NOTÍCIAS UCP Pesquisadoras de Direito recebem moção congratulatória da Câmara de Vereadores 28 de agosto de 2025 As estudantes do 10° período de Direito da UCP, Maria Eduarda Ramalho da Silva e Antonella D’Angelo Mesquita Morais, receberam da Câmara de Vereadores de Petrópolis uma moção congratulatória pelo trabalho de pesquisa desenvolvido entre os anos de 2022 e 2024, com financiamento da FAPERJ, CNPq e UCP. A dupla representou o grupo de pesquisa composto por outras pesquisadoras da Universidade e liderado pela Profa. Dra. Denise Salles. A honraria foi entregue no último dia 22 de agosto pela vereadora Júlia Cassamaso. A homenagem – que se estende às demais integrantes do grupo, a bacharel em Direito, Caroline Silva da Costa, e a mestra em Direito, Flaviane da Silva Assumpção -, teve como objetivo prestigiar a relevância acadêmica e social da pesquisa realizada no âmbito da UCP, cujo impacto se estende à comunidade petropolitana. O trabalho, orientado por Denise Salles, conta com a dedicação de pesquisadoras comprometidas com a democracia, a justiça social e a proteção dos direitos das mulheres. O projeto tem gerado diagnósticos significativos sobre as múltiplas formas de violência contra mulheres em Petrópolis, além de fornecer subsídios valiosos para o aprimoramento das políticas públicas locais. Na solenidade de entrega, a aluna Maria Eduarda Ramalho agradeceu em nome do grupo e destacou a importância do projeto e o reconhecimento a todos os envolvidos, em especial, ao papel da orientadora, a professora Denise Salles. “Agradecemos ao financiamento da FAPERJ e do CNPq, que tornou este trabalho possível, e ao curso de Direito da UCP, tanto na graduação quanto no mestrado, por nos proporcionar essa vivência com a justiça social. Esta pesquisa sobre violência contra a mulher mostra a urgência de dar visibilidade ao tema e de produzir dados concretos que subsidiem políticas públicas eficazes. É um projeto feito de mulheres para mulheres, porque sabemos que a linha que separa homens e mulheres é a oportunidade e, é justamente oferecendo informação, visibilidade e oportunidade que podemos gerar transformações reais”, disse.
NOTÍCIAS UCP Professor do PPGE ministra aula magna e conferência no México 27 de agosto de 2025 O docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UCP, Prof. Dr. Jardelino Menegat, ministrou duas palestras na Universidad La Salle Bajío, em León, no México. Ele foi responsável por abrir o semestre letivo com a aula magna dos cursos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da universidade. Megenat também ministrou uma conferência para a corpo docente da Vice-Reitoria de Bem-Estar Universitário da Instituição. Os encontros aconteceram nos dias 14 e 15 de agosto. Destinada aos estudantes universitários, na aula magna o professor da UCP falou sobre o tema Educar os corações e mentes para transformar vidas. A palestra ressaltou que, quando coração e mente caminham juntos, o processo educativo ganha profundidade e significado, permitindo que cada pessoa se reconheça como protagonista na construção de um mundo mais justo e humano. Na conferência para a Vice-Reitoria, Jardelino refletiu sobre o papel essencial da educação como ferramenta de transformação no contexto universitário e social. “Quando uma pessoa tem acesso à educação de qualidade, ela descobre seu potencial, ganha voz e assume o protagonismo de sua própria história”, disse.
