Universidade Católica de Petrópolis

Mestrado em Psicologia

Corpo Docente

INÍCIO

SOBRE O CURSO

CORPO DOCENTE

CORPO DISCENTE

INGRESSO

PESQUISA

BOLSAS E CONVÊNIOS

PRODUÇÕES

Adriana de Oliveira Afonso

Doutora

Biomédica graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997), com Mestrado e Doutorado em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005 e 2009 respectivamente). Responsável pela implementação do curso de Biomedicina no Centro Universitário La Salle – Niterói (Unilasalle), atuando como Coordenadora do Curso desde 2024. Responsável pela implementação do curso de Biomedicina na Universidade Católica de Petrópolis, atuando como Coordenadora do Curso desde 2010. Professora do Programa de Pós Graduação stricto sensu em Psicologia da mesma Universidade.

Cleia Zanatta C. Guarnido Duarte

Doutora

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho – Braga/Portugal; Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007); Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986); possui Graduação pela Universidade Católica de Petrópolis em Pedagogia (1973), em Psicologia (1981) e em Direito (1999). Professora Permanente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (desde 2012) e do Curso de Psicologia da UCP(desde 1987), em regime de dedicação integral. Foi responsável pelo Setor de Psicopedagogia no Centro Interdisciplinar para Desenvolvimento da Personalidade – CIDEPE (1982 a 1986); professora em Cursos de Graduação da UCP (1984 a 1986); Diretora da Faculdade de Educação da UCP (1999 a 2002); Diretora da Faculdade de Psicologia da UCP (2003 a 2006); Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCP (2013 a 2016) e Coordenadora do Curso de Psicologia da UCP (2007 a 2016). Líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação, vinculado à Linha de Pesquisa Processos Cognitivos, Integração Social e Problemas Sociais do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Psicologia da UCP (desde 2009) e responsável pelo projeto de pesquisa Autorregulação de Valores e Sentido de Vida (desde 2014). Integra o Programa de Pesquisa Internacional Scholas Occurrentes, coordenado pelo Papa Francisco, através do Projeto Arco-Íris em parceria com a Universidade do Minho – Braga/Portugal e pertence ao GT Psicologia e Religião que integra a Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Cristiano Queiroz de Oliveira

Doutor

Doutor em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF) – FIOCRUZ. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pelo IFF/FIOCRUZ e Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e Desporto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve estudos em duas linhas de pesquisa: Avaliação física de crianças e adolescentes e variáveis do treinamento físico. Criou em 2004 o Centro de Exercícios Físicos para Pacientes com Fibrose Cística do Instituto Fernandes Figueira – FIOCRUZ. Foi preparador físico do Serrano Futebol Clube (2016 a 2018), vice-campeão Carioca da série C de futebol profissional no ano de 2016. Criou em 2017 o Laboratório de Ciências do Esporte e do Exercício (LaCEE) da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Atualmente é Coordenador do curso de Educação Física da UCP e Professor do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis.
 

Fabio de Freitas Guimaraes

Doutor

Doutor em Psicologia pelo Pontificia Università Gregoriana – Roma (2024), com reconhecimento pela PUC – RJ. Mestre em psicologia pela Pontificia Università Gregoriana – Roma (2010/11). Possui graduação em Psicologia pela mesma Pontificia Università Gregoriana – Roma (2007 – 2009/10), com reconhecimento pela UFRJ e títulação em formação de psicologo (CRP: 05/44228). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano; Psicologia Pastoral; Saúde mental e emocional; Psicologia da Personalidade e avaliação da personalidade; Acompanhamento psicoterapeutico com abordagem psicodinamica e comportamental. Possui ainda o título de Bacharel em Filosofia pela Faculdade Esclesiástica de Filosofia João Paulo II (Rio de Janeiro – 2000); o título de Bacharel em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro – 2004); e a graduação incompleta em Farmácia pela UFRJ (1998 – 2001) por causa do início da graduação em teologia.

