A prática da pesquisa na Universidade Católica de Petrópolis tem papel estratégico para a instituição. Cabe a ela a função de consolidar de forma equilibrada a missão da Universidade, que é propagar conhecimento e cultura sempre sob os preceitos da fé cristã. Constitui a base e, ao mesmo tempo, a perspectiva de um programa de prioridades cujo objetivo é revigorar e beneficiar, de modo constante, os corpos discente e docente da instituição, bem como a comunidade local e a sociedade em geral. A realização de pesquisas, por si só, estimula e sintetiza a grande meta da Universidade: gerar, cultivar e sustentar o conhecimento.
A fim de minimizar as consequências do processo de estigmatização, diversas iniciativas têm sido propostas em todo o mundo, contudo a maioria destas intervenções tem focado em ações da perspectiva do estigmatizador. Uma das intervenções que tem apresentado melhores evidências de efetividade para a redução do estigma internalizado é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) que apresenta como conceito principal a flexibilidade psicológica, conceituada como a capacidade de entrar em contato com o momento presente e as experiências internas e, de acordo com o contexto, persistir ou alterar a busca de objetivos e valores pessoais. O presente estudo tem por objetivo desenvolver e avaliar a primeira intervenção baseada em ACT voltada para redução de estigma internalizado entre de dependentes de substancias realizada no Brasil.
Este projeto preventivo está orientado para discutir com alunos do Ensino Fundamental (tipicamente dos 3º, 4º e 5.º anos) do Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis e de quatro escolas públicas do Município de Petrópolis, questões sobre estratégias e processos de autorregulação da aprendizagem, equipando-os para poderem enfrentar as suas tarefas de aprendizagem com maior qualidade e profundidade. A ferramenta Travessuras do Amarelo perdido no Bosque corresponde ao texto que descreve um conjunto de aventuras vividas pelas cores do arco-íris em busca do seu amigo Amarelo perdido no bosque. Esta história constitui uma oportunidade para trabalhar estratégias de aprendizagem e processos de autorregulação, capacitando-os para aprender a aprender e, desta forma, promover o sucesso escolar futuro. Neste sentido, é oferecido aos professores um marco teórico que lhes permite compreender a estrutura do projeto e um leque variado de propostas de atividades a desenvolver a partir da narrativa. Este projeto visa: Ensinar processos de autorregulação da aprendizagem. É importante que os alunos, quanto mais cedo melhor, conheçam os processos envolvidos no aprender, no trabalho de equipe e na resolução de problemas. Este conhecimento declarativo e procedimental sobre os processos envolvidos no aprender, facilitará o conhecimento condicional sobre como e onde aplicar as estratégias de autorregulação aprendidas. O desenho deste projeto está orientado para que as crianças reflitam sobre os processos e as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos protagonistas da estória, enquanto treinam a aplicação destas estratégias de aprendizagem na escola e na sua vida. Trata-se de um projeto de pesquisa-intervenção que apresenta um formato de infusão curricular. Não pretende ser mais uma atividade ou um conjunto de tarefas a desenvolver a margem do currículo, mas sim uma proposta que pretende trabalhar processos transversais ao aprender: planejar as tarefas, estabelecer objetivos, organizar recursos, monitorizar as tarefas, combater os distratores e avaliar os produtos, a partir de uma estória que funciona apenas como o ponto de partida.
O estigma aparece como um fator que influencia os resultados das intervenções dos serviços de saúde e se constitui como uma variável importante para a melhoria na qualidade de vida de pessoas acometidas por alguma doença. Torna-se necessário, no entanto, avançar em relação ao desenvolvimento e à implementação de intervenções e de estratégias voltadas especificamente para a redução do estigma e que sejam realizadas, sobretudo, junto aos profissionais da saúde, de modo a avaliar a sua efetividade. A proposta se baseará em três ações principais. A primeira será de um estudo multicêntrico internacional de desenho quase-experimental e descritivo, na qual será avaliada uma intervenção voltada para profissionais da área de saúde para a redução da estigmatização em relação aos usuários de álcool e outras drogas. Além disso, serão utilizadas abordagens qualitativas para compreender como são formadas e mantidas tais concepções sobre os usuários de drogas. Uma segunda ação será no sentido do fortalecimento da rede de investigadores internacionais, através de fóruns, discussões e divulgação ao público geral sobre os impactos da estigmatização e do preconceito em relação aos usuários de drogas. Para tal, será criado o Observatório Latinoamericano Sobre Drogas, Estigma e Direitos Humanos (OLADEDH), no qual serão utilizadas estratégias de buscas de pesquisas e boas práticas na área de drogas e direitos humanos para a sua difusão e disseminação entre os países. A terceira tem por objetivo desenvolver e avaliar a primeira intervenção baseada em ACT voltada para redução de estigma internalizado entre de dependentes de substancias realizada no Brasil. Espera-se que com este estudo seja possível implementar estratégias para a redução do estigma no tratamento de dependentes, a fim de garantir que os benefícios do tratamento se mantenham ao longo do tempo e, ainda, que com essas estratégias, os profissionais consigam melhorar a adesão desses pacientes ao tratamento aumentando a qualidade e efetividade da rede de atenção aos usuários de drogas.
