Universidade Católica de Petrópolis

Mestrado em Psicologia

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A prática da pesquisa na Universidade Católica de Petrópolis tem papel estratégico para a instituição. Cabe a ela a função de consolidar de forma equilibrada a missão da Universidade, que é propagar conhecimento e cultura sempre sob os preceitos da fé cristã. Constitui a base e, ao mesmo tempo, a perspectiva de um programa de prioridades cujo objetivo é revigorar e beneficiar, de modo constante, os corpos discente e docente da instituição, bem como a comunidade local e a sociedade em geral. A realização de pesquisas, por si só, estimula e sintetiza a grande meta da Universidade: gerar, cultivar e sustentar o conhecimento.

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Linha de Pesquisa: Processos Cognitivos, Interação Social e Problemas Sociais

Estereótipos, diferenças de gênero e violência interpessoal: implicações para a cognição social e saúde mental de homens e mulheres jovens e adultos

A proposta dessa pesquisa decorre dos desdobramentos iniciais da pesquisa intitulada Violência de gênero e sexismo: um estudo correlacional sobre crenças, atitudes, estereótipos de gênero e autoestima, desenvolvida em parceria insterinstitucional entre grupos de pesquisa de duas universidades parceiras público-privada. Pretende-se estudar os estereótipos, as diferenças de gênero e a violência interpessoal, por meio da identificação e levantamento dos tipos de implicações para a cognição social e saúde mental de homens e mulheres jovens e adultos. Para isso, será realizado um estudo transversal, exploratório e descritivo com uso de abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas na coleta e análise dos dados visando investigar estereótipos, diferenças de gênero e violência interpessoal com as respectivas implicações para a cognição social e saúde mental de homens e mulheres jovens e adultos, com idades entre 15 e 59 anos, estudantes de ensino médio e universitário, alcançado por amostragem de saturação. Os dados serão coletados mantendo a privacidade e anonimato das informações, sendo apuradas apenas as respostas aos questionários. Estas, posteriormente às análises, serão divulgadas para toda a comunidade acadêmica e demais seguimentos da sociedade interessados no tema. A abordagem dos participantes será híbrida, ou seja, em ambiente escolar e em horário letivo presenciais e/ou em ambiente virtual, resguardando os cuidados éticos para autonomia de participação, sigilo e privacidade, tal como orienta a Resolução n 466 de 2012. Os instrumentos para a coleta de dados consistem em: (a) termo de assentimento com explicações sobre a pesquisa para o público de 15 a 17 anos e 11 meses (Apêndice A); (b) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para o público de 18 à 59 anos; (c) um questionário de caracterização sociodemográfica para traçar o perfil dos participantes, o qual explora dados sobre a rede de ensino a que pertencem; faixa etária, gênero, grupo étnico, religião, composição familiar e informações estudantis, de acordo com o critério da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP, 2022); (c) um questionário semiestruturado contendo duas dimensões para investigar: (I) estereótipos e diferenças de gênero; (II) Violência interpessoal com base no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023; e, (d) questionário PHQ para rastreio de dados de saúde geral, ansiedade, estresse e depressão. A coleta de dados com esses instrumentos será em ambiente escolar presencial e/ou virtual e demandará um tempo de aproximadamente vinte minutos para preenchimento. Os dados serão analisados sob descrição e testagem inferencial estatísticas e na perspectiva qualitativa com análise temática depreendida da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Espera-se identificar e conhecer com mais clareza os quais as repercussões desencadeadas pelos estereótipos de gênero, diferenças entre homens e mulheres e situações de violência interpessoal à saúde mental e à cognição social de jovens e adultos. A pesquisa foi aprovada no comitê de ética sob CAAE 72333323.0.0000.5281.

