Universidade Católica de Petrópolis

Pesquisadoras de Direito da UCP recebem moção congratulatória da Câmara

NOTÍCIAS UCP Pesquisadoras de Direito recebem moção congratulatória da Câmara de Vereadores 28  de agosto de 2025 As estudantes do 10° período de Direito da UCP, Maria Eduarda Ramalho da Silva e Antonella D’Angelo Mesquita Morais, receberam da Câmara de Vereadores de Petrópolis uma moção congratulatória pelo trabalho de pesquisa desenvolvido entre os anos de 2022 e 2024, com financiamento da FAPERJ, CNPq e UCP. A dupla representou o grupo de pesquisa composto por outras pesquisadoras da Universidade e liderado pela Profa. Dra. Denise Salles. A honraria foi entregue no último dia 22 de agosto pela vereadora Júlia Casamasso. A homenagem – que se estende às demais integrantes do grupo, a bacharel em Direito, Caroline Silva da Costa, e a mestra em Direito, Flaviane da Silva Assumpção -, teve como objetivo prestigiar a relevância acadêmica e social da pesquisa realizada no âmbito da UCP, cujo impacto se estende à comunidade petropolitana. O trabalho, orientado por Denise Salles, conta com a dedicação de pesquisadoras comprometidas com a democracia, a justiça social e a proteção dos direitos das mulheres. O projeto tem gerado diagnósticos significativos sobre as múltiplas formas de violência contra mulheres em Petrópolis, além de fornecer subsídios valiosos para o aprimoramento das políticas públicas locais. Na solenidade de entrega, a aluna Maria Eduarda Ramalho agradeceu em nome do grupo e destacou a importância do projeto e o reconhecimento a todos os envolvidos, em especial, ao papel da orientadora, a professora Denise Salles. “Agradecemos ao financiamento da FAPERJ e do CNPq, que tornou este trabalho possível, e ao curso de Direito da UCP, tanto na graduação quanto no mestrado, por nos proporcionar essa vivência com a justiça social. Esta pesquisa sobre violência contra a mulher mostra a urgência de dar visibilidade ao tema e de produzir dados concretos que subsidiem políticas públicas eficazes. É um projeto feito de mulheres para mulheres, porque sabemos que a linha que separa homens e mulheres é a oportunidade e, é justamente oferecendo informação, visibilidade e oportunidade que podemos gerar transformações reais”, disse.

Professor do PPGE da UCP ministra aula magna e conferência na Universidad La Salle, no México

NOTÍCIAS UCP Professor do PPGE ministra aula magna e conferência no México 27  de agosto de 2025 O docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UCP, Prof. Dr. Jardelino Menegat, ministrou duas palestras na Universidad La Salle Bajío, em León, no México. Ele foi responsável por abrir o semestre letivo com a aula magna dos cursos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da universidade. Megenat também ministrou uma conferência para a corpo docente da Vice-Reitoria de Bem-Estar Universitário da Instituição. Os encontros aconteceram nos dias 14 e 15 de agosto. Destinada aos estudantes universitários, na aula magna o professor da UCP falou sobre o tema Educar os corações e mentes para transformar vidas. A palestra ressaltou que, quando coração e mente caminham juntos, o processo educativo ganha profundidade e significado, permitindo que cada pessoa se reconheça como protagonista na construção de um mundo mais justo e humano. Na conferência para a Vice-Reitoria, Jardelino refletiu sobre o papel essencial da educação como ferramenta de transformação no contexto universitário e social. “Quando uma pessoa tem acesso à educação de qualidade, ela descobre seu potencial, ganha voz e assume o protagonismo de sua própria história”, disse.

Aula-inaugural do PPGD destaca protagonismo feminino na produção do conhecimento científico

NOTÍCIAS UCP PPGD destaca protagonismo feminino na produção do conhecimento científico 25  de agosto de 2025 Dentro da programação da Semana Jurídica da UCP, aconteceu, no dia 20 de agosto, a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), que recebeu duas profissionais de grande prestígio e inserção acadêmica: as palestrantes Maria Alice Nunes Costa e Ana Carla de Oliveira Pinheiro. Com o tema Justiça é Verbo: ética e Direitos Humanos, as docentes mostraram o protagonismo feminino na produção do saber científico. A palestra aconteceu no Salão Nobre do Campus Dom Veloso. Em sua explanação, a Profa. Dra. Maria Alice, da Universidade Federal Fluminense (UFF), lançou mão da obra de Amartya Sen e outros pensadores para sustentar que a efetivação dos Direitos Humanos está a depender sempre de uma ação, voltada para a inclusão, a atenção aos vulneráveis e a melhor distribuição das oportunidades entre todas as pessoas. Já a pesquisadora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Profa. Dra. Ana Carla, explorou múltiplas possibilidades de construção do conhecimento nas universidades que, no século XXI, precisam ser entendidas como espaços plurais e de encontro entre os mais variados grupos e saberes, incluindo os tradicionais e populares, por exemplo, da cultura afrodescendente. “A área do Direito, tanto nos ambientes judiciários como acadêmicos, é bastante hermética, um espaço em que predomina o masculino. Ao convidar as professoras Ana e Alice para esse evento, o nosso curso quer enfatizar a importância de dar voz às mulheres e ampliar o seu espaço de participação da produção do conhecimento jurídico e no ambiente da pós-graduação em sentido estrito (mestrados e doutorados)”, destaca o coordenador do PPDG, Prof. Dr.  Klever Filpo. Confira a galeria:

Professor de Direito da UCP é único brasileiro com artigo publicado em revista estrangeira sobre o BRICS

