Universidade Católica de Petrópolis

Pós-graduação lato sensu

Gestão da
Comunicação Digital

Atendimento:

24 2244-4094
pos@ucp.br

Modalidade

EAD

Carga Horária

360h

Início Previsto

O curso tem como objetivo geral possibilitar a compreensão do modus operandi do mercado da comunicação digital e de suas rápidas transformações, através da apresentação dos principais conceitos, técnicas e ferramentas que permitam ao egresso elaborar estratégias digitais criativas, gerenciar sua implantação, agindo de forma ética e capaz de se destacar nesse cenário.

O objetivo deste curso é compreender o conceito da comunicação integrada para canais digitais; Entender como funciona na prática as ações de Marketing Digital; Capacitar profissionais a planejar, coordenar, gerenciar e implantar projetos de comunicação digital direcionados a segmentos de mercado como moda, gastronomia, turismo e comércio; Estimular a capacidade crítica e de inovação para execução de campanhas de comunicação digital a partir de estratégias de marketing de conteúdo, mobile marketing, SEO e mídias sociais; Apresentar técnicas de mensuração aplicáveis às mídias digitais; Desenvolver a inteligência de negócios a partir da relação entre análise dados e planejamento de ações comunicativas.

O curso é destinado à profissionais e empreendedores que atuam ou pretendem atuar nas áreas de Comunicação, Design, Marketing e Administração, e desejem ampliar seus conhecimentos no ambiente digital, tendo como o objetivo a criação, o desenvolvimento, o gerenciamento e a implantação das estratégias de comunicação on-line, com as quais garantam vantagens competitivas para os seus produtos e marca, principalmente aquelas relacionadas aos setores de Moda, Gastronomia, Turismo e Varejo.

O curso é oferecido na modalidade EAD com aulas remotas ao vivo que acontecerão aos sábados, das 08h30 às 13h*. 

* A Universidade poderá alterar o cronograma de aulas e o calendário acadêmico do curso. As aulas são gravadas e disponibilizadas na Plataforma Moodle.

COMO FUNCIONA?

Inscrições nos cursos de
pós-graduação lato sensu

Inscrições (em tempo contínuo)

Quantidade mínima de inscritos atingida

Solicitação e análise da documentação

Aprovação seguida de matrícula

O curso não será ofertado neste semestre.
Fique atento na abertura de novas turmas.

Inscrições encerradas para este semestre.
Fique atento na abertura de novas turmas.

Investimento

Mensalidades para ex-aluno UCP

15x R$ 396,00*

Mensalidades para público externo

15x R$ 437,00*

*Valor referente ao ingresso em 2021.
O valor pode sofrer alteração a cada nova turma.

O cu​r​s​​o​​ ​​somente terá início se uma quantidade mínima de inscritos for atingida. Caso contrário, terá seu inicio adiado, sendo o candidato notificado.

Coordenação

Profª. Drª. Raquel Lobão Evangelista

Profª. Drª. Raquel Lobão Evangelista

Coordenação Geral
É doutora pela Universidade do Minho (Braga-PT) e mestre pelo ISCEM (Lisboa-PT), ambos títulos reconhecidos pela UNB (2014). Acumulou 7 anos de financiamento durante suas investigações e formação em Portugal (Programa ALBAN 2007-2009 e Fundação para Ciência e Tecnologia 2009-2014), tendo efetuado pesquisas pontuais na ECA/USP e na Universidade do Colorado (EUA). Especializou-se em Comunicação Empresarial pela UNESA e é bacharel em Jornalismo pela ECO/UFRJ (2004). Atuou como repórter, chefe de reportagem e jornalista freelancer em revistas especializadas em negócios, sendo responsável pela criação das versões digitais das mesmas publicações. Entre 2007 e 2013, assumiu a coordenação de projetos de financiamento europeu (Eramus+) e comunicação de organizações sem fins lucrativos em Lisboa. Atualmente, é Professora Adjunta e Pesquisadora na Universidade Católica de Petrópolis, vinculada ao Departamento de Comunicação Social. Coordena o grupo de pesquisa Comunicação, Consumo e Subjetividade, certificado pelo CNPQ, contando com bolsistas FCR e CNPQ/EM. Pesquisa novas formas de consumo do entretenimento, especialmente, ficção seriada. É avaliadora do SINAES - INEP e colaboradora do BNI - Banco Nacional de Itens (ENADE).

Programa do Curso

Módulo I: PLANEJAMENTO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL

  1. Design Thinking: projetos
  2. Princípios da Economia Digital
  3. Branding na Era Digital
  4. Campanhas de Comunicação Digital: Planejamento

Módulo II: FOTOGRAFIA E COMPOSIÇÃO VISUAL

  1. Design Thinking: representações
  2. Fotografia Digital
  3. Edição e Manipulação Digital
  4. Direção de Arte

Módulo III: PRODUÇÃO DE CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL

  1. Design Thinking: ideação
  2. Marketing de Conteúdo
  3. Produção Audiovisual em mídias móveis
  4. Campanhas de Comunicação Digital: Produção

Módulo IV: ETNOGRAFIA DIGITAL

  1. Design Thinking: mapeamento
  2. Cultura, Comunicação e Comunidades on-line
  3. Etnografia digital
  4. Consumidor on-line

Módulo V: MONITORAMENTO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL

  1. Design Thinking: experiência
  2. Monitoramento e Inteligência de Mídias Sociais
  3. Posicionamento em Mídias Sociais
  4. Campanhas de Comunicação Digital: Monitoramento

Módulo VI: EMPREENDEDORISMO

  1. Design Thinking: inovação
  2. Empreendedorismo em Comunicação
  3. Marketing Estratégico
  4. Gestão Financeira básica
  5. Trabalho de Conclusão de Curso
Rolar para o topo