Universidade Católica de Petrópolis

Doutorado em Educação

Produções

ALVES, Anderson Machado Rodrigues. Ateísmo e relativismo: é possível conciliar?. 1. ed. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio” (Ramon Llull), 2017. v. 1. 107p.

ALVES, Anderson Machado Rodrigues; MORAES, R. J de. Education, Formation in Virtue and Freedom: The Proposal of the Aristotelian Tradition. REVISTA PORTUGUESA DE FILOSOFIA, v. 76, p. 365-384, 2020.

BASTOS, Rafael; MARINHO, V. Escolas do Rio de Janeiro ocupadas: faces de uma pedagogia militante. E-MOSAICOS, v. 6, p. 3-21, 2017.

BASTOS, Rafael; COSTA, V. M. . Escolas do Rio de Janeiro ocupadas: Novos Movimentos Sociais e a Vontade Coletiva Estudantil. REVISTA DESENVOLVIMENTO & CIVILIZAÇÃO, v. 1, p. 116-151, 2020.

BASTOS, Rafael. Universidade nova: uma análise a partir da qualificação profissional dos estudantes. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. 367p.
BREDER, Debora; FIGUEIREDO, Maria Paula E. De sonhos e insurreições: fragmentos de um discurso (esperançoso) sobre a ocupação de uma escola pública em Petrópolis/RJ. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 23, p. 505-525, 2019.

BREDER, Debora; VALLE, Letícia Hermont Loures; FIGUEIREDO, Maria Paula Eppinghaus. Nunca nos sonharam: políticas e poéticas da resistência. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 16, p. 473, 2020.

CARIUS, Ana Carolina. Topologia do ciberespaço: redes sociais, aprendizagem colaborativa e matemática para além da sala de aula. ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE, v. 7, p. 1-24, 2020.

CARIUS, Ana Carolina. Onde está o meu aluno? Reflexões sobre tecnologias e a educação superior no brasil. In: Dra. Karina de Araújo Dias. (Org.). Inquietações e Proposituras na Formação Docente 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 3, p. 154-162.

CARIUS, Ana Carolina. Network Education and Blended Learning: Cyber University concept and Higher Education post COVID-19 Pandemic. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. 1-16, 2020.

CARIUS, Ana Carolina; ROSA, Thiago Leite Cabrera Pereira. Cibercultura e novas metodologias: as potencialidades de aprendizagem colaborativa através das mídias sociais entre jovens do ensino médio. In: Elzanir dos Santos; Vinicius Varella Ferreira. (Org.). Formação e prática docente: estudos e proposições. 1ed.João Pessoa: Editora do CCTA, 2020, v. 1, p. 188-201.

CIPRIANI, Flávia Marcelle; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CORREA, Cíntia Chung Marques. Políticas, Currículo e Práticas Docentes: Os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolar. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO), v. 21, p. 452-465, 2020.

CORREA, Cíntia Chung Marques; BERSAN, Natany. Os projetos de trabalho como formação continuada de professores. EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, v. 1, p. 1-13, 2020.

CORRÊA, Cintia Chung Marques. Supervisão e Orientação Pedagógica. 1. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2019. v. 1. 120p.

CORRÊA, Cintia Chung Marques. Trabalho docente e reformulação curricular: transformações, disputas e poder. 1. ed. Paraná: CRV, 2018. v. 1. 233p.

DE OLIVEIRA, Rafael Bastos Costa; LOUZADA, Virgínia Cecília da Rocha; DOS SANTOS, Paulo David de Jesus Tostes. Gestão democrática da educação, participação política e eleição de diretores: uma análise a partir da experiência das ocupações de escolas no Rio de Janeiro. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, v. 36, p. 272-292, 2020.

ECKHARDT, Fabiana; SOUZA, Wederson Paulo. Educação Popular: Em defesa do exercício da autonomia no processo de alfabetização. PODER & CULTURA, v. 6, p. 78-91, 2019.

ECKHARDT, Fabiana. As classes populares no curso de Pedagogia descobrindo-se periferia. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, p. 149-162, 2018.

ECKHARDT, Fabiana; ESTEBAN, M.T. . Subalternidade e Libertação: questões e perspectivas para a formação docente. In: José Tavares; Maria Isabel da Cunha; Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato. (Org.). Docência no Ensino Superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed.Itapetininga: Edições Hipóteses, 2019, v. , p. 289-308.

ECKHARDT, Fabiana. O outro sou eu também: a formação de professores das classes populares 2020 em diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. 163p.

FERNANDES, Adriana Hoffmann; GARCIA, Pedro Benjamin. O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 19, p. 384, 2017.

GARCIA, Pedro Benjamin; SOPHIA, G. S. B. Pelo país das maravilhas & pelo bosque do espelho: diálogos entre Alice e Paulo Freire. REVISTA UNIFREIRE, v. 7, p. 09-171, 2019.

GARCIA, Pedro Benjamin. Tecendo Narrativas em Rodas de Leitura & outros textos. 1. ed. Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2020. v. 1. 200p.

