Universidade Católica de Petrópolis

Doutorado em Educação

Sobre o curso

Área de Concentração:

Educação

Linha 01: Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas
Esta linha tem como objetivo analisar a relação entre as políticas públicas e as práticas educativas, tanto no que se refere aos atores nelas envolvidos quanto às instituições nas quais eles atuam, tendo como foco os processos sociais, instituídos e instituintes, e a cultura dessas instituições.

Linha 02: Processos Educativos, Cultura, Tecnologias
Esta linha de pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre a educação formal e não-formal, e a cultura, enfocando questões relativas aos processos educativos e à mediação cultural: aos usos sociais das novas tecnologias e à constituição de processos sociais que relacionam diferença e desigualdade.

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular do Curso de Mestrado perfaz um total de 24 (vinte e quatro) créditos, no mínimo, distribuídos em Disciplinas Obrigatórias Gerais e em Disciplinas Optativas ou Eletivas.

Cada aluno deverá cursar e ser aprovado em:

5

créditos em disciplinas aproveitadas do mestrado

5

créditos em disciplinas obrigatórias

5

créditos em disciplinas
eletivas ou optativas

15 (quinze) créditos em disciplinas obrigatórias gerais:

  • Metodologia da pesquisa – 03 créditos
  • Instituições e processos educacionais – 03 créditos
  • Seminário de pesquisa – 02 créditos
  • Acompanhamento de tese I- 01 créditos
  • Acompanhamento de tese II – 01 créditos
  • Acompanhamento de tese III – 01 créditos
  • Acompanhamento de tese IV – 01 créditos
  • Optativa de linha – obrigatória – 3 créditos

09 (nove) créditos em disciplinas eletivas.

DISCIPLINAS

As disciplinas curriculares agrupam-se em núcleos, distintos pela natureza das disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas, conforme Regimento Interno do Programa.

Disciplinas Obrigatórias

Ementa: A pesquisa em educação, suas especificidades e exigências no que se refere ao aspecto metodológico. Recursos que vêm sendo desenvolvidos para atender a essas especificidades. O emprego de instrumentos de uso corrente na pesquisa em educação. Cuidados especiais relativos às análises e interpretações das informações e construção dos dados. Ética na pesquisa em Educação.

Ementa: As instituições educacionais na sociedade; a globalização e a mundialização da cultura; a educação hoje; as instituições escolares no momento atual. Processos educacionais em espaços formais e não formais; educação e mediação cultural; práticas sociais e práticas pedagógicas.

Ementa: Pesquisa: relações entre teoria e prática. Aprofundamento do referencial teórico-metodológico da pesquisa. Dinâmica da pesquisa e os diferentes papéis dos membros do grupo de pesquisa. Formulação e aplicação de instrumentos de pesquisa. Análise de dados. A escrita de trabalhos científicos.

Ementa: Orientação do processo de pesquisa e acompanhamento da elaboração da tese dos doutorandos.

Ementa: Orientação do processo de pesquisa e acompanhamento da elaboração da tese dos doutorandos.

Ementa: Orientação do processo de pesquisa e acompanhamento da elaboração da tese dos doutorandos.

Ementa: Orientação do processo de pesquisa e acompanhamento da elaboração da tese dos doutorandos.

Linha 01: Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas (Disciplinas Optativas)

Ementa: A relação Estado e sociedade civil na formulação de políticas públicas. Análise das políticas educacionais: pacto federativo, desigualdade social e ligações internacionais. Educação democrática – conceitos fundamentais: universalização, equidade, participação e descentralização. Questões centrais na política educacional brasileira: financiamento da educação – público/privado; políticas de avaliação; profissionais da educação – formação e organização; currículo, diversidade cultural e identidade.

Ementa: Estudos das práticas pedagógicas no cotidiano escolar: sujeitos, saberes, relações, processos, tempos e espaços.

Ementa: Trabalho e formação docentes. Profissão docente e identidade profissional. Socialização. Desenvolvimento profissional e trabalho docente. Formação em nível superior e preparação para o trabalho de professor. Carreira e condição docentes.

Ementa: A democracia como categoria civilizatória e valor universal. Estado de Direito. As diferentes abordagens teórico-epistemológicas da construção do pensamento democrático. Democracia direta, indireta, representativa, participativa e outras formas. Poliarquia. Interfaces entre democracia educação. Democracia, participação e organização da educação, dos sistemas, das redes e da escola.

