Universidade Católica de Petrópolis

Ex-alunas de Psicologia da UCP publicam trabalhos em livro da UFJF

NOTÍCIAS UCP Ex-alunas de Psicologia da UCP publicam trabalhos em livro da UFJF 27 de dezembro de 2021 Os trabalhos de duas egressas de Psicologia da UCP podem ser conferidos na mais recente publicação da editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O livro Estudos contemporâneos sobre violência e agressividade humana, lançado nesta segunda-feira (27.12), contém dois capítulos assinados pelas ex-alunas Julia de Oliveira Queiroz Mury e Junia de Andrade Silveira. Sob a orientação e colaboração das professoras Carla Gebara e Luciana Senra, as egressas basearam seus estudos em seus trabalhos de conclusão de curso, no caso da graduação da Júlia (foto abaixo), e a dissertação do mestrado da Junia. Julia abordou o tema do feminicídio à luz da Psicologia Social por meio de uma revisão sistemática da literatura. Junia Silveira, por sua vez, discorreu um capítulo que abrangeu algumas reflexões da bidirecionalidade da violência entre parceiros íntimos, a partir dos dados apurados na pesquisa desenvolvida por ela à época do curso de mestrado em Psicologia na UCP. O livro, que pode ser conferido no site (acesse aqui), foi organizado pelo Prof. Dr. Lelio Moura Lourenço e pelos pesquisadores Felipe Almeida Dias Mendes, Thiago Virgílio da Silva Stroppa e Daniel Alexandre Gouvêa Gomes, todos do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (NEVAS), grupo vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFJF. “A participação das alunas evidencia, mais uma vez, a contínua integração entre os cursos de graduação e mestrado em Psicologia da UCP por meio dos grupos de pesquisa, bem como a importância do diálogo interinstitucional na produção científica, devolvendo a sociedade conhecimento acessível e esclarecedor sobre temas que, há tempos, atingem mulheres e famílias inteiras”, observa a Profª. Drª. Luciana Senra, destacando os temas abordados que tiveram ênfase nesse período pandêmico. “Para além disso, as publicações destes capítulos de livro com acesso aberto ao público pela Editora UFJF, explicitam o compromisso social para a mudança da realidade que, inclusive durante a pandemia, acomete em demasia as mulheres brasileiras. Um compromisso que também é da Psicologia UCP”, frisa a docente.

Alunas de Psicologia da UCP participam do I Seminário do Observatório Nacional de Adoção

NOTÍCIAS UCP Alunas de Psicologia da UCP participam do I Seminário do Observatório Nacional de Adoção 14 de dezembro de 2021 No mês de outubro, no dia 19, aconteceu o I Seminário do Observatório Nacional de Adoção, que contou com a participação de egressas do curso de Psicologia da UCP. As psicólogas, que atualmente são alunas de pós-graduação da Universidade, apresentaram o trabalho Assistência e cuidado: processo de acolhimento de crianças e adolescentes. O artigo é um desdobramento da monografia da psicóloga Luiza Mendes Daemon, formada pela UCP e aluna da pós-graduação lato sensu em Psicologia da Saúde, também oferecida pela Universidade. Assina com ela como co-autora a também psicóloga pela UCP e mestranda em Psicologia pela Institução, Mirelli Aparecida Neves Zimbrão. O trabalho teve orientação da professora da graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UCP, Profª. Drª. Cristiane Moreira. “Foi muito gratificante poder participar do primeiro Seminário do Observatório Nacional de Adoção e compartilhar um recorte dos resultados que encontrei em minha pesquisa. Acredito que esses espaços sejam importantes para problematizarmos o tema, gerar reflexões e pensarmos em formas de melhoria e mudança para o público nesse contexto”, pontua a autora do trabalho, Luiza Mendes Daemon. A pesquisa das alunas da UCP apresentada no evento está publicada nos anais do I Seminário do Observatório Nacional de Adoção.

Relações Interpessoais e saúde mental em tempos de pandemia norteiam debates do X Fórum de Cognição Social da UCP

NOTÍCIAS UCP Relações Interpessoais e saúde mental em tempos de pandemia norteiam debates do X Fórum de Cognição Social da UCP 2 de dezembro de 2021 A pandemia trouxe um novo cenário nas relações interpessoais e quando se fala em saúde mental. O assunto norteou os debates promovidos durante o X Fórum de Cognição Social da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), que aconteceu nesta quarta-feira (1º.12), ao longo de todo o dia. O evento on-line, que foi aberto ao público, pode ser assistido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. O X Fórum de Cognição Social da UCP: Relações Interpessoais e Saúde Mental: O que aprendemos com a pandemia? é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP (PPGPSI) e teve como objetivo promover discussões a partir da apresentação das pesquisas em Psicologia voltadas ao tema, consolidando um espaço de diálogo, compartilhamento de experiências e reflexões entre as linhas de pesquisa, professores e estudantes. A programação, que foi destinada a psicólogos, graduandos e pós-graduandos em Psicologia e áreas afins, contou com palestras, sessões organizadas, seminário e minicursos, reunindo diversos profissionais, inclusive do exterior. “O Fórum de Cognição Social, em sua 10ª edição, continua apresentando a importância desta temática no estudo, pesquisa e aplicação da Psicologia. O Programa de Pós-graduação em Psicologia avança a cada ano no cenário nacional se consolidando como um importante centro em Cognição Social. A participação de brasileiros e estrangeiros, de docentes e discentes de diversas instituições fortalece o caráter nacional e internacional do programa”, observa o coordenador do PPGPSI, Luis Antonio Monteiro Campos. Os efeitos da pandemia já foram o mote da edição passada do evento, que este ano buscou apresentar os desdobramentos das pesquisas desenvolvidas nesse período. A abertura falou sobre as transformações na Psicologia Clínica, nos atendimentos prestados, demandas que aumentaram e intensificaram, principalmente relativas à depressão e ansiedade. Os minicursos, que foram transmitidos pelo Zoom, trabalharam as relações interpessoais, o consumo, relacionamentos amorosos na pandemia e o que teremos de consequência na pós-pandemia. A mesa de encerramento analisou os determinantes psicossociais que fizeram com que as pessoas fossem afetadas de maneira diferente neste período. “Penso que no evento do ano passado as pesquisas em curso tentavam entender o que acontecia e quais estratégias desenvolvemos para lidar com o contexto pandêmico. Neste ano temos um acúmulo de conhecimento e dados sobre o impacto da pandemia na vida das pessoas e, em especial, no que tange às relações e à saúde mental. Organizamos as atividades em temáticas que perpassassem as questões mais importantes”, explica a coordenadora-adjunta do PPGPSI/UCP, Profª. Draª. Cristiane Moreira. O X Fórum de Cognição Social da UCP está disponível no canal da Universidade no Youtube.