23 de novembro de 2021
A relevância do corpo docente da UCP se torna cada vez mais evidente e influente na formação dos seus alunos. Professor há oito anos dos cursos de graduação e do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade, o juiz de direito Eduardo Antônio Klausner tomou posse, na última segunda-feira (22.11), como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e, especialmente, alunos e ex-alunos do magistrado na instituição católica.
“É com viva satisfação que recebo a promoção por antiguidade ao cargo de desembargador deste tribunal, pelo qual tenho a mesma admiração e o mesmo orgulho dos anos da juventude. Os meus pares, os advogados e os jurisdicionados podem esperar deste novel desembargador dedicação aos deveres do cargo, devoto amor à Justiça e respeito à lei, atributos que sempre guiaram a minha atuação no primeiro grau. A minha caminhada na magistratura é longa, por vezes exigiu árduo trabalho, e é justo e necessário agradecer a todos que dela partilharam, que me incentivaram, que me apoiaram e que me ajudaram a chegar a este momento de coroamento da minha carreira”, disse o mais novo desembargador do TJ-RJ em seu discurso de posse.
Com vasto currículo na magistratura, tendo passado por várias comarcas atuando em diversas áreas do Direito, o desembargador Klausner também tem relevante contribuição no meio acadêmico desde 2000, quando ingressou na docência. Foi professor na Escola Superior de Administração Judiciária (ESAJ); na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), da qual recebeu, em 2013, a Medalha EMERJ por relevantes serviços prestados à cultura jurídica, ao Poder Judiciário e à sociedade brasileira; e, desde 2013, é professor permanente da graduação e do PPGD da UCP.
A grande admiração dos alunos foi demonstrada, inclusive, atenciosamente com a participação de alguns na posse do desembargador. A orientanda do professor da UCP, Fabíola Pessoa de Almeida veio de Minas Gerais, onde reside, e fez questão de prestigiar o docente. Ela é aluna do mestrado em Direito pelo projeto MINTER, que é o mestrado interinstitucional oferecido por meio da parceria entre o PPGD/UCP e a UNIVIÇOSA. Também marcaram presença seus ex-orientandos, hoje mestres em Direito pela UCP, Rodrigo Veraldo e Paulo Habib.
A solenidade aconteceu de forma presencial, mas também foi transmitida virtualmente. Entre as diversas autoridades presentes estavam o presidente em exercício do TJ, Desembargador Maldonado de Carvalho; o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o Procurador-Geral da Justiça, Dr. Luciano Mattos; o Monsenhor Sérgio Costa Couto representando o Cardeal da Arquidiocese do Rio de Janeiro; o Presidente da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro, Desembargador Roberto Guimarães, entre outras autoridades, desembargadores e juízes.