O projeto tem como foco de investigação conhecer estratégias de autorregulação de valores, a partir do referencial teórico da Logoterapia, utilizadas por estudantes universitários e mensuradas por uma escala construída pela pesquisadora, cujos resultados serão comparados aos resultados da mensuração da intensidade de sentido de vida apresentada por estes estudantes. Parte-se do pressuposto de que quanto mais os estudantes regulam suas aprendizagens de valores, melhoram a intensidade de sentido em suas vidas. Neste projeto optou-se por avaliar o comportamento de estudantes universitários em relação aos valores perdão e esperança (através de escalas que foram validadas com a população brasileira pela pesquisadora) e de que forma estes valores, interferem sobre a intensidade de sentido de vida dos participantes. A tarefa autorregulatória de aprendizagem de valores envolve competências pessoais dos estudantes para discerni-los a partir do desenvolvimento de habilidades para o exercício do juízo moral que promova sentido de vida.
O curso de Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis junto ao Núcleo de Estudos Interculturais vem apresentando alternativas para viabilizar suas pesquisas e particularmente para consolidar grupos de pesquisa trabalhando na mesma linha temática. A criação do grupo de pesquisa abre caminho para a desejada integração entre ensino de graduação e de pós-graduação, pesquisa e extensão. Além da participação de alunos de graduação e pós-graduação com o objetivo de introduzi-los na produção científica da Universidade, poderá haver ainda a participação de bolsistas do ensino médio, de graduação e de pós-graduação, vindo a constituir oficialmente linha de pesquisa de âmbito nacional e até internacional da Universidade Católica de Petrópolis. A criação deste grupo permitirá parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais que já vem sendo mantidas pelos Líderes e participantes, além da integração com professores de diversos cursos desta Universidade.
Projeto de pesquisa realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, executado no Núcleo de Itaipava, na cidade de Petrópolis, a fim de investigar os fatores que influenciam a tomada de decisão de juízes e como estes consideram os resultados de avaliações psicológicas nos processos da Vara de Família. Interessa-nos entender os sistemas de crenças e suas influências.
A Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici será utilizada em pesquisa de caráter exploratórias e quali-quanti, versando sobre temáticas relacionadas ao Corpo, Saúde, Identidade, Gênero, Cultura e Sociedade em diferentes contextos grupais. Utilizamos a grande Teoria de Serge Moscovici e a Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric. Os participantes da pesquisa são estudantes, professores e profissionais diversos, serão aplicados questionários com testes de evocação livre e questões abertas exploratórias, seguidas de perguntas de caracterização dos participantes. A análise de dados será com análise da evocação, de conteúdo e descritiva. Os resultados serão discutidos, prioritariamente, a luz da psicologia social.
A violência escolar é tipo violência interpessoal expressa em contexto educacional nas formas de atos agressivos e violentos de cunho psicológico, físico, verbal, sexual, danos patrimoniais, institucionais, envolvendo alunos, professores, gestores, a instituição escola, a família e a comunidade. Esse fenômeno traz significativos impactos para o desenvolvimento sociocognitivo (dificuldades de tomada de decisão, isolamento social decorrente da restrição das interações com pares) e para a saúde mental (com a ocorrência de quadros de ansiedade e depressão) de adolescentes e demais atores da instituição escolar, prejudicando-os em diferentes dimensões de vida, sobretudo na experiência estudantil. Tendo isso em vista, a presente proposta de estudo envolve uma pesquisa transversal aplicada, de natureza observacional, abordagem quantitativa descritiva e caráter exploratório, cujo objetivo é estudar os impactos da violência escolar para a saúde mental e para as interações sociais de adolescentes. A alocação dos participantes, de ambos os sexos e com faixa etária entre os 12 e os 17 anos, será em ambiente virtual por meio de amostragem não probabilística intencional, obtida por saturação da adesão voluntária dos estudantes matriculados em escolas da rede municipal, entre o sexto e o nono anos do ensino fundamental e entre o primeiro e terceiro anos do ensino médio. Para viabilização da proposta de pesquisa, há parcerias com escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro para apoio, desenvolvimento e continuidade para posterior divulgação do resultado geral do estudo pretendido. Essa parceria permite o acesso ao público alvo da proposta por meio da inquirição através de questionários sociodemográfico, de investigação da violência escolar, rastreio de ansiedade e de suporte familiar. Isto é, por meio dessa estratégia, instrumentos e cuidados éticos na pesquisa com seres humanos, pretende-se dar ampliar os estudos para melhor compreender as situações violência escolar entre adolescentes, bem como os tipos de impactos para a saúde mental por meio do rasteio de ansiedade; e para o desenvolvimento sociocognitivo desse público, que tende estar comprometido por conflitos.
O contexto atual de distanciamento social disseminou práticas psicológicas mediadas por diferentes dispositivos tecnológicos de comunicação e ampliou significativamente a adesão de psicólogos às referidas intervenções em diferentes contextos: psicoterapia, atenção em saúde, psicologia organizacional, hospitalar e educacional, além das supervisões e atividades de formação em psicologia. O atendimento on-line por psicólogos, prática recentemente reconhecida mas pouco difundida, tornou-se o principal meio de atuação profissional. Diante deste quadro o problema que orienta este projeto de pesquisa é: Como práticas mediadas por tecnologias estão sendo desenvolvidas por psicólogos na atual crise sanitária de COVID-19 no estado do Rio de Janeiro? O objetivo é realizar estudos que busquem compreender as possibilidades de intervenção de psicólogos mediadas por tecnologias no contexto da pandemia de COVID-19, seus efeitos para os profissionais e pessoas atendidas. Desse modo, tem-se aqui, um valor de pesquisa amplo, uma vez que a proposta de realização de estudos que trafeguem sobre bases tão difusas e atuais pode colaborar com a produção de conhecimento que contribuam para estabelecer estratégias no campo da ciência psicológica para a atuação com as novas formas de interação com as TICs, gerando dados que possam contribuir para a consolidação de abordagens e práticas que se construíram em caráter emergencial mas que tendem a serem incorporados aos serviços em psicologia definitivamente.