José Aparecido da Silva

Doutor

Mestre e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e Pós-doutorado em Percepção e Psicofísica pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, USA. Livre Docente e Professor Titular Sênior em Psicometria e Medidas em Psicologia do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP. Foi Chefe do Departamento de Psicologia e Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, um dos programas conceituados com a nota 7 (máxima) pela CAPES. Foi também Vice-Diretor e Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Coordenador Científico da área de Psicologia, no CNPq, Presidente e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia e Coordenador Local da International Society for Psychophysics. Membro da American Psychological Association, da International Society for Psychophysics, é o único pesquisador em Psicologia do Brasil membro da Psychonomic Society. Membro da Academia de Ciências de Ribeirão Preto. Os tópicos básicos que têm investigado são: percepção espacial, controle visual da ação, psicofísica social e clínica e a teoria geral da mensuração (escalas, testes, inteligência, dor, atributos subjetivos). É autor dos seguintes livros: Percepção: Múltiplas Visões, São Paulo: FCA, 1990; Reflexões sobre Universidade, Ciência e Pós-Graduação. Ribeirão Preto: Holos, 2001; Psicologia & Comportamentos. Ribeirão Preto: Canavaci, 2003; Inteligência Humana: Abordagens Biológicas e Cognitivas. São Paulo: Lovise, 2003; Inteligência: Resultado da Genética, do Ambiente ou de Ambos?. São Paulo: Lovise, 2004; Avaliação e Mensuração de Dor: Pesquisa, Teoria e Prática. Ribeirão Preto: Funpec, 2006; Cientistas de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Funpec, 2007; Inteligência para o Sucesso Pessoal e Profissional. Ribeirão Preto: Funpec, 2007, 2017 e Universidade em Debate: CCS, 2007. Recentemente, 2017, publicou o livro “O processo de liderança”. Editou vários números especiais de periódicos científicos, nacionais e internacionais, dedicados aos Processos Sensoriais e Perceptuais, à Inteligência e a Dor. Atualmente faz parte do corpo editorial das revistas Psychologica, Paidéa, Psicologia: Reflexão e Crítica, Medicina e Sage Publications USA. Sendo um dos pesquisadores que teve seus dados biográficos incluídos no Whos is Who in the World, na edição de 1988 e na edição especial do ano 2000, foi Professor Visitante da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (USA), Universidade de Hokkaido (Japão), Universidade de Padova (Itália), Universidade de Paris, XI – Orsay (França), e Universidade de Coimbra (Portugal). Na Universidade de Coimbra é Co-Coordenador do Mestrado em Psicologia Experimental e, na Universidade Nacional de Tucumán (Argentina), é co-coordenador do Centro Associado de Pós-graduação apoiado pela CAPES (Brasil) e pela SPU (Argentina). Em 2017 criou e é o coordenador do Curso de MBA da USP Comportamento nas Organizações. Ministra no PECE USP/POLI as disciplinas Inteligência Emocional e O Processo de Liderança. Ex-Prefeito do Campus Administrativo da USP de Ribeirão Preto. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório Virtual de Cognição e Leitura da USP-RP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis.

  • Grupo de Pesquisa:

    Laboratório Virtual de Neuropsicometria Afetiva, Cognitiva e Comportamental - LAVINACC

Julio Cesar Cruz Collares da Rocha

Doutor

Estágio pós-doutoral em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014). Doutorado (2013) e Mestrado (2007) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação, Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2003), Professor Adjunto Permanente no Mestrado e na Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e Professor Adjunto Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Comunitária, História da Psicologia, Psicologia Grupal, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia do Desastre, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, história da psicologia, políticas públicas, grupos, comunidade, educação, desastre, desigualdades sociais, cidadania, saúde, religião, política e gênero.

Lúcia Vaz de Campos Moreira

Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005). Desde março de 2021 é professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), onde atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Psicologia e na graduação em Psicologia. Também na UCP foi docente no Programa de Pós-graduação em Educação de 2021 a 2024. É líder do Grupo de Pesquisa Família, Desenvolvimento Humano, Crenças e Práticas de Educação e vice-coordenadora do GT da ANPEPP “Famílias e processos de desenvolvimento, saúde e educação”.Tem experiência nas áreas de Psicologia, Educação e Interdisciplinar, com ênfase em família e desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: família, paternidade, envolvimento paterno, maternidade, educação de filhos, relações familiares, relação família-escola, instituição de educação infantil e envelhecimento. Foi professora do Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea (de abril de 2006 a fevereiro de 2021) e do curso de Psicologia (de 2017 a fevereiro de 2021) da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea (de julho de 2014 a outubro de 2019 e de março de 2020 até fevereiro de 2021) e integrou o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Psicologia da referida Universidade de 2017 a outubro de 2019. Foi líder do grupo de pesquisa Família e Desenvolvimento Humano e pesquisadora do grupo Família em Mudança até fevereiro de 2021. Foi vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UCSal (até fevereiro de 2020).

Luciana Xavier Senra

Doutora

Doutora (2016) e Mestra (2012) em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF na linha de pesquisa Processos Psicossociais em Saúde. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPB. Psicóloga pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, atualmente UniAcademia (2007). Coordenadora e Professora do Curso de Mestrado em Psicologia; Professora da Especialização Lato Sensu e da Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis-UCP/RJ. Possui experiência em Psicologia Clínica na abordagem da Terapia Cognitiva e Terapia do Esquema desde 2008. Coordena o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Cognição Social-NEICOS e colabora com o Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social-NEVAS da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Membro do GT ANPEPP Famílias e processos de desenvolvimento, saúde e educação. Desenvolve e tem interesse em pesquisas com ênfase em Cognição Social e Saúde abrangendo os temas estereótipos de gênero, agressividade, violências e saúde mental em contextos familiares, educacionais e sociais; e em Psicologia Clínica sobre processos mentais, afetivos e sociocognitivos especialmente nos transtornos de humor.