MARCO, R. A. ; MENEGAT, Jardelino ; SARMENTO, D. F. . Gestão universitária da qualidade do Ensino Superior e a responsabilidade social: reflexões a partir do SINAES. In: Jackson Nunes Bentes; Wendel Freire; Jardelino Menegat; Mary Rangel. (Org.). Gestão no Ensino Superior: Governança Internacional. 1ed.Rio de Janeiro: Wak Editora, 2017, v. 1, p. 61-74.

MELLO, Marcela Tavares de ; GARCIA, Pedro. Gêneros Textuais: Teoria e Prática. REVISTA PHILOLOGUS, v. 58, p. 438-449, 2017.

MENEGAT, Jardelino; LINDEMANN, J. C. ; SENIW, R. M. . El derecho al aprendizaje: perspectivas teóricas y sus derivaciones para fines educativos para la praxis en la educación básica. DIDÁCTICAS ESPECÍFICAS, v. 16, p. 61-79, 2017.

MENEGAT, Jardelino; SARMENTO, D. F. ; RANGEL, M. . (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 44, p. 1-19, 2018.

MENEGAT, Jardelino; RAMOS, R.C. ; GRAFF, A.E. . O direito à educação no contexto dos direitos humanos: um olhar sobre os marcos regulatórios difundidos pela Unesco. In: Dirléia Fanfa Sarmento; Jardelino Menegat; Antônio Carlos Wolkmer. (Org.). O direito à educação no contexto dos direitos humanos: um olhar sobre os marcos regulatórios difundidos pela Unesco. 1ed.Porto Alegre: Editora Cirkula, 2018, v. 1, p. 79-96.

MOCARZEL, Marcelo; Najjar, Jorge . Qualidade na/da educação como um marco referencial das políticas e práticas educacionais: um enfoque multidemensional. REVISTA EM ABERTO – INEP, v. 33, p. 27-46, 2020.

MOCARZEL, Marcelo. A financeirização da educação privada nas páginas de revista: discursos publicitários sobre a universidade brasileira. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 40, p. 1-19, 2019.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Formação de professores e currículo: questões em debate. ENSAIO. AVALIAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO, v. 1, p. 1, 2020.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, Diálogo e Práticas Pedagógicas. EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA, v. 17, p. 1, 2020.

NAJJAR, Jorge ; MOCARZEL, Marcelo; MORGAN, Karine. Os Planos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro: um mapeamento de metas, estratégias e desafios. ENSAIO. AVALIAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO, v. 28, p. 1-21, 2020.

NAJJAR, Jorge ; MOCARZEL, Marcelo. Quando o todo é maior que a soma das partes: contributos ao debate sobre qualidade na/da educação. Jorge Najjar (in memoriam) Marcelo Mocarzel. REVISTA EM ABERTO – INEP, v. 33, p. 19-23, 2020.

OLIVEIRA, D. R. (Org.) ; BREDER, Debora (Org.) ; FILPO, K. P. L. (Org.) . Relações étnico-raciais e outros marcadores sociais da diferença: diálogos interdisciplinares. 1ª. ed. Curitiba: Appris, 2020. v. V. 1. 213 p.p.

RODRIGUES, P. H. E.; CARIUS, Ana Carolina. The Implementation of Emergency Remote Education in Brazilian Educational Systems. AMERICAN SCIENTIFIC RESEARCH JOURNAL FOR ENGINEERING, TECHNOLOGY, AND SCIENCES, v. 74, p. 181-194, 2020.

ROSA, Thiago Leite Cabrera Pereira; PEREIRA, Diogo F. ; SILVA, Cristiane M. . Diálogos possíveis entre cognição, TICs e a inteligência artificial: um saber necessário na educação contemporânea. In: Margareth Anselmo; Israel Cardoso; Vanessa Serafim; Thiago Cabrera. (Org.). Diálogo sobre Educação Atual. 1ed.Chapecó: Editora Livrologia, 2019, v. 1, p. 143-155.

ROSA, Thiago Leite Cabrera Pereira. Exploring worlds, discovering meaning: a philosophical reflection on the cinema of everyday life and education. In: Carlos Frederico Calvet da Silveira; Alin Tat. (Org.). Roses & Reasons: Philosophical Essays. 1ed.Bucuresti (Romênia): Eikon, 2020, v. 1, p. 9-30.

SILVEIRA, Carlos Frederico G. C. da ; Rosa, Thiago Leite Cabrera Pereira. A Educação Pluralista em Direitos Humanos em Jacques Maritain. CONHECIMENTO & DIVERSIDADE, v. 10, p. 79-87, 2018.

VARGAS, Cláudio Pellini ; CUNHA JÚNIOR, Carlos Fernando Ferreira da; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Os conteúdos básicos comuns da educação física escolar mineira: uma análise dos seus contextos de influência. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 24, p. 01/e240056-25, 2019.

WEBER, G. ; BREDER, Debora. Exercitando o olhar, apurando o ouvir: notas etnográficas sobre relações de gênero em uma escola pública de Petrópolis (RJ). ACENO – REVISTA DE ANTROPOLOGIA DO CENTRO-OESTE, v. 7, p. 177-198, 2020.

Rolar para o topo