Universidade Católica de Petrópolis

Pós-graduação lato sensu

Engenharia
de Produção

Atendimento:

24 2244-4094
pos@ucp.br

LEan Manufacturing

Modalidade

Semi
Presencial

Carga Horária

360h

Aulas

Sábados quinzenais, de 08h30 às 17h30*

Local

Campus Dom Veloso (Rua Benjamin Constant, 213 - Centro - Petrópolis)

Início Previsto

Setembro/2021

O curso de Pós graduação em Engenharia de Produção – Lean Manufacturing, é a pós-graduação lato sensu mais avançada na simplificação dos fluxos de gestão empresarial adotados pelas organizações de alta performance em nível global. Inovadora e totalmente voltada ao Lean Thinking, as aulas são ministradas por profissionais que praticam intensamente esta metodologia em suas organizações, isto é, os professores são profissionais que atuam no mercado, absolutamente engajados na transformação do comportamento dos profissionais pois afirma que toda iniciativa lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente.

Para sustentar o esforço de transformação, mecanismos gerenciais precisam ser criados ou modificados e o comportamento das lideranças deve ser condizente com as novas premissas fundamentais. Portanto, o curso se baseia na aprendizagem das ferramentas e técnicas avançadas de gestão lean, como: Mapeamento de Fluxo de Valor, Jidoka e Poka-Yoke, Planejamento Hoshin Kanri, Nemawashi, Heijunka e Kanban, Kaizen, Milk Run e Cross Docking, Fluxo e Produção Puxada, Painel Andon, SMED, OEE e TPM, Toyota Kata, Mock Up, entre outras, pois a aplicação do conjunto dessas ferramentas permite uma sólida padronização e estabilização dos processos e serviços corporativos, viabilizando, nesse sentido, a melhoria contínua através do método DMAIC, eliminando assim os desperdícios. Mas, para que isso seja possível é necessário que o empreendimento seja sustentável no longo prazo, ou seja, é preciso desenvolver habilidades gerenciais que sejam compatíveis com o sistema.

Desta forma, o curso de Pós graduação em Engenharia de Produção – Lean Manufacturing se propõe a apresentar fundamentos, regras, princípios e estratégias de longo prazo, que constituem-se nos elementos fundamentais para a implementação da metodologia Lean, e que agem como nutrientes indispensáveis para o crescimento, amadurecimento e consolidação da expertise do profissional Lean.

O curso é destinado à engenheiros, tecnólogos, administradores, economistas ou profissionais graduados que atuam na área de produção e/ou serviços e que buscam alavancar a carreira profissional com base no sistema de gestão de maior lucratividade e competitividade do planeta, o Toyota Production System TPS.

* A UCP poderá alterar o local da prestação de serviços, o cronograma de aulas e o calendário acadêmico do curso conforme sua necessidade.

COMO FUNCIONA?

Inscrições nos cursos de
pós-graduação lato sensu

Inscrições (em tempo contínuo)

Quantidade mínima de inscritos atingida

Solicitação e análise da documentação

Aprovação seguida de matrícula

O curso não será ofertado neste semestre.
Fique atento na abertura de novas turmas.

Inscrições encerradas para este semestre.
Fique atento na abertura de novas turmas.

Investimento

Mensalidades para ex-aluno UCP

18x R$ 396,00*

Mensalidades para público externo

18x R$ 437,00*

*Valor referente ao ingresso em 2021.
O valor pode sofrer alteração a cada nova turma.

O cu​r​s​​o​​ ​​somente terá início se uma quantidade mínima de inscritos for atingida. Caso contrário, terá seu inicio adiado, sendo o candidato notificado.

Coordenação

Prof. Me. Fabini Hoelz Bargas Alvarez

Prof. Me. Fabini Hoelz Bargas Alvarez

Coordenação Geral
Atualmente é Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do Centro de Engenharia e Computação da Universidade Católica de Petrópolis. Possui mestrado em Administração de Empresas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - RJ (2003), pós-graduação em Gestão de Negócios Eletrônicos pela Fundação Getulio Vargas - Escola de Pós-Graduação em Economia (2001) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Petrópolis (2000). Tem experiência na área de Engenharia de Produção com ênfase em Transporte, Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa operacional, roteirização de cargas, programação dinâmica de modais, revenue management e avaliação de projetos.
Prof. Me. Ramon Cunha de Farias

Prof. Me. Ramon Cunha de Farias

Coordenação Adjunta
Mestre em Sistemas de Engenharia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP-RJ) ). Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP-RJ), Especialização em Engenharia Submarina pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP-RJ) e Especialização em Planejamento e Logística - CPIM pela APICS. Basics of Supply Chain Management, Master Planning of Resources, Detailed Scheduling and Planning, Execution and Control of Operations - Em curso, Strategic Management of Resources - Em curso. Principais interesses de pesquisa relacionados a Planejamento, Gerenciamento de Projetos, Equipamentos Submarinos, Avaliação de Desempenho, Aprendizagem Organizacional, Transporte, Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Programa do Curso

  • Lean Thinking
  • Design Thinking
  • Gestão Estratégica
  • Gestão da Qualidade Total
  • Lean Seis Sigma – White Belt
  • Engenharia de Processos: Técnicas e Ferramentas Lean
  • Mapeamento de Fluxo de Valor
  • Gestão Produtiva Total (TPM) e Análise de Modos de Falhas (FMEA)
  • Modelos de Sistemas de Produção
  • Abordagem Lean Aplicada ao desenvolvimento do Produto
  • Gerenciamento de Projetos ágeis
  • Gerenciamento da cadeia de Fornecimento (Lean Supply Chain)
  • Planejamento e Controle da Produção
  • Escritório de Gestão por Processos (BPM)
  • Aplicações Lean na saúde, serviços e office
  • Gerenciamento de Custos
  • Gerenciamento de Mudanças
  • Coaching e Mentoring aplicado ao Lean
    Gestão de Pessoas
  • Metodologia da Pesquisa
  • TCC
Rolar para o topo