Universidade Católica de Petrópolis

PPGD promove encontro on-line com ex-alunos

NOTÍCIAS UCP PPGD promove encontro on-line com ex-alunos 17 de dezembro de 2020 O Programa de Pós-graduação em Direito da UCP realizou, nesta quarta-feira (16.12), um encontro com seus ex-alunos para que eles compartilhassem com o público sua jornada no PPGD. O evento on-line Percursos Acadêmicos: encontro com os ex-alunos do mestrado em Direito da UCP foi aberto a toda comunidade e transmitido ao vivo na TV UCP, canal da Universidade no Youtube. O encontro teve por objetivo dar visibilidade às trajetórias profissionais de ex-alunos do PPGD, oportunizando um espaço para que os mesmos pudessem apresentar suas pesquisas e realizações profissionais mais recentes. Confira a galeria:

Alunas da graduação e mestrado em Psicologia participam de Congresso de Saúde Mental

NOTÍCIAS UCP Alunas da graduação e mestrado em Psicologia participam de Congresso de Saúde Mental 15 de dezembro de 2020 Mais uma vez, a UCP esteve representada no 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME). O evento, que nesta edição aconteceu on-line, foi realizado entre os dias 9 a 11 de dezembro e teve o tema Desorganizando Posso me Organizar: Lutas, Afetos e Resistências Antimanicomiais. As estudantes da graduação apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em uma roda de conversa. Já as alunas do mestrado apresentaram seus trabalhos em mesas-redondas. No dia 9, as primeiras a apresentarem suas monografias foram as alunas da graduação. A estudante do 10º período, Martha Correa Carvalho falou sobre Branquitude e racismo estrutural: os atravessamentos da colonialidade na atuação da psicologia brasileira. “Ter a oportunidade de apresentar minha monografia nesse evento foi uma experiência muito gratificante. Não só pela sensação de validação e reconhecimento do meu trabalho, mas também por abrir a oportunidade de troca com pessoas de diversos locais com perspectivas e experiências tão diversas, mas que se encontram na busca por uma prática orientada por visões mais críticas e plurais”, disse. Mirelli Aparecida Neves Zimbrão abordou o tema sobre Sexualidade, religião e a vivência de pessoas LGBTQ+. “Fiquei muito feliz por poder participar de mais um momento de trocas e pela oportunidade de estudar com professores que incentivam tanto a divulgação dos conhecimentos acadêmicos, valorizando sempre nossas produções”, comenta a aluna que também está no 10º período de Psicologia. Estudantes do mestrado compartilham suas pesquisas No segundo dia do 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, foi a vez das alunas do mestrado apresentarem seus trabalhos na mesa-redonda A Patologização da Infância e da Adolescência. A mestranda Mayara Mandarino Pinheiro falou sobre A escola disciplinadora e a produção diagnóstica de TOD.  Letícia Nascimento Mello apresentou seu trabalho sobre A medicalização da queixa escolar e o uso de psicotrópicos na infância. “Foi uma experiência enriquecedora poder falar em um congresso nacional sobre um assunto tão necessário e urgente, em especial estando ao lado de duas profissionais tão capacitadas. Perceber, através da interação das pessoas que estavam assistindo, que aquele foi um espaço onde puderam criar novas percepções a respeito do tema e refletir sobre os seus próprios olhares acerca da medicalização foi extremamente valioso”, observa as mestrandas Mayara e Letícia. Confira a galeria:

UCP e OAB realizam I Simpósio da Promoção da Cidadania e do fortalecimento da democracia

NOTÍCIAS UCP UCP e OAB realizam I Simpósio da Promoção da Cidadania e do fortalecimento da democracia 14 de dezembro de 2020 Na última sexta-feira (11.12), aconteceu o I Simpósio da Promoção da Cidadania e do fortalecimento da democracia, realizado em parceria entre o Centro de Ciências Jurídicas da UCP e a Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB). O evento, que foi on-line, foi transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. Voltado a ex-alunos do mestrado e da graduação em Direito da UCP, além de demais interessados no tema, o evento teve por objetivo discutir os principais temas relacionados à cidadania e ao regime democrático no Brasil. O simpósio reuniu juristas de diversas áreas de atuação, como os presidentes da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e da OAB/RJ – subseção Petrópolis, Marcelo Gouvea Schaefer; o Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, André Fontes; entre outros. “Eu parabenizo a escolha do tema, porque é muito importante sempre se discutir democracia e cidadania. Existem duas profissões que são eminentemente profissões da democracia, do estado de direito. Uma é o jornalismo, a imprensa livre, que é o grande fiscal, o grande instrumento de informação da sociedade. A imprensa profissional e ética que realmente vai fiscalizar e apontar as questões que são relevantes e vai levar os anseios da sociedade para os seus dirigentes. E da mesma forma a advocacia. A democracia para os advogados é a água de beber, o ar que respiramos. Sem o respeito ao ordenamento constitucional, não existe democracia”, disse o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, na abertura do evento, que teve diversos palestrantes. Todo o conteúdo do I Simpósio da Promoção da Cidadania e do fortalecimento da democracia pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:

