Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Pesquisadores da UCP participam de evento internacional no LNCC

30 de agosto de 2024

Seis pesquisadores da UCP participaram, nesta quinta (29.08) e sexta-feira (30.08), do Colóquio Políticas Estruturantes para o Brasil no século XXI, realizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), instituição brasileira de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações, localizado em Petrópolis. Eles apresentaram trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Direito da UCP (PPGD/UCP) pertinentes ao tema proposto.

O evento é uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense (UFF), juntamente com o LADER (Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional), com o apoio da FAPERJ e LNCC, que reuniu pesquisadores, especialistas, pós-graduandos, graduandos e lideranças de campos multidisciplinares com o objetivo de criar novos conhecimentos interdisciplinares e fomentar o debate na sociedade para solucionar ou mitigar os problemas históricos, estruturais e, portanto, crônicos.

“As pesquisas apresentadas no evento pela equipe da UCP ajudam a pensar problemas brasileiros e propor soluções articuladas com a área de concentração do PPGD, que é Justiça, processo e direitos humanos. E essas pesquisas são fomentadas pela CAPES, o CNPq e a FAPERJ”, aponta o coordenador do PPGD/UCP, Prof. Dr. Klever Paulo Leal Filpo, que participou do evento junto com o professor do PPGD e da graduação em Direito, Marcelo Pereira de Almeida; a professora Mirel Legrá, que é bolsista de pós-doutorado no PPGD/UCP; os mestrandos Rayssa Gargano e Vinicius Amaral e o egresso Jorge Ruas.

A UCP participou de dois grupos de trabalhos ligados a duas pesquisas que estão sendo desenvolvidas no PPGD. Uma delas é a pesquisa sobre a política pública do aluguel social em Petrópolis após a tragédia de 2022. Ela conta com recursos da FAPERJ, com uma bolsista jovem cientista do nosso estado, na qual participam, também, alunos da graduação desenvolvendo a pesquisa.

A outra pesquisa apresentada, que tem a frente a professora Mirelle Legra, contando, também, com duas alunas da graduação e um aluno do mestrado, está relacionada à utilização de tecnologias pelo Poder Judiciário, incluindo a inteligência artificial e o processo 100% digital num contexto de justiça 4.0.

“A justiça 4.0 é a incorporação de tecnologias de informação pelo Poder Judiciário para tornar prestação jurisdicional mais eficaz. Então, a gente problematiza essa questão, nessa pesquisa, pensando quais são os impactos disso para as pessoas, para os judicionados, para os operadores do direito, que não tem só coisa boa. Também tem as dificuldades que essas políticas apresentam. A gente pensa em potencialidades e limitações dessas políticas. Estamos discutindo isso nesse momento com pesquisadores de todo o Brasil”, pontua Klever, que destaca a relevância da participação da UCP.

“Tem gente da Bahia, do Amapá, tem gente do Sul, tem gente de Minas, tem gente do Rio, São Paulo. É um evento importante híbrido que está ocorrendo no LNCC. E essa participação no colóquio traz a visibilidade para o PPGD, e logo, para a UCP.  E também é uma oportunidade de prestar conta sobre as nossas pesquisas em curso”, comenta.

Pesquisadores da UCP participam do Colóquio Políticas Estruturantes para o Brasil no século XXI, no LNCC
Rolar para o topo