Linha 02: Processos Educativos, Cultura, Tecnologias (Disciplinas Optativas)

Ementa: Conceituação das tecnologias da informação e da comunicação (tics) e da cibercultura. Habilidades e competências em tics. Tics e formação docente. Integração das tics ao currículo. Softwares educativos. Tics e ensino-aprendizagem. Tics e práticas pedagógicas inovadoras. Tics e instituições educacionais.

Ementa: Conceituação das mídias do século XX e do século XXI. Cultura de massas e cibercultura. Educação multimídia e digital. Análise crítica e produção em mídia-cultural. Políticas de acesso às novas mídias.

Ementa: Bases Teóricas da Antropologia Cultural e suas implicações para a Educação. Conceitos de Cultura em relação com teorias e práticas pedagógicas. Vinculações entre a ideologia e a construção de artefatos culturais. Abordagem Antropológica na Pesquisa Educacional.

Ementa: O conceito de “raça”; grupos étnicos; relações étnico-raciais e a construção de identidades; racismo e ideal de branqueamento; relações étnico-raciais, práticas sociais e cotidiano escolar. A construção simbólica da diferença masculino/feminino; os conceitos hegemônicos de feminilidade e masculinidade; relações de gênero, práticas sociais e cotidiano escolar.

Disciplinas Eletivas

Ementa: Concepções de currículo. O currículo como campo de estudos. As teorias tradicionais, críticas e pós-críticas. O conhecimento escolar: seleção e organização. Currículo, cultura e identidade: implicações para a prática pedagógica.

Ementa: Concepções de currículo. O currículo como campo de estudos. As teorias tradicionais, críticas e pós-críticas. Estudos históricos do currículo. Discussões e questões contemporâneas.

Ementa: Análise dos fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Sociologia da Educação, focalizando as temáticas que vem dominando o campo da disciplina, sobre a desigualdade escolar, eficácia escolar, qualidade de ensino, reprovação.

Ementa: A concepção de educação na época clássica. A mentalidade medieval e seus reflexos na educação. Os pressupostos da modernidade e a educação na época moderna.

Ementa: Introdução a teoria dos valores. As noções de educação e instrução. Os processos do conhecimento, aquisição e de hierarquização de valores. A interferência do imaginário e da representação social na educação. A tecnologia, a cultura, a tecnocultura e a educação. Os temas transversais e a ética na educação.

Ementa: A educação como direito humano fundamental. Direitos humanos universais e culturas particulares. Direitos humanos e democracia. As declarações de direitos humanos da ONU. Os direitos humanos na Constituição brasileira. Direitos humanos, liberdade de pensamento, de consciência e de religião. Direitos humanos e a legislação educacional brasileira. Direitos fundamentais da criança e adolescente.

Ementa: O significado da imagem na sociedade contemporânea. Educação e imagem: formas de ver/ler/aprender e ensinar. A imagem em seus múltiplos meios: televisão, cinema, fotografia, pintura, escritura. Imagem e imaginário. A narrativa e o narrador no contexto contemporâneo

Ementa: A intervenção da escrita e a mente letrada. Considerações sobre o estudo da escrita. Oralidade, escrita e poder. Literatura e identidade. Ficção e conhecimento. Rodas de leitura e formação do leitor. Por uma pedagogia da leitura.

Ementa: Compreensão e interpretação textual. Hermenêutica e análise. Texto e contexto. Tema. Tese e texto. Mapas conceituais. Fichamento, resumo, resenha. Tipos de texto acadêmico. Plano de escrita. Elaboração: desenvolvimento, introdução e conclusão. Versões e revisões.

Ementa: Este tópico será oferecido a partir de algum tema gerador e/ou autor(a) específico(a) da grande área das ciências humanas e que tenha contribuição socialmente reconhecida, considerando a afinidade com as pesquisas em andamento no programa, assim como os principais embates teóricos (clássicos ou contemporâneos) do campo da educação. 

Ementa: Este tópico será oferecido a partir de algum tema gerador e/ou autor(a) específico(a) da grande área das ciências humanas e que tenha contribuição socialmente reconhecida, considerando a afinidade com as pesquisas em andamento no programa, assim como os principais embates teóricos (clássicos ou contemporâneos) do campo da educação, visando o aprofundamento das reflexões. 

Rolar para o topo