Universidade Católica de Petrópolis

Pós-graduação lato sensu

Formação do Autor

Modalidade

EAD

Carga Horária

360h

Aulas

Terças, quartas e quintas-feiras, de 19h às 21h

Início Previsto

Sem previsão

Desenvolver a habilidade de Escrita por intermédio do exercício da criação literária em múltiplos gêneros, tais como: romance histórico e contemporâneo; o conto como elemento de síntese ficcional; as variações criativas do registro poético; a elaboração do ensaio / artigo científico; a organização dramatúrgica de âmbito teatral e cinematográfico etc.

Objetivos Específicos: Aprimorar a capacidade escritural do autor, a partir da produção dos textos literários, de acordo com o conhecimento histórico e teórico, de maneira que seja aguçada a consciência estética para habilitação da experiência autoral. Contribuir com a formação do discente escritor, possibilitando conhecimentos em diálogo com a leitura e o treinamento de escrita, de acordo com os padrões estéticos registrados na História da Literatura.

O curso tem como público-alvo discentes graduados, em quaisquer áreas de conhecimento, que ensejem a habilitação autoral em distintas modalidades do discurso literário.

* A Universidade poderá alterar o cronograma de aulas e o calendário acadêmico do curso.

COMO FUNCIONA?

Inscrições nos cursos de
pós-graduação lato sensu

Inscrições (em tempo contínuo)

Quantidade mínima de inscritos atingida

Solicitação e análise da documentação

Aprovação seguida de matrícula

O curso não será ofertado neste semestre.
Fique atento na abertura de novas turmas.

Inscrições encerradas para este semestre.
Fique atento na abertura de novas turmas.

Investimento

Mensalidades para ex-aluno UCP

18x R$ 355,00*

Mensalidades para público externo

18x R$ 395,00*

*Valor referente ao ingresso em 2023. O valor pode sofrer alteração a cada nova turma.

O cu​r​s​​o​​ ​​somente terá início se uma quantidade mínima de inscritos for atingida. Caso contrário, terá seu inicio adiado, sendo o candidato notificado.

Coordenação

Prof.ª Drª Nina Barbieri Pacheco

Coordenação Geral

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisa em Literatura medieval galego-portuguesa (2017). A tese defendida, sobre a releitura medieval das lendas de Troia, intitula-se: O conceito e Amor e a estética da Luz na Crónica Troiana: o discurso, a criação, a consciência. Possui graduação em Letras-Português/Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na docência como professora universitária em curso de Letras, com ênfase em Literatura e Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Portuguesa, Literatura Clássica, Língua Latina e Teoria da Literatura e afins. Lecionou disciplinas de língua e de literatura no curso de Letras da Faculdade Paraíso. Atuou, também, como professora substituta de Literatura Portuguesa, Cultura Galega e Literatura galega na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fez cursos de Recitação de Poesia, com a poeta Elisa Lucinda; Contação de Histórias, pela prefeitura do Rio de Janeiro; e Curso de Escrita de Literatura Infantil, com o escritor Anderson Novello. Publicou artigos científicos, entrevistas e um livro de ficcional infantil, A Lenda das Flores, pela editora Ases da Literatura. Atualmente, é professora de Língua Latina e Linguagem e Redação da Universidade Católica de Petrópolis.

Prof. Dr. Wander Lourenço

Coordenação Adjunta

Pesquisador de Pós-doutorado em Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa & em Estudos Críticos da PUC-GO; Diretor dos documentários "Carlos Nejar – Dom Quixote dos Pampas"; "Nélida Piñon, a dama de pétalas"; e “O Cravo e a Lapela – Cinebiografia de Ricardo Cravo Albin; Cronista do Jornal do Brasil (www.jb.com.br); Professor Substituto da Universidade Federal Fluminense (2006-2008); Diretor Adjunto do Curso de Letras da Universidade Estácio de Sá – Estado do Rio de Janeiro; Coordenador de Letras das unidades Jacarepaguá, João Uchôa, Barra World (Recreio dos Bandeirantes) e Niterói da Universidade Estácio de Sá. Professor Titular de Literatura Comparada da Graduação e Pós-Graduação de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Universidade Estácio de Sá. Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2006). Tese: Um réquiem para Diadorim: dois dedos de prosa-poética sobre o Amor e outras bossas no Grande sertão: veredas. Mestrado em Literatura Brasileira – Dissertação: Com licença, senhoritas (A prostituição no romance brasileiro do século XIX) – UFF (2001); Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (1996); e Graduação em Letras (1994) e Cinema (2007 – Incompleta).

Programa do Curso

  • Construção da Narrativa Contemporânea – Romance Urbano

  • Formação da Narrativa Contemporânea – Conto

  • A Criação do Roteiro de Cinema – Ideias, Vocábulos e Imagens

  • Formação do Romance Histórico – Teoria e Prática

  • A Constituição da Dramaturgia – A Escritura Teatral

  • A Constituição do Discurso Poético na Letra de Música

  • Concepção da Crônica – Escritura Jornalística

  • A Criação Poética

  • A Escritura da Literatura Infantil

FALE CONOSCO

Horário de Atendimento

Segunda a sexta, das 08h às 17h

Contato

Telefone: 24 2244-4094
Email: pos@ucp.br

Rolar para o topo