Universidade Católica de Petrópolis

Mestrado em Educação

Pesquisa

Sobre a UCP

A Pesquisa

A prática da pesquisa na Universidade Católica de Petrópolis tem papel estratégico para a instituição. Cabe a ela a função de consolidar de forma equilibrada a missão da Universidade, que é propagar conhecimento e cultura sempre sob os preceitos da fé cristã. Constitui a base e, ao mesmo tempo, a perspectiva de um programa de prioridades cujo objetivo é revigorar e beneficiar, de modo constante, os corpos discente e docente da instituição, bem como a comunidade local e a sociedade em geral. A realização de pesquisas, por si só, estimula e sintetiza a grande meta da Universidade: gerar, cultivar e sustentar o conhecimento.

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A Internacionalização do Campo do Currículo: efeitos no Brasil

O objetivo do estudo é compreender o processo de internacionalização do campo do currículo bem como os seus reflexos no Brasil, evidentes em encontros e publicações sobre a temática, que possuem repercussão no trabalho e formação docentes. A pesquisa está recorrendo a estudos sobre globalização, identidade cultural e diversidade e trabalho docentes. Serão analisados textos e entrevistados especialistas em currículo.

Docente: Antonio Flavio Barbosa Moreira

Cibercultura no Brasil: impactos e desdobramentos para a construção da escola do futuro

O presente projeto tem por objetivo discutir e estudar a influência da Cibercultura no processo de aquisição e transmissão de conhecimentos, sobretudo na educação básica. Tomando como base os smartphones, os quais agregam, em suas funções, as funções de diversas ferramentas tecnológicas que existiam isoladamente até o seu aparecimento e que revolucionou a forma de comunicação e interação do ser humano com o mundo, pretende-se estudar as consequências para a sala de aula do futuro, deste tipo de instrumento e os novos cenários de ambientes de aprendizagem que emergem no universo da cibercultura e do ciberespaço.

Docente: Ana Carolina Carius

Envolvimento Paterno na Educação e Cuidado de Filhos durante a Pandemia de COVID-19

O presente projeto é desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Família, Desenvolvimento Humano, Crenças e Práticas de Educação”, vinculado à Universidade Católica de Petrópolis. O estudo tem por objetivo geral identificar como ocorreu o envolvimento paterno na educação e cuidado de filhos matriculados no Ensino Fundamental anos iniciais, durante a pandemia de Covid-19. Trata-se de pesquisa exploratória. Participarão 30 homens residentes em Petrópolis-RJ, que sejam pais biológicos ou adotivos de crianças que estejam matriculadas no Ensino Fundamental anos iniciais de escola privada. Para a coleta de dados foi construído um roteiro semiestruturado para ser aplicado como entrevista. Após a aprovação do estudo no Comitê de Ética em Pesquisa da UCP, os pais serão acessados por meio da técnica bola de neve. As entrevistas ocorrerão em local de conveniência para os participantes e, caso à época da coleta de dados ainda haja a necessidade de distanciamento social em decorrência da Pandemia de Covid-19, as entrevistas ocorrerão de modo virtual, por meio do Google Meet ou de chamada de vídeo pelo whatsapp, conforme o que for mais acessível aos entrevistados. Todos os pais assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes da entrevista, que será gravada para que nenhuma informação se perca. As gravações das entrevistas serão transcritas e haverá análise de conteúdo, do tipo temática, elaborando-se categorias a partir das respostas encontradas. Depois disso, serão calculadas as percentagens das respostas atribuídas a cada categoria.