NOTÍCIAS UCP PPGD destaca protagonismo feminino na produção do conhecimento científico 25 de agosto de 2025 Dentro da programação da Semana Jurídica da UCP, aconteceu, no dia 20 de agosto, a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), que recebeu duas profissionais de grande prestígio e inserção acadêmica: as palestrantes Maria Alice Nunes Costa e Ana Carla de Oliveira Pinheiro. Com o tema Justiça é Verbo: ética e Direitos Humanos, as docentes mostraram o protagonismo feminino na produção do saber científico. A palestra aconteceu no Salão Nobre do Campus Dom Veloso. Em sua explanação, a Profa. Dra. Maria Alice, da Universidade Federal Fluminense (UFF), lançou mão da obra de Amartya Sen e outros pensadores para sustentar que a efetivação dos Direitos Humanos está a depender sempre de uma ação, voltada para a inclusão, a atenção aos vulneráveis e a melhor distribuição das oportunidades entre todas as pessoas. Já a docente da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENFE), Profa. Dra. Ana Carla, explorou múltiplas possibilidades de construção do conhecimento nas universidades que, no século XXI, precisam ser entendidas como espaços plurais e de encontro entre os mais variados grupos e saberes, incluindo os tradicionais e populares, por exemplo, da cultura afrodescendente. “A área do Direito, tanto nos ambientes judiciários como acadêmicos, é bastante hermética, um espaço em que predomina o masculino. Ao convidar as professoras Ana e Alice para esse evento, o nosso curso quer enfatizar a importância de dar voz às mulheres e ampliar o seu espaço de participação da produção do conhecimento jurídico e no ambiente da pós-graduação em sentido estrito (mestrados e doutorados)”, destaca o coordenador do PPDG, Prof. Dr. Klever Filpo. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Professor da UCP é único brasileiro com artigo publicado em revista sobre o BRICS 13 de agosto de 2025 Trabalho do desembargador do TJ-RJ, Eduardo Antônio Klausner, foi divulgado neste mês na BRICS Law Journal O professor da graduação em Direito e do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis (PPGD/UCP), desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Eduardo Antônio Klausner, teve seu artigo publicado na BRICS Law Journal, revista científica especializada. O trabalho foi divulgado em agosto, no mês seguinte ao Brasil sediar, na capital carioca, a reunião do grupo de cooperação econômica e política composto por 11 países. A publicação coloca o jurista brasileiro como um dos poucos a ter um artigo em inglês divulgado em uma revista jurídica estrangeira e o único nesta edição. Com o tema A proteção legal do consumidor brasileiro nos conflitos decorrentes de compras, serviços e negócios fornecidos no estrangeiro e/ou por fornecedores estrangeiros, o trabalho analisa como a legislação brasileira protege os consumidores em compras feitas em outros países. O jurista e professor da UCP examina as leis internacionais e nacionais, além de casos judiciais importantes, para entender a jurisprudência atual. O artigo também aborda projetos de lei e tratados que buscam melhorar a proteção do consumidor internacional no futuro. “Essa publicação do artigo, o único brasileiro, mostra que as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Direito da UCP estão em nível internacional, particularmente do grupo de pesquisa que lidero, justamente sobre Direitos Humanos em Espécie. É uma publicação numa revista especializada sobre o direito do BRICS, publicada por uma universidade na Rússia e que atinge não só todos os países que compõem o grupo, mas diversos países”, destaca Klausner, que leciona as disciplinas de Direito Internacional e Direitos Humanos na UCP.
NOTÍCIAS UCP Egressa do mestrado em Psicologia da UCP lança livro em congresso internacional da área 08 de agosto de 2025 A egressa do mestrado em Psicologia da UCP, Amanda Garcia Dantas, lançou seu primeiro livro durante o Congresso Internacional da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI), que aconteceu entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em São Paulo. Intitulada Sem filhos, sem culpa! Uma análise sobre a decisão de não ter filhos, a obra propõe uma reflexão atual sobre a escolha consciente pela não maternidade. O lançamento ocorreu em meio a um dos eventos mais relevantes da psicologia latino-americana, que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de diversos países. Com linguagem acessível e fundamentação teórica sólida, o livro questiona padrões culturais enraizados, como a associação direta entre feminilidade e maternidade, e convida o leitor a repensar os modelos tradicionais de família. Em sua análise, a autora amplia o debate ao incluir os homens na discussão, frequentemente isentos de cobranças sociais quanto à paternidade, e contextualiza as transformações sociais e culturais que influenciam essas decisões. “Precisamos desnaturalizar a ideia de que toda mulher deve, obrigatoriamente, desejar ser mãe. E, ao mesmo tempo, começar a perguntar aos homens por que eles também escolhem, ou não, ter filhos”, afirma a autora, que desde a adolescência já refletia sobre a temática, que foi fruto da sua pesquisa no mestrado na UCP. “Tudo começou ali, nasceu no mestrado. O tema do livro já me atravessava desde a adolescência e no mestrado pude desenvolver, fazer a pesquisa, atribuir cientificidade. No mestrado construí o começo do livro. Foi lá que ele começou a tomar forma. E eu saí do mestrado e passei direto para o doutorado na UFRRJ, que acolheu a pesquisa e agora estamos desenvolvendo o tema mais voltado para essa discussão com crianças e adolescentes”, explica Amanda.
