Universidade Católica de Petrópolis

Mestrado em Educação

Corpo Docente

Ana Carolina Carius

Doutora

Doutora em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2012). Mestre em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2006). Licenciada em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, mídias e ambientes inovadores de aprendizagem vinculado à Linha de Pesquisa Processos educativos, cultura, tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP. Tem experiência na área de ambientes inovadores de aprendizagem, com ênfase em abordagens ativas, redes sociais e educação.

  • Linha de Pesquisa:

    Processos Educativos, Cultura, Tecnologias

  • Grupo de Pesquisa:

    Tecnologias, mídias e ambientes inovadores de aprendizagem

Anderson Machado Rodrigues Alves

Doutor

Doutor em filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce, em Roma (2019). Mestre em Teologia (2019) e em filosofia (2010) pela Pontificia Università della Santa Croce, em Roma. Licenciado em Teologia pela Universidad de Navarra – Espanha (2008). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em educação da UCP. Tem experiência na área filosofia, teologia, história, educação, com ênfase em teoria do conhecimento, história da educação, filosofia da ciência, filosofia e teologia moral fundamental.

  • Linha de Pesquisa:

    Processos Educativos, Cultura, Tecnologias

  • Grupo de Pesquisa:

Antonio Flavio Barbosa Moreira

Doutor

Doutor em Educação pela Universidade de Londres (1988), com Estágio Senior Pós- Doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Londres nos períodos de janeiro a março de 2011, fevereiro a março de 2012 e fevereiro de 2013. Mestre em Educação pela UFRJ (1978). Graduado em Pedagogia pela Sociedade Universitária Augusto Motta (1974). Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971). Professor do Programa de Pós-Graduação da UCP desde 2003. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP (2003-2018). Líder do Grupo de Pesquisa “A Internacionalização do Campo do Currículo: efeitos no Brasil”, vinculado à Linha de Pesquisa Instituições educacionais, políticas públicas, práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em estudos sobre Currículo e Didática.

  • Linha de Pesquisa:

    Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas

  • Grupo de Pesquisa:

    Internacionalização do campo do currículo

Cintia Chung Marques Corrêa

Doutora

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2016). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2007). Pós-Graduação em Tecnologia Educacional pela Faculdade Plínio Leite (1995), Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2004), Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Católica de Petrópolis (2005). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1992). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP. Coordenadora e professora do curso de Pedagogia da UCP (2019/2022). Líder do Grupo de Pesquisa GEPCEP – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas, vinculado à Linha de Pesquisa Instituições educacionais, políticas públicas, práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente e currículo.

  • Linha de Pesquisa:

    Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas

  • Grupo de Pesquisa 01:

    GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas

  • Grupo de Pesquisa 02:

    GRUFOP - Grupo Formação e Práticas Docentes

Debora Breder Barreto

Doutora

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2008), com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2006). Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2003). Graduada em Comunicação Social, habilitação Cinema, pela Universidade Federal Fluminense (2000). Formada em Cinema pela Escuela Internacional de Cine, Televisión y Video de San António de Los Baños, Cuba (1992). Trabalhou em curtas e médias-metragens, exercendo diversas funções. Foi Professora Visitante junto ao Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde realizou pós-doutorado, e atualmente é Professora Adjunta da Universidade Católica de Petrópolis, integrando o Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP). Tem experiência na área de Antropologia e Educação, com ênfase em Antropologia do Cinema, Relações de Gênero, Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas:cinema e audiovisual, marcadores sociais da diferença, processos educativos e mediação cultural.

  • Linha de Pesquisa:

    Processos Educativos, Cultura, Tecnologias

  • Grupo de Pesquisa:

    GRECCA - Educação, Cultura e Contemporaneidade

Fabiana Eckhardt

Doutora

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2017); Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (2002). Professora, nomeada Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP (2019/2022). Foi Vice-diretora do Centro de Teologia e Humanidades da UCP (2013-2018) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UCP (2010- 2018). Atuou como Coordenadora Pedagógica do Colégio de Aplicação- UCP- Educação Infantil e Primeiro Segmento do Ensino Fundamental (2004- 2011). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Docências e Alteridade, IDA/UCP, vinculado à Linha de Pesquisa Instituições educacionais, políticas públicas, práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP. Tem experiência na área da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação popular, avaliação educacional, cotidiano escolar da educação infantil e alfabetização.