Luís Antônio Monteiro Campos

Doutor

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1986), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), estágio pó-doutoral com o professor Helmuth Krüger (2018). Especialista em Logoterapia pela Sociedade Brasileira de Logoterapia, especialista em Psicologia Jurídica e Clínica pelo CFP. Foi Diretor de Unidade de Saúde por 8 anos. Foi Coordenador de Saúde Mental do Município de Duque de Caxias.Foi Presidente do Conselho Municipal Antidrogas do município de Duque de Caxias por dois mandatos consecutivos. Foi Membro do Conselho Municipal de Assistência Social do Município de Duque de Caxias. Membro do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Coordenador do Projeto Adolescer junto a FIA durante oito anos. Foi Coordenador de projetos do UNDCP/ONU. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Gestor do processo de seleção dos voluntários para o PAN de 2007. Co-gestor do processo de seleção dos voluntários do Rock in Rio 2011. Idealizador e um dos elaboradores do Click-profissão. Foi Coordenador de Curso de Psicologia, Coordenador de pesquisa. Diretor do curso de Psicologia, Coordenador Pedagógico Nacional dos Cursos de Psicologia e Gestão Hospitalar da Estácio. Atuou no do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estácio de Sá, Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia, Membro da Sociedade Americana de Psicologia. Atualmente é psicólogo licenciado da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e professor Universitário e Foi Coordenador do Mestrado em Psicologia da UCP e atualmente professor da UCP e professor da PUC-RIO. Participante do International Child Mental Health – Study Group (ICMH-SG). Membro fundador do Laboratório Virtual de Neuropsicometria Cognitiva, Afetiva e Comportamental LAVINAC. Parecerista da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Parecerista ad hoc da Sociedade Brasileira de Psicologia Social, Consultor ad-hoc – Universidade Federal do Paraná, Foi Parecerista do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Responsável pelo PPC dos Cursos de Gestão Hospitalar e Psicologia nas modalidades presencial e a distância. Professor e conteudista da modalidade a distância desde 2006. Tem experiência na área de Psicologia e Gestão, com ênfase em Gestão Educacional, Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: crenças, estereótipos, adolescência, atitudes e Gestão de IES. Representante Regional da Sociedade Brasileira de Psicologia(SBP) do Estado do Rio de Janeiro – Gestão 2022-2023. Com artigos e capítulos de livros publicados nas áreas de interesses.

Pollyanna Santos da Silveira

Doutora

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Mestrado em Psicologia com ênfase em Processos Psicossociais em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010), estudando estigma de profissionais da saúde mental em relação ao cuidado de pacientes com problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas. Doutorado em Ciências da Saúde no Departamento de Psicobiologia, junto a Disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas pela Universidade Federal de São Paulo (2014), investigando a influência de estigma internalizado entre pacientes em tratamento no Centro de Referência para Álcool, Tabaco e Outras Drogas de São Paulo. Bolsista de Gestão em Ciência e Tecnologia da FAPEMIG, coordenando ações relacionadas ao desenvolvimento de inovações no tratamento clínico e psicossocial de pessoas com problemas relacionados ao consumo de Álcool e Outras Drogas (2014-2015). Pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, realizando a análise de viabilidade de um protocolo para redução de estigma internalizado baseado em fundamentos da terceira onda das terapias cognitivas, com especial ênfase em aceitação e compromisso (2015-2016). Pesquisadora do Centro de Referência, Pesquisa e Intervenção em Álcool e Outras Drogas (CREPEIA-UFJF), com atuação em projetos financiados por agências de fomento nacionais e internacionais, incluíndo PROCAD (UFJF-UNIFESP) e Projeto de Pesquisas para o SUS (PPSUS-FAPEMIG). Professora adjunta e membro permanente do programa de Mestrado em Cognição Social da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professora Colaboradora do Programa de Mestrado em Psicologia da UFJF (PPG-PSI). Membro da Rede Latino Americana para Estudos Sobre Estigma, desenvolvendo treinamento e capacitação para profissionais de saúde para redução de estigma . Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Cognição Social. Psicóloga Clínica com formação em ACT pelo Instituto de Psiquiatria da USP vinculado ao HCFMUSP. Atua como psicóloga e supervisora clínica com ênfase em terapias cognitivas e comportamentais de terceira onda e terapia de aceitação e compromisso.