NOTÍCIAS UCP UCP recebe verba de mais de R$ 500 mil em editais para revitalização e investimento 08 de agosto de 2025 Recursos são do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Federal, pela Capes, vinculada ao Ministério da Educação Com recursos que passam de R$ 500 mil, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) vai revitalizar a fachada do prédio principal do Campus Dom Veloso e, também, investir em tecnologia com a aquisição de equipamentos modernos para os dois campi da Instituição, onde estão distribuídos os cursos de graduação e os quatro programas de pós-graduação. A Universidade foi contemplada com dois projetos em editais do Governo do Estado e Federal que garantirão esses investimentos. Com conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a UCP vai investir R$ 400 mil na restauração da fachada do prédio principal do Campus Dom Veloso. O apoio financeiro é da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio de edital para execução de projetos de preservação e restauro de bens culturais tombados pelo Inepac. A reforma, já devidamente autorizada pelos respectivos órgãos públicos, será iniciada ainda neste mês e tem previsão de conclusão em 10 meses. A Universidade também aplicará recursos de R$ 112 mil em tecnologia. O investimento é fruto do Programa Pró-Equipamentos do Ministério da Educação (MEC), executado por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com quatro programas de pós-graduação stricto sensu – Educação, Psicologia, Direito e em Sistemas de Engenharia – a verba será destinada à compra de equipamentos modernos, como teleprompter, iluminação, computadores e webcams, para a criação de estúdios de alta qualidade para uso na educação à distância e, também, para criação de salas de videoconferência. “A aprovação desses editais mostra a relevância da UCP como instituição de Ensino Superior na formação de tantos profissionais, mas também como importante instrumento para o desenvolvimento científico. Assim como mais que um campus, o nosso prédio vai além de uma simples construção. É um importante testemunho da história e da arquitetura da cidade, sendo um símbolo de patrimônio cultural e educacional de Petrópolis”, destaca o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani.
NOTÍCIAS UCP UCP participa de três eventos na Europa com trabalhos de 8 professores e 6 ex-alunos 11 de julho de 2025 A UCP foi muito bem representada em três importantes eventos na Europa, realizados em junho, com trabalhos aprovados de oito professores e seis egressos – quatro da graduação em Engenharia e dois do mestrado profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia. Eles participaram pela sexta vez da European Safety and Reliability Conference, a ESREL 2025, que aconteceu em Noruega; pela quinta vez na International Conference on Active Learning in Engineering Education – PAEE/ALE’ 2025, realizada em Portugal; e da 31st International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management (IJCIEOM), na Itália. Na cidade de Stavanger, na Noruega, aconteceu a ESREL 2025, nos dias 14 e 15 de junho, considerado o principal evento anual na área de avaliação de risco, gestão de risco e otimização do desempenho de sistemas sócio tecnológicos na Europa. Nele foram apresentados três papers da UCP em coautoria dos professores José Cristiano Pereira, Flavio Frade, Alexandre Sheremetieff, Ricardo Franciss, Giovane Quadrelli e Vanessa Santos, além dos egressos da graduação em Engenharia, Leonardo de Luca, Matheus Almeida e do ex-aluno do mestrado, Flavio Almeida. Sobre metodologias ativas no ensino de Engenharia, realizado dos dias 25 a 27 de junho, em Porto, Portugal, foi realizado o PAEE 2025. O evento contou com um trabalho da Universidade dos professores José Cristiano Pereira, Alexandre Sheremetieff, Fabini Noelz, Flavio Frade e Francisco Meira, além, também, dos ex-alunos do mestrado, Flavio Almeida e Fábio Esperança. De 23 a 25 de junho teve, ainda, a 31st IJCIEOM em Bari, na Itália, com dois trabalhos da Católica de Petrópolis – evento que já participa há mais de 10 anos – reunindo a coautoria dos professores José Cristiano Pereira e Flavio Frade; dos egressos do mestrado Flavio Almeida e Fábio Esperança, além dos ex-alunos da graduação em Engenharia, Beatriz Araújo, Rafael Freitas e do professor do Instituto de Tecnologia e Ensino do RJ, Francisco Andrade. Para o professor José Cristiano Pereira, que esteve nos eventos representando os demais colegas pesquisadores e a Universidade, a “UCP consolida mais uma vez sua excelência acadêmica com participações expressivas em eventos internacionais em 2025, elevando seu nome por meio de docentes, discentes e ex-alunos”. “Marcamos presença no ESREL com trabalhos de impacto em confiabilidade e segurança, publicados em bases como Web of Science e Scopus. Tivemos no 31st IJCIEOM apresentando pesquisas inovadoras em gestão e engenharia industrial. A universidade também esteve presente no PAEE/ALE’2025 destacando avanços na integração entre desenvolvimento profissional e aprendizagem ativa. Essas participações reforçam o compromisso da UCP com a produção científica de qualidade, fortalecendo sua visibilidade global. A presença de sua comunidade acadêmica demonstra a formação integrada e o impacto da UCP no cenário mundial, alinhada à sua missão de promover ensino, pesquisa e extensão para um desenvolvimento sustentável”, afirma.
