Universidade Católica de Petrópolis

Mestrado em Direito

Bolsas e Convênios

Bolsas PROSUC/CAPES - PROPEP

O Programa de Bolsas PROSUC/CAPES concedido a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Católica de Petrópolis para os cursos de Mestrado em Direito, Educação e Psicologia tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível.

Processo seletivo 2022.2

A UCP torna público o edital para concessão de bolsa, na modalidade taxa, para mestrandos regularmente matriculados e inscritos nas disciplinas dos cursos de Mestrado em Direito, Educação e Psicologia.

As inscrições devem ser efetuadas pelo e-mail propep@ucp.br até o dia 04 de agosto de 2022.

Bolsas PROSUC/CAPES - PPGD

O Programa de Bolsas PROSUC/CAPES concedido ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – PPGD (nível mestrado) da Universidade Católica de Petrópolis, tem por objetivo apoiar o programa, contribuindo para sua consolidação, para a formação de recursos humanos de alto nível e para o desenvolvimento de projetos de dissertações em áreas prioritárias para a Universidade e para o País.

Processo seletivo 2022.1

A UCP torna público o edital para concessão de bolsa, na modalidade taxa, para o Programa de Pós-graduação em Direito.

As inscrições devem ser efetuadas pelo e-mail ppgd@ucp.br até o dia 27 de abril de 2022.

Bolsas PROSUC/CAPES
para Colaboradores da UCP

Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, o PROSUC/CAPES tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu.

Processo seletivo 2022.1

A UCP torna público o edital e informa que estarão abertas as inscrições para candidatos a 1 bolsa, na modalidade taxa, oriunda do PROSUC/CAPES, a qual, neste edital, será destinada a colaboradores da UCP que ingressem no Mestrado em Direito e atendam os critérios de seleção e requisitos estabelecidos no documento abaixo.

As inscrições devem ser efetuadas pelo e-mail ppgd@ucp.br até o dia 11 de março de 2022.

Bolsa de Pós-Doutorado PNPD/CAPES

O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.

O principal objetivo do Programa aplicado à realidade da Universidade Católica de Petrópolis é promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

Processo seletivo 2022.1

A UCP torna público o edital e informa que estarão abertas as inscrições para candidatos a 1 bolsa de estudo em nível de pós-doutorado. As inscrições devem ser efetuadas pelo e-mail ppgd@ucp.br até o dia 14 de março de 2022.

Minter UCP/UNIVIÇOSA

A Universidade Católica de Petrópolis firmou parceria com a Univiçosa – Centro Universitário de Viçosa, para a oferta de uma turma de Mestrado Interinstitucional (MINTER) naquela instituição de ensino, sediada na cidade de Viçosa-MG. 

Tal iniciativa foi inspirada e está em consonância com a visão da Área do Direito na CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a respeito da necessidade de redução das assimetrias regionais na formação de mestres e doutores em Direito e de fortalecimento de mecanismos de solidariedade entre instituições.

Com efeito, estudo prévio demonstrou que há poucos cursos de Mestrado em Direito na região da Zona da Mata Mineira, justificando a oferta do curso nessa modalidade naquela IES. A turma de alunos do MINTER resultante dessa parceria segue, em 2021.2, para o último período, rumo à conclusão do curso. Os mestrandos estão envolvidos em uma série de atividades acadêmicas e científicas em suas instituições sede e também na UCP, onde participam de grupos de pesquisa, eventos, dentre outros. Trata-se de uma importante contribuição do PPGD para a formação de recursos humanos qualificados em territórios menos contemplados com oportunidades de acesso à pós-graduação, permitindo que, mais adiante, as instituições de origem desses futuros mestres possam lançar os seus próprios Programas de Pós-graduação.

Para coroar essa parceria e integração entre as duas instituições, ambas promoveram em 06 de outubro de 2021 um Seminário de Integração, contendo a apresentação de trabalhos por alunos do MINTER e seus professores orientadores, assim como conferências e palestras com professores de renome no cenário nacional e internacional da pesquisa em Direito.

Confira o registro desse evento na TV UCP – Canal da UCP no Youtube.

Convênio NUPEMEC

A UCP possui convênio com o NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Termo 00303772019, Processo 2016033395), para o funcionamento do Polo Avançado de Solução de Conflitos Extrajudiciais – PASCE, em 2017, nas dependências da UCP . Do ponto de vista do NUPEMEC esse convênio contribui para uma abordagem humanística sobre os conflitos e suas soluções, consolidando a implantação de uma cultura de consensualidade, auxiliando na diminuição da quantidade de processos judiciais, uma vez que se direciona a prevenir a judicialização dos conflitos, estimulando a utilização de meios adequados à solução destes. Do ponto de vista do PPGD/UCP, trata-se de abrir a oportunidade para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão, envolvendo alunos do PPGD e da graduação em Direito da UCP. Esse contexto institucional favorável vem propiciando muitas pesquisas sobre a Mediação de Conflios e temas correlatos pelos professores e alunos do Mestrado em Direito.

Intercâmbio UCP

O Núcleo de Intercâmbio Internacional e Cooperação Científica – NIICC é uma estrutura da UCP criada para fomentar o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos, docentes, pesquisadores e colaboradores por meio de ações realizadas em parceria com instituições conveniadas.

O Programa de Intercâmbio da UCP abre vagas semestralmente, sempre nos meses de abril (para quem deseja iniciar o intercâmbio no segundo semestre letivo do ano em que este edital for publicado) e em setembro (para quem deseja iniciar o intercâmbio no primeiro semestre letivo do ano seguinte) através da publicação de Editais de Convocação.

Assim, cada edital resguardará cada processo seletivo individualmente, trazendo à público número de vagas, destinos e condições específicas, os quais vinculam o aluno postulante às regras estabelecidas no Edital em vigor à Época da sua candidatura. Ou seja, se você tem interesse em ingressar no Programa de intercâmbio da UCP, deve sempre estar atento ao que diz o Edital.

São pré-requisitos para a candidatura:

  • Estar regularmente matriculado na UCP, tanto no momento da candidatura quanto no semestre subsequente;
  • Em se tratando de candidaturas de alunos decorrentes dos cursos de graduação: ter cursado, pelo menos, 02 (dois) períodos completos até o período que será realizado o intercâmbio;
  • Em se tratando de candidaturas de alunos decorrentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu: ter cursado, pelo menos, 01 (um) período completo até o período do intercâmbio.
 
Rolar para o topo