Docente: Lucia Vaz de Campos Moreira

Educação: currículo, formação e trabalho docente

O processo de discussão, elaboração e implementação de um novo currículo, assim como o desenvolvimento da prática docente e seu acompanhamento nas escolas, exige um estudo aprofundado sobre os novos significados e interpretações que pode gerar, tanto na área de quem o elabora, quanto de quem irá implementá-lo. Nesse sentido, buscamos pensar sobre o processo de educação a partir do currículo sob a influência de múltiplas interpretações numa sociedade permeada por contradições e diferentes anseios. A compreensão sobre o processo de formação e do trabalho docente contribuirá para o entendimento sobre as práticas desenvolvidas pelos professores a partir de sua formação. Entendemos que formação docente, assim como as experiências desenvolvidas ao longo da trajetória no magistério, pode influenciar a prática pedagógica no momento da implementação de uma nova política curricular. Assim, em continuidade da linha de pesquisa desenvolvida durante o Doutorado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, apresentamos estudos e pesquisas voltados para o acompanhamento das possíveis transformações da prática docente a partir da implementação de um novo currículo nas escolas públicas de Petrópolis. Atualmente, a pesquisa está voltada para ações da equipe pedagógica das escolas na adequação curricular a partir da BNCC e suas repercussões na prática docente.

Docente: Cintia Chung Marques Correa

Formação de Professores das Infâncias: educação estética e experiência

O processo de democratização da educação no Ensino Superior colocou-nos diante da grande inserção de sujeitos oriundos das classes populares nas licenciaturas, em especial, no curso de Pedagogia. Problematizar essa chegada justifica-se porque historicamente esses sujeitos que estiveram fora dos bancos escolares, na atualidade, assumem o lugar da docência. Atenta a esse contexto, tenho me interessado em investigar a descolonização da pedagogia, buscando compreender os traços de subalternidade na formação dos professores. Esse projeto de pesquisa tem como objetivo indagar ações e práticas educativas em diferentes instâncias e contextos, tendo como referência central a descolonização das infâncias e da formação de seus professores. Para isso, dialogamos com as experiências desses sujeitos e com a educação estética, por percebermos a arte como uma linguagem descolonizadora ao possibilitar às práticas educativas seu caráter humanizante.

Docente: Fabiana Eckhardt

Gestão Educacional e das Instituições Educativas: políticas, práticas e relações com a qualidade da educação nos diferentes níveis de ensino

A pesquisa tem como temática investigativa a Gestão Educacional e das Instituições Educativas, direcionando o olhar para as políticas, as práticas e as relações destas com a qualidade da educação, nos diferentes níveis de ensino. De cunho teórico, tem como corpus investigativo fontes documentais e bibliográficas. No que se refere à qualidade da educação, alinha-se com os pressupostos difundidos pela UNESCO. Adota a Técnica de Análise de Conteúdo para a seleção, a organização e a categorização dos dados. A investigação em tela mobiliza e articula, em termos de fundamentos, os demais estudos orientados pelo coordenador, sejam estes no âmbito de TCC, monografias, dissertações ou teses.

Docente: Jardelino Menegat

Identidade e Missão das Universidades

O presente projeto estuda o desenvolvimento histórico das universidades e as mudanças referentes à sua identidade. A Universidade é uma das instituições educacionais próprias do mundo ocidental, que teve sua origem na Idade Média, e se desenvolve segundo os diversos processos filosóficos, sociais e culturais das diversas sociedades. Dessa forma, a pesquisa busca relacionar o ideal originário da Universidade, de ser um caminho em direção a algo uno (uni-versitas studiorum), com o panorama atual no qual ocorre uma fragmentação do saber, separação das diversas áreas do conhecimento e a consequente falta de comunicação entre as diversas faculdades. Traz para o debate autores modernos e contemporâneos que estudam a educação universitária em vistas de esclarecer a identidade universitária e sua missão no mundo atual.