NOTÍCIAS UCP Professor do PPGE é contemplado pelo CNPq como destaque como pesquisador em sua área 16 de maio de 2025 O coordenador adjunto e professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UCP (PPGE), Prof. Dr. Marcelo Mocarzel, acaba de ser reconhecido como um dos pesquisadores de excelência em sua área de atuação pelo CNPq. Ele foi contemplado com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa da entidade, que é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (15.05). A bolsa é destinada aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento. O principal objetivo da iniciativa é reconhecer e apoiar o trabalho desses pesquisadores que demonstram excelência e liderança em seus campos de atuação, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e tecnológico. O projeto submetido à chamada chama-se A expansão do ensino privado-mercantil no Estado do Rio de Janeiro – Fase 2 e dá continuidade à pesquisa em andamento financiada pela Faperj, na modalidade Jovem Cientista do Nosso Estado. “Com isso, passo a integrar o rol dos 400 pesquisadores de grande impacto da minha área, o que possibilita a conquista de novos financiamentos, projetos de internacionalização e publicações devido a minha liderança científica reconhecida pelo CNPq”, destaca o docente, que atua no PPGE/UCP desde 2019, assumindo a coordenação adjunta em 2024.
NOTÍCIAS UCP UCP recebe pesquisadora colombiana para estágio sanduíche no mestrado em Direito 02 de maio de 2025 De abril a maio deste ano, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) conta com uma pesquisadora colombiana que está realizando um estágio sanduíche em seu Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD/UCP). Pela primeira vez a instituição petropolitana recebe uma estudante estrangeira para esse tipo de estágio, que foi aprovado por meio de edital de bolsas inédito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES. “A ideia do mestrado sanduíche é permitir que a mestranda intercale os estudos na sua universidade de origem com um período de estudos no exterior, no caso, no Brasil e na UCP. Nesse estágio estão previstas a pesquisa, a participação em aulas e seminários, visitas técnicas e, também, atividades culturais, para que a bolsista possa conhecer um pouco do nosso país”, explica o coordenador do PPGD/UCP, Prof. Dr. Klever Filpo, que é co-orientador da estudante. A colombiana Camila Gomez de la Rosa foi selecionada após criterioso e disputado processo seletivo do Programa Move La América, lançado ano passado pela CAPES, vinculada ao Ministério da Educação. A iniciativa busca complementar os esforços de internacionalização das universidades brasileiras por meio da atração de estudantes vinculados a instituições de ensino e pesquisa da América Latina e Caribe, permitindo o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (mestrados e doutorados) e a criação de um ambiente institucional internacional. “Penso que o grande objetivo do Move La América é justamente a formação de laços que nos aproximam de colegas latino-americanos, fortalecendo as nossas redes de colaboração. Lembro que o PPGD/UCP já mantém um convênio consolidado com a Universidade de Buenos Aires prevendo a mobilidade de discentes e docentes, o que vem a somar com o programa de intercâmbios da UCP e outras iniciativas correlatas. A participação no programa da CAPES é mais um passo dado rumo à internacionalização do PPGD”, pontua o diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UCP e docente da graduação em Direito, Prof. Dr. Maurício Pires Guedes. Sobre a pesquisadora colombiana Camila cursa o seu mestrado em Direito na Facultad de Ciencias Juridicas y Sociales da Universidade Nacional del Litoral, na Argentina. Na UCP, ela desenvolverá sua pesquisa dando ênfase às práticas de Justiça Restaurativa hoje utilizadas no Brasil – um dos temas explorados no curso de mestrado em Direito da UCP, que tem área de concentração sobre Justiça, Processo e Direitos Humanos. “Oportunidades desse tipo são muito importantes para minha trajetória profissional, acadêmica e pessoal, porque permitem ampliar minhas perspectivas e meus conhecimentos a ideias novas, a enfoques e metodologias distintas que vêm dos pesquisadores e acadêmicos do Brasil. E permite desenvolver novas habilidades marcadas, principalmente, pela aprendizagem de um idioma novo em um ambiente educativo e cultural que é distinto. Por último, permite criar redes internacionais de investigação e estudos que permanecerão para o futuro para criar novos intercâmbios e lugares de acolhida para investigadores do Brasil na Colômbia”, destaca a jovem.
