Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Professores da UCP são contemplados no edital Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj

28 de fevereiro de 2023

Dois docentes da UCP foram contemplados no último edital 2022 para o programa Jovem Cientista do Nosso Estado, promovido pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Um dos mais importantes editais da Faperj, a categoria se aplica a pesquisadores que defenderam suas teses de doutorado há menos de dez anos e terão o financiamento para os seus projetos válido por 36 meses.

Professor do CCJ, o pesquisador Klever Paulo Leal Filpo receberá recursos para desenvolver a pesquisa Estudo de caso: Benefício do Aluguel-social em Petrópolis após a tragédia climática ocorrida no verão de 2022, dando início já agora em 2023 até 2025. Além do financiamento para a pesquisa, Klever também submeteu o projeto ao programa de Iniciação Científica da Faperj, que contemplou dois alunos da graduação para trabalharem no projeto, que conta, ainda, com mais três alunos, também bolsistas financiados por outras instituições, para atuarem na pesquisa.

“Desde que houve a tragédia em Petrópolis, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Empírica sobre Administração de Conflitos da UCP, o GIPAC, entendeu que era preciso que participássemos de alguma forma da discussão sobre a questão. Percebemos que o tema do aluguel social e as dificuldades que as pessoas têm para acessar esse direito assistencial, esse benefício, era um tema possível. Então com esse fomento, queremos identificar as dificuldades que os munícipes encontram quando estão sem suas casas e precisam desse aluguel. A ideia é fazer uma crítica, no bom sentido, para poder aperfeiçoar essa política pública”, explica o pesquisador.

“A gente espera que seja uma pesquisa de muito fôlego, porque de certa forma ela vai usar a experiência de Petrópolis para avaliar essa política pública do aluguel-social”, concluiu o Prof. Dr. Klever Paulo Leal Filpo.

Também contemplado, o Prof. Dr. Marcelo Mocarzel, do CTH, submeteu sua pesquisa A expansão do ensino privado-mercantil no estado do Rio de Janeiro: estratégias do capital financeirizado na oferta educacional.

“O edital é um reconhecimento, tanto da Universidade como dos pesquisadores. A Faperj é a principal agência de fomento à pesquisa do Estado e o edital é extremamente concorrido. Concorremos com todas as áreas: medicina, engenharia, enfim. E isso mostra a qualidade das pesquisas que são desenvolvidas na UCP e os nossos alunos, a Instituição como um todo acaba sendo beneficiada, na medida em que a gente passa a ter financiamento para a pesquisa, para levar alunos a congressos, financiar publicações, comprar equipamento e material de pesquisa para a Instituição”, comenta o pesquisador, que frisa sobre o benefício de todos com esse fomento.

“Não só os alunos envolvidos, mas outros também acabam se beneficiando quando os professores da Instituição são contemplados com esses editais. É um excelente reconhecimento da nossa produtividade, mas também uma oportunidade para que mais pessoas possam se integrar às pesquisas”, disse.

Professores da UCP são contemplados no edital Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj
Rolar para o topo