Universidade Católica de Petrópolis

Mestrado em Psicologia

Corpo Docente

INÍCIO

SOBRE O CURSO

CORPO DOCENTE

CORPO DISCENTE

INGRESSO

PESQUISA

BOLSAS E CONVÊNIOS

PRODUÇÕES

Carla Ferreira de Paula Gebara

Doutora

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP. Líder do Núcleo de Pesquisa em Cognição Social e Saúde (NUPECS) vinculado à Linha de Pesquisa “Processos cognitivos, interação social e problemas sociais” do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social Comunitária e Saúde Coletiva, com ênfase nos seguintes temas: violência doméstica, violação de direitos humanos, crenças, relações interpessoais, álcool e drogas. 
 
  • Grupo de Pesquisa:

Cleia Zanatta C. Guarnido Duarte

Doutora

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho – Braga/Portugal; Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007); Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986); possui Graduação pela Universidade Católica de Petrópolis em Pedagogia (1973), em Psicologia (1981) e em Direito (1999). Professora Permanente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (desde 2012) e do Curso de Psicologia da UCP(desde 1987), em regime de dedicação integral. Foi responsável pelo Setor de Psicopedagogia no Centro Interdisciplinar para Desenvolvimento da Personalidade – CIDEPE (1982 a 1986); professora em Cursos de Graduação da UCP (1984 a 1986); Diretora da Faculdade de Educação da UCP (1999 a 2002); Diretora da Faculdade de Psicologia da UCP (2003 a 2006); Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCP (2013 a 2016) e Coordenadora do Curso de Psicologia da UCP (2007 a 2016). Líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação, vinculado à Linha de Pesquisa Processos Cognitivos, Integração Social e Problemas Sociais do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Psicologia da UCP (desde 2009) e responsável pelo projeto de pesquisa Autorregulação de Valores e Sentido de Vida (desde 2014). Tem experiência nas áreas de docência ao nível superior, gestão acadêmica, estudos e pesquisas com ênfase em cognição social, processos psíquicos, construção da moralidade, crenças na espiritualidade e saúde psíquica, crenças e valores, crenças e sentido de vida, desenvolvimento cognitivo, autorregulação e aprendizagem. Integra o Programa de Pesquisa Internacional Scholas Occurrentes, coordenado pelo Papa Francisco, através do Projeto Arco-Íris em parceria com a Universidade do Minho – Braga/Portugal e pertence ao GT Psicologia e Religião que integra a Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP).

  • Grupo de Pesquisa:

Cristiane Moreira da Silva

Doutora

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2013 – bolsista Faperj). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Especialista em Direitos Humanos e Assistência a Vítimas e Colaboradores da Justiça pela Universidade Católica de Brasília (2009 – bolsista Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República). Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (2003). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP. Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Avaliação Psicológica (2017 aos dias atuais). Líder dos Grupos de Pesquisa Tecnologias e Cognição Social e Cognição Social, Psicologia Jurídica e Mediação de Conflitos vinculados à Linha de Pesquisa Cognição Social: processos cognitivos, interação social e problemas sociais. Tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica e Psicologia Social, com ênfase nos estudos das mídias, violência e avaliação psicológica.
 

Diana Ramos de Oliveira

Doutora

Pós-Doutorado na Universidade de Harvard,U.S.A. e Pós-Doutorado pela Universidade Blaise Pascal, França, Mestrado em Estudos Avançados em Psicologia Social: Relações Grupais pela Universidade do País Vasco, Espanha. Doutora em Psicologia pela Universidade do País Vasco, Espanha (2009). Mestre em Psicologia: Estudos Avançados em Psicologia Social- Relações Grupais pela Universidade do País Vasco (2004). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Salvador (1998). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Psicologia da UCP. Líder do Grupo de Pesquisa Processos Psicossociais & Cognição Social vinculado à Linha de Pesquisa Processos Cognitivos, interação social e problemas sociais do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP. Tem experiência na área Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Cognição Social, Relações intergrupais, Emoção intergrupal- Schadenfreude, Saúde mental em grupos étnicos e minoritários, Intervenção psicossocial, Bem-estar e Autoestima.

Julio Cesar Cruz Collares da Rocha

Doutor

Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Bacharel e Licenciado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2003). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP. Líder do Grupo de Pesquisa Representações Sociais e Processos Psicossociais vinculado à Linha de Pesquisa Processo cognitivos, interação social e problemas sociais do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP. Tem experiência na área Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Comunitária, História da Psicologia, Psicologia Grupal, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia do Desastre.

Lúcia Vaz de Campos Moreira

Doutora

Doutora em em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis, onde atua como docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Família, Desenvolvimento Humano e Educação. Tem experiência nas áreas de Psicologia, Educação e Interdisciplinar, com ênfase em família e desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: família, paternidade, envolvimento paterno, maternidade, educação de filhos, relações familiares, relação família-escola, instituição de educação infantil e Psicologia do Desenvolvimento.

Luciana Xavier Senra

Doutora

Doutora em Processos Psicossociais em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). Mestra em Processos Psicossociais em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Psicóloga pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2007). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Cognição Social-NEICOS vinculado à Linha de Pesquisa Processos Cognitivos, interação social e problemas sociais do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP. Tem experiência na área de Psicologia Social e da Saúde, com ênfase em cognições em saúde, aprendizagem social e violência; e em Psicologia Clínica com ênfase em Terapia Cognitiva.

Luís Antônio Monteiro Campos

Doutor

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Psicologia do Rio de Janeiro (2001). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Psicologia do Rio de Janeiro (1996). Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Psicologia do Rio de Janeiro (1992). Bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Psicologia do Rio de Janeiro (1986). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UCP. Coordenador do Mestrado em Psicologia da UCP (2017 até o momento). Líder do Grupo de Pesquisa Cognição social e relações interpessoais vinculado à Linha de Pesquisa “Processos cognitivos, interação social e problemas sociais” do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP. Tem experiência na área Psicologia Social, Gestão e Psicologia, Psicologia e Saúde com ênfase nos seguintes temas: estereótipos, preconceitos e crenças.

Pollyanna Santos da Silveira

Doutora

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015-2016). Doutorado em Ciências da Saúde no Departamento de Psicobiologia, pela Universidade Federal de São Paulo (2014), Mestrado em Psicologia com ênfase em Processos Psicossociais em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Professora permanente do programa de Mestrado em Cognição Social da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Vinculado à Linha de Pesquisa “Processos cognitivos, interação social e problemas sociais” do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP. Tem experiência na área da Psicologia e Saúde e Saúde Coletiva.

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