  • Linha de Pesquisa:

    Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas

  • Grupo de Pesquisa:

    Infâncias, docências e alteridade

Jardelino Menegat

Doutor

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2017). Doutor em Educação pela Universidade La Salle, Canoas – RS (2016). Doutor em Administração de Empresas pela Universidad de La Empresa, Montevidéu – Uruguai, (2017). Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, pela Universidade Católica de Brasília (2004). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP. Líder do Grupo de Pesquisa de Pesquisa do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro – UNILASALLE-RJ intitulado: Indicadores de qualidade educacional e a Educação lassalista na contemporaneidade: dos fundamentos às práticas. É pesquisador do grupo de pesquisa do Universidade La Salle, de Canoas – RS, em Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade da Educação: A implantação da Base Nacional Comum Curricular como uma política pública articulada ao ideário do direito a educação de qualidade: perspectivas e desafios para a sua efetivação na Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rita. Atua na educação há pelo menos 45 anos, e como gestor de educação básica e educação superior há pelo menos 40 anos.

  • Linha de Pesquisa:

    Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas

  • Grupo de Pesquisa:

    Política, Avaliação e Gestão da Educação

Leandro Couto Carreira Ricon

Doutor

Doutor (2017) e Mestre (2013) em História Comparada pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-IH-UFRJ), na linha Poder e Discurso Professor Adjunto da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. Foi Professor Visitante na Universidade de Pernambuco (UPE) entre  2019 e 2021. Líder do grupo de Pesquisa Teoria da História e Educação (UCP). Pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridade (LAPETHI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) nas linhas de Teoria da História e Historiografia e História e Interdisciplinaridade; do Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina (GEHSCAL) da Universidade de Pernambuco (UPE) na linha de História do Tempo Presente; e do Grupo de Pesquisas em Educação Musical (GEPEM-UCP), na linha de História Social da Música. É membro da Sociedade Brasileira de Teoria da História e Historiografia (SBTHH) desde 2012. Dedica-se a estudos acerca das interfaces entre Teoria e Filosofia da História e Educação.

  • Linha de Pesquisa:

    Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas

  • Grupo de Pesquisa:

    Teoria da História e Educação

Lúcia Vaz de Campos Moreira

Doutora

Doutora em em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis, onde atua como docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Família, Desenvolvimento Humano e Educação. Tem experiência nas áreas de Psicologia, Educação e Interdisciplinar, com ênfase em família e desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: família, paternidade, envolvimento paterno, maternidade, educação de filhos, relações familiares, relação família-escola, instituição de educação infantil e Psicologia do Desenvolvimento.

  • Linha de Pesquisa:

    Processos Educativos, Cultura, Tecnologias

  • Grupo de Pesquisa:

    Família, Desenvolvimento Humano, Crenças e Práticas de Educação

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel

Doutor

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2019). Doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio (2017). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013). Licenciado em Pedagogia pela Unilasalle-RJ (2010) e Bacharel em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (2009). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP. Tem experiência nas áreas de educação e comunicação, com ênfase em políticas públicas, avaliação, gestão, mídia e educação e análise de discurso. Conselheiro Estadual de Educação do Rio de Janeiro e bolsista do MEC/FNDE como articulador de regime de colaboração no Programa de Implantação da Base Nacional Comum Curricular. Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Editor-chefe da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE/ANPAE). Diretor Estadual da ANFOPE-RJ. Membro do Conselho Fiscal da ANPED.

  • Linha de Pesquisa:

    Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas

  • Grupo de Pesquisa:

    Política, Avaliação e Gestão da Educação

Sandra Cristina Motta Bortolotti

Doutora

Professora concursada da Rede Municipal de Petrópolis (1992 – atual), tendo exercido a função de Coordenadora da Educação Infantil na Secretaria de Educação da rede municipal de ensino de Petrópolis entre 2002 a 2017. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. Pesquisadora Institucional (PI) da Universidade Católica de Petrópolis (2020 – atual). Doutora (2022) e Mestre em Educação (2012), Especialista em Gestão Escolar (2004) e Graduada em Pedagogia (1993) pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Coordenadora Pedagógica do Educação Infantil (2004 a 2009) e Diretora Adjunta do Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis (2009 a 2011). Membro do Conselho Municipal de Educação de Petrópolis de 2011 a 2015. Formadora local do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2013/2014 e PNAIC Educação Infantil – 2017/2018. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em educação infantil, gestão educacional e formação de professores. Vice líder do Grupo de Pesquisa de Pesquisa Infâncias, Docências e Alteridade- IDA/UCP. 

  • Linha de Pesquisa:

    Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas

  • Grupo de Pesquisa:

    Infâncias, docências e alteridade

Rolar para o topo