Docente: Luciana Xavier Senra

Competências autorregulatórias de Valores e Bem-estar Psicológico de Padres Católicos no Brasil

O presente projeto propõe-se a investigar a relação entre os temasautorregulação de valores, considerando os estudos sobreautorregulação no contexto da Psicologia Sociocognitiva deBandura (2001), Zimmerman et al. (2001) e Rosário et al. (2014);valores, na perspectiva da teoria de Viktor Frankl (2001) e bem-estar psicológico, conforme contribuições de Ryff e Singer (2008),numa amostra em torno de 300 padres católicos brasileiros.Entende-se por autorregulação o processo de autodireção, por meiodo qual as pessoas transformam as suas aptidões mentais emcompetências para atingir seus objetivos. A concepção de valoresadotada por Frankl advém das contribuições de Max Scheler (1948,p. 106) que conceitua valores como entidades que resultam daintencionalidade das pessoas, não necessariamente de caráterlógico, mas de um tipo sentimental. Os estudos acerca do bem-estar psicológico (BEP), o conceituam como o processo desatisfação e o sentimento de completude no ser humano. A partirdestas reflexões definiu-se como questão a ser investigada: querelações se pode estabelecer entre competências autorregulatóriasde valores e bem-estar psicológico numa amostra de padrescatólicos brasileiros?. Definiu-se como objetivos específicos:conhecer competências autorregulatórias de valores apresentadaspela amostra; identificar dimensões de bem-estar psicológicoapresentadas pelos participantes investigados; correlacionar,empiricamente, os constructos autorregulação de valores e bem-estar psicológico, considerando as variáveis sociodemográficasdelimitadas nesta pesquisa. Metodologicamenteoptou-se por umainvestigação empírica, quantitativa, do tipo correlacional,comparativa, descritiva, que pretende trabalhar com uma amostrapor conveniência, em torno de 300 padres católicos do Estado doRio de Janeiro (Leste 1). A coleta de dados utilizará trêsinstrumentos: 1 - Escala de Autorregulação de Valores de Zanatta eRosário (2016), 2 - Escala de Bem-Estar Psicológico (EBEP) deRiff (1989), 3 - Questionário sociodemográfico. O processo decoleta de dados será feito de maneira online, com o auxílio daferramentagoogle forms, utilizando-se de um link, que será enviadoaos participantes, por meio doWhatsApp, mediante a aprovação doprojeto no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Católicade Petrópolis, ocorrida em 2022/2 e da aprovação dos bispos decada diocese do Leste 1. A análise de dados será feita a partir derecursos estatísticos adequados aos objetivos da pesquisa, com autilização do SPSS.

Docente: Cleia Zanatta Clavery Guarnido Duarte

Estigma e Saúde: Análise dos Impactos Psicossociais na Inclusão e no Cuidado

O estigma associado a condições de saúde como HIV e transtornos mentais é um fator que contribui para barreiras no acesso ao tratamento, piora da qualidade de vida e perpetuação da discriminação social. Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a manifestação e os impactos do estigma em indivíduos que vivem com HIV e/ou transtornos mentais, analisando as diferenças e semelhanças entre esses dois contextos.Por meio de uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos (questionários e escalas padronizadas) e qualitativos (entrevistas semiestruturadas), o estudo pretende identificar fatores determinantes do estigma, suas consequências psicossociais e estratégias para sua mitigação. A pesquisa será conduzida com pacientes, profissionais de saúde e membros da comunidade, a fim de compreender percepções e atitudes em diferentes perspectivas.Os resultados esperados incluem a identificação de padrões de estigmatização, o impacto do estigma na adesão ao tratamento e no bem-estar dos indivíduos afetados, além da proposição de estratégias para reduzir preconceitos e promover uma abordagem mais humanizada na atenção à saúde. O estudo contribuirá para o desenvolvimento de políticas públicas e ações educativas que possam minimizar os efeitos do estigma e melhorar a inclusão social dessas populações.

Docente: Pollyanna Santos da Silveira

A Relação entre aptidão física, aspectos cognitivos e emocionais em adolescentes participantes de esportes

A prática esportiva parece ser um fator interveniente no desenvolvimento das habilidades para vida. Além disso, estimula neurotransmissores potenciais para a regulação emocional dos jovens. Todavia, a maioria dos esportes tem dependência com muitas habilidades físicas, como por exemplo capacidade de aceleração, capacidade de realizar trocas rápidas de direção, capacidade de se recuperar para corridas máximas, flexibilidade, resistência aeróbia e força muscular. Objetivo: investigar a relação entre aptidão física, aspectos cognitivos e emocionais em adolescentes participantes de esportes. Métodos: Serão realizados estudos transversais através de visitas para avaliações da aptidão física, de aspectos cognitivos e emocionais entre jovens participantes de esportes. As coletas de dados ocorrerão no Laboratório de Ciências do Esporte e do Exercício (LaCEE) da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Docente: Cristiano Queiroz de Oliveira

