Universidade Católica de Petrópolis

Mestrado em Direito

Corpo Docente

Antônio Eduardo Ramires Santoro

Doutor

Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra – Portugal (2019). Pós-Doutor em Direito Penal e Garantias Constitucionais pela Universidade de La Matanza – Argentina (2013) Doutor em Filosofia pela UFRJ (2010). Mestre em Direito Penal Internacional pela Universidad de Granada – Espanha (2009). Mestre em Filosofia pela UFRJ (2005). Bacharel em Direito pela UERJ (1999). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Líder do Grupo de Pesquisa “O Sistema Penal sob Olhar Crítico” vinculado à Linha de Pesquisa Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Tem experiência na área Direito, com ênfase em Direito Processual Penal e Direitos Humanos.

  • Linha de Pesquisa:

    Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos

  • Grupo de Pesquisa:

    O Sistema Penal sob Olhar Crítico

Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira

Doutor

Pós-Doutorando em Filosofia pela Universitat Autònoma de Barcelona. Doutor (1997) em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso (Roma), com revalidação nacional do diploma pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, processo 23079.001260/04-64). Mestrado pela mesma instituição (1987). Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia João Paulo II (1983). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis. Vice-Diretor do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis. Desde 2014, Líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Retórica na Era Secular vinculado à Linha de Pesquisa fundamentos da justiça e dos direitos humanos do Programa de Pós-Graduação em direito da UCP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ontologia e Filosofia do Direito e Retórica, atuando principalmente nos seguintes temas: tomismo, metafísica, ética e filosofia medieval.

  • Linha de Pesquisa:

    Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos

  • Grupo de Pesquisa:

    Secularismo e direitos humanos

Daniel Machado Gomes

Doutor

Pós-Doutor em História do Direito pelo IHGB (2019). Doutor em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais IFCS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Mestre em Ciencias Juridico-Civilísticas pela Universidade de Coimbra, Portugal (2003). Bacharel em direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1999). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação de Direito da UCP. Coordenador do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Direito da UCP (Mestrado) É líder do grupo de pesquisa Lei, Justiça e Direitos Humanos vinculado à Linha de Pesquisa Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em direito da UCP. Tem experiência na área Teoria do Direito e Direitos Humanos, com ênfase em no pensamento contemporâneo.

  • Linha de Pesquisa:

    Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos

  • Grupo de Pesquisa:

    Lei, Justiça e Direitos Humanos

Denise Mercedes N. N. Lopes Salles

Doutora

Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ (2012). Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro -IUPERJ – UCAM (2003). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2000). Professora Permanente do Programa de Direito da UCP. Líder do Grupo de Pesquisa Democracia e Direitos Humanos vinculado à Linha de Pesquisa Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Tem experiência na área de Ciência Política e Relações Internacionais com ênfase em estudos de Cultura Política, Democracia e participação e Migrações e Fronteiras.

  • Linha de Pesquisa:

    Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos

  • Grupo de Pesquisa:

    Direitos Humanos e Política na América Latina

Diana Ramos de Oliveira

Doutora

Pós-Doutorado na Universidade de Harvard,U.S.A. e Pós-Doutorado pela Universidade Blaise Pascal, França, Mestrado em Estudos Avançados em Psicologia Social: Relações Grupais pela Universidade do País Vasco, Espanha. Doutora em Psicologia pela Universidade do País Vasco, Espanha (2009). Mestre em Psicologia: Estudos Avançados em Psicologia Social- Relações Grupais pela Universidade do País Vasco (2004). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Salvador (1998). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Psicologia da UCP. Líder do Grupo de Pesquisa Processos Psicossociais & Cognição Social vinculado à Linha de Pesquisa Processos Cognitivos, interação social e problemas sociais do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP. Tem experiência na área Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Cognição Social, Relações intergrupais, Emoção intergrupal- Schadenfreude, Saúde mental em grupos étnicos e minoritários, Intervenção psicossocial, Bem-estar e Autoestima.

  • Linha de Pesquisa:

  • Grupo de Pesquisa:

Eduardo Antônio Klausner

Doutor

Pós-Doutorando em Direito Internacional Privado na Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO (2016). Doutor em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2010). Mestre em Direito Internacional e da Integração Econômica (2004). Bacharel em Direito (1987) pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Professor Permanente de Direito Internacional e Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito/Mestrado em Direito (Área de Concentração: Justiça, Processo e Direitos Humanos) da Universidade Católica de Petrópolis – UCP. Líder do Grupo de Pesquisas do PPGD/UCP “Direitos Humanos em Espécie”.

