Universidade Católica de Petrópolis

PPGD da UCP promove III Seminário Internacional para falar sobre Justiça, Processo e Direitos Humanos

NOTÍCIAS UCP PPGD promove III Seminário Internacional sobre Justiça, Processo e Direitos Humanos 12 de dezembro de 2024 Na última sexta-feira (06.12), o Programa de Pós-graduação em Direito da UCP (PPGD) realizou o III Seminário Internacional PPGD/UCP: Justiça, Processo e Direitos Humanos. Nesta edição, o evento on-line abordou o tema Integração e Conexões Acadêmicas em torno dos ODS/ONU. As palestras podem ser conferidas na TV UCP no Youtube. Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU são um conjunto de ações voltadas para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que as pessoas desfrutem de paz e prosperidade em todo o mundo. Nesta edição de seu Seminário Internacional, o PPGD buscou consolidar-se como uma referência acadêmica na articulação de suas linhas e projetos de pesquisa nas áreas de Justiça, Processo e Direitos Humanos, a fim de contribuir para o alcance desses objetivos. Uma das propostas do evento foi apresentar as diversas realizações e conquistas do programa, como o avanço na internacionalização, fazendo um fechamento, além de proporcionar o encontro entre professores do PPGD entre sim, com os seus alunos, com os egressos e, também, convidados externos do Brasil e do exterior. “Fazendo aí uma grande integração, uma conexão. Porque a gente tem que dialogar entre nós, nós somos um programa, então não tem muito espaço para uma pesquisa que é individual. As pessoas têm que interagir uns com os outros, tentar manter contato com os seus alunos, seus egressos e pessoas de fora. Então, o evento foi uma grande celebração, mas também dando visibilidade para esse esforço de integração”, destacou o coordenador do PPGD, Prof. Dr. Klever Filpo.

Centro de Ciências Jurídicas da UCP participa de congresso do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito

NOTÍCIAS UCP CCJ no congresso do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito 3 de dezembro de 2024 Entre os dias 27 a 29 de novembro, aconteceu o XXXI Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI-Brasília), que contou com a participação do Centro de Ciências Jurídicas da UCP (CCJ). Professores e alunos apresentaram trabalhos no evento que reuniu acadêmicos, pesquisadores e profissionais do Direito de todo o país com intuito de promover um ambiente de troca de conhecimentos e debates aprofundados sobre os temas que marcam a agenda contemporânea da pesquisa jurídica. O CONPEDI é uma associação sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento da pós-graduação em Direito e os estudos jurídicos no Brasil. Um dos seus objetivos é incentivar a pós-graduação em Direito em instituições de ensino universitário brasileiras e, para isso, toma várias iniciativas na formulação de políticas para a educação jurídica, além de promover eventos nacionais e internacionais. Nesta edição do evento, três professores do CCJ tiveram participação expressiva. A professora do mestrado em Direito, Denise Salles, apresentou no GT Direitos Sociais de Políticas Públicas três artigos produzidos em conjunto com duas mestrandas do PPGD, Thais Justen e Richiele Abade. Entre os trabalhos, ganhou destaque o artigo Monitoramento e bases de dados no enfrentamento à violência contra a mulher: estudo de caso empírico de Petrópolis–RJ (2018-2022) no qual a professora e a mestranda Thais Justen, que também é secretária de Direitos da Mulher do município, apresentam resultados de sua pesquisa. Também estiveram no CONPEDI os professores Valter Pinto e Klever Filpo, que é coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP (PPGD). Valter apresentou um trabalho científico conexo às suas disciplinas na graduação em Direito da UCP e Klever representou o PPGD na Reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação em Direito Brasileiros. “São atividades importantes que dão visibilidade nacional aos cursos e colocam a UCP e os seus mestrados e doutorados alinhados com outras grandes instituições do país, além de permitir que participemos da tomada de decisões importantes no meio acadêmico e científico”, ressalta Klever Filpo.

Grupo de pesquisa da UCP tem proposta de enunciado aprovada na Jornada Jurídica no Conselho da Justiça Federal

NOTÍCIAS UCP Grupo de pesquisa da UCP tem proposta de enunciado aprovada em Jornada Jurídica 3 de dezembro de 2024 O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Administração de Conflitos (GIPAC) da UCP participou da I Jornada Jurídica de Prevenção e Gerenciamento de Crises Ambientais, realizada nos dias 25 e 26 de novembro no Conselho da Justiça Federal (CFJ), em Brasília. O evento reuniu especialistas e autoridades para análise e delineamento de posições interpretativas sobre a prevenção e o gerenciamento de crises ambientais, adequando-as às inovações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais. Além de participar das discussões, o GIPAC teve aprovada uma proposta de enunciado – das três apresentadas no evento. Após as reuniões das comissões e das sessões plenárias, o Grupo de Pesquisa, representado pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), Prof. Dr. Klever Filpo, conseguiu a aprovação de um enunciado que, de agora em diante, servirá para nortear o entendimento de juízes federais na aplicação da matéria. Desde 2022, o grupo vem desenvolvendo uma pesquisa que procura compreender e problematizar as dificuldades de implementação do Aluguel Social, um benefício assistencial que é pago às vítimas de tragédias climáticas que perdem ou são obrigadas a deixar suas casas por determinado período. Os resultados dessa pesquisa vêm sendo publicados pelo grupo sob a forma de artigos científicos e comunicações em eventos, como as propostas apresentadas na Jornada, incluindo a que obteve aprovação na plenária. Para o professor Klever Filpo e líder do grupo, esse é um produto técnico que tem enorme significado para o grupo e para a questão debatida em si. “Nós apresentamos essa proposta porque foi um dos achados da pesquisa em conjunto com o professor Marcelo Pereira, também do Mestrado em Direito, e com o mestrando Vinícius Amaral. Olhando para os processos ligados à tragédia de Petrópolis percebemos que a população precisa ser mais ouvida, para que se possa compreender as suas dificuldades e demandas. Então foi uma proposta baseada em dados empíricos que é o ponto forte do nosso grupo”, comenta Klever satisfeito com a aprovação da proposta. “Por outro lado, com a aprovação desse texto como um enunciado, os juízes federais de todo o Brasil poderão passar a adotar tal entendimento em casos de crises ambientais para lidar melhor com os processos que são muitos e complexos. Logo, foi uma contribuição da UCP para definir estratégias de gerenciamento de crises ambientais, algo de extrema importância na atualidade”, ressalta.