Envolvimento paterno na educação e cuidado de filhos durante a pandemia da COVID-19

O presente projeto é desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Família, Desenvolvimento Humano, Crenças e Práticas de Educação”, vinculado à Universidade Católica de Petrópolis. O estudo tem por objetivo geral identificar como ocorreu o envolvimento paterno na educação e cuidado de filhos matriculados no Ensino Fundamental anos iniciais, durante a pandemia de Covid-19. Trata-se de pesquisa exploratória. Participaram 30 homens residentes em Petrópolis-RJ, que eram pais biológicos ou adotivos de crianças que estavam matriculadas no Ensino Fundamental anos iniciais de escola privada. Para a coleta de dados foi construído um roteiro semiestruturado aplicado como entrevista. Após a aprovação do estudo no Comitê de Ética em Pesquisa da UCP, os pais foram acessados por meio da técnica bola de neve. As entrevistas ocorreram em local de conveniência para os participantes. Todos os pais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes da entrevista, que foi gravada para que nenhuma informação se perdesse. As gravações das entrevistas foram transcritas e houve análise de conteúdo, do tipo temático, elaborando-se categorias a partir das respostas encontradas. Depois disso, foram calculadas as percentagens das respostas atribuídas a cada categoria.

Docente: Lúcia Vaz de Campos Moreira

Experiência emocional de usuários de marcadores genéticos para testes de diagnóstico

Os testes genéticos preditivos têm se tornado ferramentas cruciais na medicina personalizada, permitindo identificar predisposições a doenças como câncer e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Apesar do avanço tecnológico, a decisão de realizar esses testes é influenciada por fatores psicossociais complexos, incluindo percepções de risco, crenças sobre saúde, impacto emocional e contexto social. A cognição social tem explorado esses fatores, especialmente no contexto do câncer, mas há lacunas no entendimento das motivações para testes preditivos em doenças neurodegenerativas e na comparação entre essas condições. Este projeto de pesquisa propõe investigar os fatores motivacionais que influenciam a decisão de realizar ou não testes genéticos preditivos para essas doenças, com foco em aspectos psicossociais.

Docente: Adriana de Oliveira Afonso

Representações sociais de comunidade segundo estudantes de Psicologia do Município de Petrópolis - RJ: um estudo longitudinal

Nosso objetivo é analisar as representações sociais de comunidade segundo estudantes de Psicologia de uma instituição de ensino superior (IES) da região serrana do Rio de Janeiro, comparando-as aos resultados da mesma pesquisa realizada em 2015 com o mesmo tipo de grupo. O instrumento de pesquisa produzido à luz da teoria das representações sociais, servirá para analisar o conhecimento social partilhado pelos estudantes sobre o objeto de pesquisa e proporcionar a familiarização com a comunidade para futuros profissionais de Psicologia. Além disso, oferecerá uma técnica psicossocial para aproximar pesquisadores e mediadores da experiência comunitária, visando autogestão e transformação social. Quanto ao método, participarão da pesquisa 250 estudantes de Psicologia de uma instituição de ensino superior (IES) da região serrana do Rio de Janeiro. Realizaremos a coleta de dados por meio de questionário composto pelas seguintes questões: teste de associação livre de palavras (TALP) para o termo indutor "comunidade", questões exploratórias sobre aspectos constitutivos de comunidade, um espaço para produção do desenho sobre comunidade, além de caracterização dos participantes. Os dados do TALP serão analisados utilizando a análise prototípica e os desenhos sofrerão análise de conteúdo. Esperamos conhecer as representações sociais de comunidade dos estudantes de Psicologia, comparando-as, para identificar mudanças nas representações sociais que podem ter acontecido nos últimos dez anos.

Docente: Julio Cesar Cruz Collares da Rocha