  • Linha de Pesquisa:

    Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos

  • Grupo de Pesquisa:

    Direitos Humanos em Espécie

Felipe Dutra Asensi

Doutor

Pós-Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Doutor em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (2008). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro do Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2008). Líder do Grupo de Pesquisa “Efetivação de Direitos e Instituições Jurídicas” vinculado à Linha de Pesquisa Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Tem experiência na área de direitos fundamentais, instituições jurídicas e sociologia do direito, com ênfase em direito à saúde, judicialização dos direitos e reivindicação de direitos.

  • Linha de Pesquisa:

    Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos

  • Grupo de Pesquisa:

    Efetivação de direitos e instituições jurídicas

Flavio Mirza Maduro

Doutor

Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (2016). Doutor em Direito pela UGF (2007). Mestre em Direito pela UGF (2002). Bacharel em Direito pela UERJ (1999). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Coordenador do PPGD da UCP (2017/2019). Líder do Grupo de Pesquisa Garantismo Penal, Processo e Direitos Fundamentais vinculado à Linha de Pesquisa Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Tem experiência na área de Direito Processual Penal, com ênfase em Direitos Humanos aplicado à processualística penal.

  • Linha de Pesquisa:

    Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos

  • Grupo de Pesquisa:

    Garantismo Penal, Processo e Direitos Fundamentais

Klever Paulo Leal Filpo

Doutor

Pós-Doutor pelo IMS/UERJ (2020). Doutor em Direito pela Universidade Gama Filho (2014). Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (2005). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1999). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP (2020-2021). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Empírica sobre Administração de Conflitos, vinculado à Linha de Pesquisa Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Tem experiência na área da pesquisa empírica em Direito, com ênfase na reflexão e crítica sobre formas judiciais e extrajudiciais de administração de conflitos, sobretudo a mediação, enxergando o processo como meio de efetivação dos Direitos Humanos.

  • Linha de Pesquisa:

    Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos

  • Grupo de Pesquisa:

    Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Empírica Sobre Administração de Conflitos (GIPAC)

Marcelo Pereira de Almeida

Doutor

Pós-Doutor em Direito Processual pela UERJ (2018). Pós-Doutorando em Direito pela Universidade de Burgos (Espanha) (2019). Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2013). Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2007). Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Estácio de Sá (2002). Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá (2004). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório das reformas processuais destinadas a proporcionar eficiência na prestação jurisdicional em causas seriais vinculado à Linha de Pesquisa Processo e efetivação da justiça e dos direitos humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Tem experiência na área de Direito Processual Civil, com ênfase em precedentes judiciais, causas repetitivas e métodos consensuais de solução de conflitos.

  • Linha de Pesquisa:

    Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos

  • Grupo de Pesquisa:

    Observatório das Reformas Processuais Destinadas a Proporcionar Eficiências na Prestação Jurisdicional em Causas Seriais e Ações Coletivas

Maurício Pires Guedes

Doutor

Possui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2002) e pós-graduação em Direito Público e Privado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (2007). Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho – UGF (Capes 5) e Doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida – UVA (Capes 4). Professor da graduação e convidado da pós-graduação da Universidade Católica de Petrópolis. Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Petrópolis. É advogado, tendo exercido a função de procurador adjunto administrativo do Município de Petrópolis entre os anos de 2009-2012.

  • Linha de Pesquisa:

    Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos

  • Grupo de Pesquisa:

Rodrigo Grazinoli Garrido

Doutor

Pós-Doutor em Genética Forense pela UFRJ (2008). Doutor em Ciências pela UFRRJ (2007). Mestre em Ciências pela UFRJ (2001). Bacharel Biomedicina pela UNIRIO (1999). Licenciado em Biologia pela UCAM (2005). Graduado em Segurança Pública pela UFF (2016). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Coordenador do Programa de Mestrado em Direito da UCP (2015 e 2017). Líder do Grupo de Pesquisa Ciência Forense vinculado à Linha de Pesquisa Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Tem experiência na área de Ciência Forense, com ênfase em Perícia Oficial de Natureza Criminal.

  • Linha de Pesquisa:

    Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos

  • Grupo de Pesquisa:

    Ciência Forense

Sergio de Souza Salles

Doutor

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis. Editor da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenador Adjunto do Programa de Mestrado em Direito da UCP (2012 e 2015). Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação da UCP (2014 e 2015). Líder do Grupo de Pesquisa “Filosofia dos Direitos Humanos” vinculado à Linha de Pesquisa “Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos” do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Tem experiência na área de filosofia, com ênfase em história da filosofia e ética.

  • Linha de Pesquisa:

    Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos

  • Grupo de Pesquisa:

    Filosofia dos Direitos Humanos

Rolar para o topo