NOTÍCIAS UCP Professor da UCP é único brasileiro com artigo publicado em revista sobre o BRICS 13  de agosto de 2025 Trabalho do desembargador do TJ-RJ, Eduardo Antônio Klausner, foi divulgado neste mês na BRICS Law Journal O professor da graduação em Direito e do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis (PPGD/UCP), desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Eduardo Antônio Klausner, teve seu artigo publicado na BRICS Law Journal, revista científica especializada. O trabalho foi divulgado em agosto, no mês seguinte ao Brasil sediar, na capital carioca, a reunião do grupo de cooperação econômica e política composto por 11 países. A publicação coloca o jurista brasileiro como um dos poucos a ter um artigo em inglês divulgado em uma revista jurídica estrangeira e o único nesta edição. Com o tema A proteção legal do consumidor brasileiro nos conflitos decorrentes de compras, serviços e negócios fornecidos no estrangeiro e/ou por fornecedores estrangeiros, o trabalho analisa como a legislação brasileira protege os consumidores em compras feitas em outros países. O jurista e professor da UCP examina as leis internacionais e nacionais, além de casos judiciais importantes, para entender a jurisprudência atual. O artigo também aborda projetos de lei e tratados que buscam melhorar a proteção do consumidor internacional no futuro. “Essa publicação do artigo, o único brasileiro, mostra que as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Direito da UCP estão em nível internacional, particularmente do grupo de pesquisa que lidero, justamente sobre Direitos Humanos em Espécie. É uma publicação numa revista especializada sobre o direito do BRICS, publicada por uma universidade na Rússia e que atinge não só todos os países que compõem o grupo, mas diversos países”, destaca Klausner, que leciona as disciplinas de Direito Internacional e Direitos Humanos na UCP.

Egressa do mestrado em Psicologia da UCP lança livro em congresso internacional da área

NOTÍCIAS UCP Egressa do mestrado em Psicologia da UCP lança livro em congresso internacional da área 08  de agosto de 2025 A egressa do mestrado em Psicologia da UCP, Amanda Garcia Dantas, lançou seu primeiro livro durante o Congresso Internacional da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI), que aconteceu entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em São Paulo. Intitulada Sem filhos, sem culpa! Uma análise sobre a decisão de não ter filhos, a obra propõe uma reflexão atual sobre a escolha consciente pela não maternidade. O lançamento ocorreu em meio a um dos eventos mais relevantes da psicologia latino-americana, que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de diversos países. Com linguagem acessível e fundamentação teórica sólida, o livro questiona padrões culturais enraizados, como a associação direta entre feminilidade e maternidade, e convida o leitor a repensar os modelos tradicionais de família. Em sua análise, a autora amplia o debate ao incluir os homens na discussão, frequentemente isentos de cobranças sociais quanto à paternidade, e contextualiza as transformações sociais e culturais que influenciam essas decisões. “Precisamos desnaturalizar a ideia de que toda mulher deve, obrigatoriamente, desejar ser mãe. E, ao mesmo tempo, começar a perguntar aos homens por que eles também escolhem, ou não, ter filhos”, afirma a autora, que desde a adolescência já refletia sobre a temática, que foi fruto da sua pesquisa no mestrado na UCP. “Tudo começou ali, nasceu no mestrado. O tema do livro já me atravessava desde a adolescência e no mestrado pude desenvolver, fazer a pesquisa, atribuir cientificidade. No mestrado construí o começo do livro. Foi lá que ele começou a tomar forma. E eu saí do mestrado e passei direto para o doutorado na UFRRJ, que acolheu a pesquisa e agora estamos desenvolvendo o tema mais voltado para essa discussão com crianças e adolescentes”, explica Amanda.

UCP recebe verba de mais de R$ 500 mil em editais para revitalização de patrimônio e investimento em tecnologia

NOTÍCIAS UCP UCP recebe verba de mais de R$ 500 mil em editais para revitalização e investimento 08  de agosto de 2025 Recursos são do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Federal, pela Capes, vinculada ao Ministério da Educação Com recursos que passam de R$ 500 mil, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) vai revitalizar a fachada do prédio principal do Campus Dom Veloso e, também, investir em tecnologia com a aquisição de equipamentos modernos para os dois campi da Instituição, onde estão distribuídos os cursos de graduação e os quatro programas de pós-graduação. A Universidade foi contemplada com dois projetos em editais do Governo do Estado e Federal que garantirão esses investimentos.  Com conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a UCP vai investir R$ 400 mil na restauração da fachada do prédio principal do Campus Dom Veloso. O apoio financeiro é da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio de edital para execução de projetos de preservação e restauro de bens culturais tombados pelo Inepac. A reforma, já devidamente autorizada pelos respectivos órgãos públicos, será iniciada ainda neste mês e tem previsão de conclusão em 10 meses. A Universidade também aplicará recursos de R$ 112 mil em tecnologia. O investimento é fruto do Programa Pró-Equipamentos do Ministério da Educação (MEC), executado por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com quatro programas de pós-graduação stricto sensu – Educação, Psicologia, Direito e em Sistemas de Engenharia – a verba será destinada à compra de equipamentos modernos, como teleprompter, iluminação, computadores e webcams, para a criação de estúdios de alta qualidade para uso na educação à distância e, também, para criação de salas de videoconferência. “A aprovação desses editais mostra a relevância da UCP como instituição de Ensino Superior na formação de tantos profissionais, mas também como importante instrumento para o desenvolvimento científico. Assim como mais que um campus, o nosso prédio vai além de uma simples construção. É um importante testemunho da história e da arquitetura da cidade, sendo um símbolo de patrimônio cultural e educacional de Petrópolis”, destaca o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani.