRÊA, Cintia Chung Marques, DORO, Fernanda Gonçalves. Origem e trajetória do Plano Nacional do Livro e do Material Didático e a relação com o desenvolvimento de formação de leitores. Biblioteca Escolar em Revista,  v. 9, n. 1, p. e-208554, 2023. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2023.208554

SANTOS, Marta Castro dos; BREDER , Debora. Wahuiru Pakup: novo sol na escola indígena Sateré-Mawé. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023020, 2023. https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4170

RODRIGUES, Gerusa Faria; BREDER, Debora. “Raça” e racismo estrutural: (re)pensando a formação de professores na educação básica. RBPAE, v. 39, n. 1, 2023. https://doi.org/10.21573/vol39n12023.129304

BREDER, Debora.; WEBER, Girlaine Vieira. No recreio: notas etnográficas sobre o adestramento do corpo e os construtos de gênero. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 59, n. 59, 2021. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID23046

BONEL, Claudio; MENEGAT, Jardelino. Avaliação processual: um relato de experiência na pós-graduação lato sensu. Revista Contemporânea de Educação, v. 18, n. 41, 2023. https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54619

RAMOS, Roberto Carlos.; SARMENTO, Dirleia Fanfa; MENEGAT, Jardelino. Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes . Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, p. e08170, 2021. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8170

BADE, Luiz Henrique Bechtlufft; RICON, Leandro Couto Carreira. Epistemologia e estética: Apontamentos sobre historiografia e formas de representação. MOSAICO REVISTA MULTIDISCIPLINAR DE HUMANIDADES, v. 14, p. 162-173, 2023. https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3781

RABINOVICH, Elaine Pedreira; FORNASIER, Rafael Cerqueira.; VAZ DE CAMPOS MOREIRA, Lúcia. Religiosidade em adolescentes baianos: aspectos agradáveis e desagradáveis. Revista Pistis & Praxis, v. 13, n. 3, 2021. https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.003.AO04

SOUZA, Sâmara; MOCARZEL, Marcelo. Avaliação de políticas educacionais para o Ensino remoto emergencial e o pós-pandemia: um estudo a partir dos marcos legais da rede estadual de Roraima. Ensaio, v. 31, p. 1-29, 2023. https://doi.org/10.1590/S0104-40362023003104072

PEREIRA, Cláudia; MOCARZEL, Marcelo. Novos-espaços e lugares de subjetividades. Civitas (Porto Alegre), v. 22, p. e42022, 2023. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42022

SILVA, Arthur; MOCARZEL, Marcelo. Um estado da arte sobre o ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica: tensionamentos e proposituras nos Institutos Federais. Jornal de Políticas Educacionais, v. 17, p. 1-22, 2023. http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91863