Docente: Anderson Machado Rodrigues

Interfaces entre Público e Privado nas Políticas Educacionais: redes, atores e discursos no contexto de influência

Este projeto de pesquisa tem como objetivo reunir estudos que abordem as políticas educacionais brasileiras, destacando a interface entre o público e o privado. Sob a perspectiva do ciclo de políticas (BALL e BOWE, 1992), com especial destaque ao contexto de influência, buscar-se-á analisar objetos que tratem dessas relações. Como fio metodológico, far-se-á uso da perspectiva de redes sociais (SHIROMA, 2011), que trata das interações entre agentes públicos e privados na pauta das políticas educacionais. Dar-se-á destaque ao papel dos atores na formulação de políticas em educação, em especial os partidos políticos, as empresas, as organizações não-governamentais, as fundações de direito privado, os sindicatos, a academia e a mídia. Partindo do pressuposto teórico de que a ação política é guiada por redes sociais, em que há trocas de influências entre os agentes partícipes do projeto, buscar-se-á analisar quais as consequências práticas dessas influências para as políticas educacionais brasileiras. Por meio de análise documental, análise de conteúdo e análise de discursos, constituir-se-á o arcabouço necessário para o levantamento das questões de pesquisa, tanto no que diz respeito à educação básica, como à educação superior.

Docente: Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel

Pedagogia do Olhar: novos modos de ver e aprender

A pesquisa tem como objetivo investigar o significado da inter-relação entre leitura de texto e imagens na formação de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Colégio Estadual Dom Pedro II. Através de rodas de leitura serão trabalhados entre os alunos textos literários e filmes baseados em romances (Madame Bovary, Dom Quixote e outros) que serão debatidos com o leitor-guia, coordenador de pesquisa. O intituito do debate é investigar como os jovens se relacionam com as leituras de textos e imagens que possuem, como denominador comum,caráter narrativo, bem se dá a inter-relação entre ambas. O campo de pesquisa será o Colégio Estadual Dom Pedro II, onde serão realizadas rodas de leitura com alunos do Ensino Médio Integrado, em formação de Técnico Audiovisual, direcionados para produzir vídeos, trabalhando com roteiros que são, na maioria das vezes, extraídos de obras literárias. Ao verem um filme ou ler e debater um texto, como ocorrerá nas rodas de leitura, irão compartilhar suas dúvidas e emoções da película e do livro em questão; da mesma forma que, trabalhando um texto para produzir um roteiro, irão se deparar com as dificuldades de transpor o escrito para imagens em movimento.

Docente: Pedro Benjamin de Carvalho e Silva Garcia

Políticas e Poéticas Audiovisuais na Educação

Inserindo-se no âmbito de estudos sobre a contemporaneidade e os novos modos de produção de sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as políticas e poéticas audiovisuais vêm sendo contempladas nas escolas públicas de Petrópolis/RJ, atentando tanto para os processos de recepção, apropriação e reinterpretação de narrativas audiovisuais no cotidiano escolar, quanto para questões relativas à produção audiovisual nas escolas. Trata-se de compreender os modos pelos quais a experiência contemporânea da visualidade vem sendo incorporada nas práticas pedagógicas, interrogando em que medida essas práticas contribuem para a compreensão crítica das imagens e dos processos de sua fabricação, material e simbólica; e das estratégias de resistência, políticas e estéticas, que produzem imagens contra hegemônicas capazes de constituir novos imaginários sobre diferença e alteridade. Vinculado à linha de pesquisa Processos Educativos, Cultura, Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (PPGE/UCP), cujo objetivo é analisar as relações entre educação e mediação cultural, o projeto articula diferentes grupos de pesquisa do PPGE que têm no estudo das imagens, narrativas e experiência estética uma preocupação comum.

Docente: Debora Breder Barreto

Teoria da História e Ensino de História

Objetiva debater as interfaces entre a Teoria da História, compreendida como um campo autônomo da historiografia e da Filosofia da História, e a Educação e, em sentido específico, o ensino de História. Destarte, busca-se, a partir da discussão metodológica, teórica e conceitual, problematizar os diálogos possíveis entre o pensamento de autores como Walter Benjamin, Michel de Certeau, Jörn Rüsen, Carlo Ginzburg e E. P. Thompson e a Educação brasileira e sua pesquisa.

Docente: Leandro Couto Carreira Ricon

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