Pandemia traz discussões ao IX Fórum de Cognição Social da UCP

NOTÍCIAS UCP IX Fórum de Cognição Social da UCP discute a pandemia 2 de dezembro de 2020 A pandemia do novo coronavírus transformou a vida e a rotina das pessoas, causando os mais diversos efeitos sociais e psicológicos. O assunto traz à tona diversas questões que foram discutidas no IX Fórum de Cognição Social da UCP, que aconteceu de maneira remota nesta terça-feira (1º.12). O evento on-line aberto ao público foi transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. “O momento especial que vivemos, em função da pandemia, nos obriga cientificamente a refletir sobre as diversas transformações que o mundo está passando. A pandemia influencia no modo de nos relacionar com os outros e conosco mesmo. O isolamento social também pode provocar alterações cognitivas neste sentido. Este fórum se transforma numa oportunidade ímpar para se pensar este momento”, comenta o Prof. Dr. Luis Antônio Monteiro Campos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP, que organizou o evento. O Fórum abordou o tema Psicologia em tempos de pandemia, por meio de palestra e mesas-redondas voltadas a psicólogos, graduandos e pós-graduandos em Psicologia e áreas afins. A ideia foi promover discussões a partir da apresentação das pesquisas em psicologia voltadas às questões da pandemia, consolidando um espaço de diálogo, compartilhamento de experiências e reflexões entre as linhas de pesquisa, professores e estudantes. A programação também contou com uma mesa-redonda direcionada ao Ensino Médio, na qual foram discutidos os impactos do ensino remoto, percepção de risco e saúde mental com profissionais da área. “A pandemia repercute de maneira diversa na vida das pessoas, no funcionamento das instituições, na economia e nos demais setores, principalmente na saúde, educação e assistência. O contexto exigiu que os profissionais criassem alternativas para atender as demandas da população em tempo muito curto. As intervenções são aplicadas e avaliadas simultaneamente. A psicologia na medida que estuda o comportamento humano tem contribuições importantes para o momento. Destaco os efeitos da crise, das incertezas e da insegurança na saúde mental das pessoas em geral”, pondera a docente do mestrado, Profª. Drª. Cristiane Moreira, uma das organizadoras do evento. As palestras do IX Fórum de Cognição Social da UCP podem ser conferidas no canal da Universidade no Youtube.  Confira a galeria:

UCP se despede do Professor Helmuth Krüger

NOTÍCIAS UCP UCP se despede do Professor Helmuth Krüger 1º de dezembro de 2020 O dia 1º de dezembro de 2020 será eternamente marcado na história da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). No dia em que um de seus mais ilustres docentes e um dos grandes nomes da psicologia nacional, o Prof. Dr. Helmuth Ricardo Krüger completa 84 anos, com profunda tristeza a Universidade comunica seu falecimento, deixando marcada a data em que o professor nos deixa para ir ao encontro do pai celestial. A Instituição decretou luto de três dias em sinal de pesar pela morte do docente. “Há poucos meses celebramos, ainda que virtualmente, os 50 anos de magistério do Prof. Helmuth aqui na nossa Instituição, com tamanha felicidade ao reconhecer a importância do docente na vida do aluno, vendo o depoimento de diversos ex-alunos e orientandos destacando a influência do professor em seu êxito acadêmico e profissional. Uma referência não apenas para a UCP, mas em todo universo acadêmico e da pesquisa. É inegável o valor do Prof. Helmuth para a nossa Instituição, por toda sua contribuição intelectual e humana. Com muita tristeza recebemos essa notícia, mas certos de que sua marca será deixada para sempre na nossa Instituição”, lamentou o Reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa. Graduado em Filosofia e Psicologia, esta última área a qual se debruçou por grande parte da sua vida, Helmuth é referência no magistério, campo em que atuou na UCP por 50 anos – comemorados no último mês de maio –  e nas mais renomadas instituições de ensino. Mais do que compartilhar seu intelecto e suas pesquisas, especialmente nos campos dos Fundamentos Filosóficos da Psicologia, da História da Psicologia, Psicologia Social, Psicologia Cognitiva e Ética Profissional, era notório seu papel incansável pela Educação e seu olhar visionário. Ele foi um dos fundadores da graduação e do mestrado em Psicologia da UCP, do qual era coordenador adjunto, cursos que se dedicou com afinco, amor e comprometimento até seus últimos dias. Seu longo e vasto currículo se estende nas mais diversas participações nos principais simpósios, congressos, seminários e eventos da Psicologia, além de bancas de defesa, tendo a sua presença como figura renomada e primordial na formação acadêmica e profissional de todos que tiveram a honra de compartilhar seu conhecimento. “É um dia muito triste para todos nós. Nosso querido mestre, Prof. Helmuth Krüger, será sempre referência para nós da UCP e para a Psicologia. Ele formou várias gerações de psicólogos, e educadores, sempre com extrema competência, compromisso, integridade, ética e generosidade. Que nós possamos zelar por todos os ensinamentos que ele nos deixou e continuar a missão de proteger a Psicologia e exercê-la sempre com dignidade, ética e honradez. Ele nos deixa esse legado. A nós fica essa responsabilidade de fazer jus a tudo que ele nos deixou”, frisa a coordenadora da graduação de Psicologia e vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCP, Rosilene Ribeiro.