Chancelando o projeto MINTER UCP/Univiçosa, foi realizada nesta quarta-feira (09.02) a primeira banca de defesa de dissertação do mestrado interinstitucional oferecido por meio da parceria entre as instituições através do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP. A banca, presidida pelo orientador Prof. Dr. Eduardo Antônio Klausner, contou com a participação da Profa. Dra. Aline Carneiro Magalhães Carvalhido (UNIFAGOC/MG), como examinadora externa, e do Prof. Dr. Klever Filpo (PPGD/UCP), como examinador interno.
Em sua dissertação, o mestrando Marcelo Maranhão Simões analisou, de forma crítica, os mecanismos de acesso do indivíduo à jurisdição do sistema interamericano de Direitos Humanos, identificando os obstáculos ao acesso pessoal ou coletivo dos nacionais à CIDH, e as perspectivas de futuro acesso direto do indivíduo à jurisdição da Corte. Inclusive traçando comparações com o sistema europeu de Direitos Humanos.
Após a apresentação da pesquisa e das arguições dos examinadores, o trabalho foi aprovado e Marcelo obteve o título de Mestre em Direito – o primeiro concedido a um aluno do MINTER – recebendo também sugestões para a futura publicação do trabalho. Marcelo é um destacado professor universitário e advogado no estado de Minas Gerais.