NOTÍCIAS UCP Professor da UCP participa de congresso de Direito Desportivo em Portugal 30 de abril de 2025 Realizado na cidade de Póvoa de Varzim, em Portugal, o III Congresso Internacional de Direito Desportivo contou com a participação do docente da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Prof. Dr. Rodrigo Grazinoli. Ele foi um dos palestrantes na mesa em que se discutiram aspectos jurídicos da participação da pessoa transexual no esporte. O evento aconteceu entre os dias 22 e 24 de abril, reunindo pesquisadores de Portugal e do Brasil. Rodrigo representou o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da UCP, do qual é professor. No evento, o docente da UCP – que também leciona nos cursos de graduação em Direito e Biomedicina da Instituição – foi presenteado com uma medalha em homenagem à data da criação do Parque da Cidade e com a obra de arte que retrata a Mulher Poveira, entregues aos palestrantes do congresso pelas autoridades da Câmara Municipal de Póvoa de Varzim. “A participação no Congresso Internacional foi importantíssima para o PPGD da UCP, pois permitiu a troca de experiências com outros pesquisadores, além de ter viabilizado a apresentação das pesquisas realizadas, as quais relacionam conhecimentos médico-legais com o Direito Desportivo, à luz do Direito Internacional dos Direitos Humanos”, pontuou o pesquisador da UCP.
NOTÍCIAS UCP Pesquisadora da UCP é contemplada com edital da FAPERJ para pesquisas desenvolvidas por mulheres 14 de março de 2025 Ana Carolina Carius está entre as 200 pesquisadoras beneficiadas com o recurso liberado nesta quinta-feira (13.03) pelo governo do Estado Com verba de R$ 16 milhões do governo do Estado, liberada nesta quinta-feira (13.03), e destinada a pesquisas desenvolvidas por meninas, mulheres e mães na ciência, a professora da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Ana Carolina Carius, é uma das 200 pesquisadoras contempladas com o edital e auxílio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Com o fomento, a iniciativa busca o incentivo de pesquisadoras e cientistas mulheres no estado do Rio de Janeiro. A presença do Parque Tecnológico Serratec e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) vocacionam a região para o desenvolvimento de tecnologia e inovação. Apesar disso, de acordo com a pesquisa da professora Ana Carolina Carius, as empresas que compõem o Serratec possuem dificuldades de encontrar colaboradores com formação específica para as áreas de atuação destas empresas. Esse é o ponto de partida do estudo proposto pela docente da UCP, que busca fomentar talentos femininos para as Ciências Exatas na educação básica, a partir do olhar que as estudantes possuem a respeito dessa área em seu cotidiano escolar. Desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e com o Centro de Engenharia e Computação (CEC) da UCP, o projeto contará com recurso de mais de R$ 300 mil que serão destinados a bolsas e material de custeio para o trabalho, como computadores, impressora 3D, placas e sensores eletrônicos. Intitulado É mimimi? Discutindo a representatividade feminina nas engenharias sob o olhar das estudantes da educação básica, participarão do projeto quatro escolas públicas do município. “É a consolidação de um trabalho importante que estamos desenvolvendo, parceria do PPGE e o CEC. Em conjunto com o professor Felipe Baldner temos, atualmente, nove bolsistas atuando em conjunto com meus orientandos do mestrado/doutorado e pós-doutorado. Além disso, em 2025, eu e o professor Felipe organizamos um grupo de pesquisa conjunto chamado Tecnocognição, reunindo 23 pesquisadores. Com a vinda deste projeto, se somam mais 14 bolsistas ao grupo de 34 pessoas, já existente. Estar entre as universidades públicas, conseguindo uma verba expressiva, é uma vitória para a linha de pesquisa e para a UCP”, comemora a pesquisadora da UCP.
NOTÍCIAS UCP PPGE da UCP debate sobre educação e tecnologia 13 de março de 2025 O Programa de Pós-graduação em Educação da UCP (PPGE) promoveu, na manhã desta quinta-feira (13.03), sua aula inaugural que trouxe à discussão o tema Da sala de aula ao digital: como as tecnologias educacionais e a EAD estão redefinindo o ensino. O encontro, que marca a abertura do semestre letivo, aconteceu no auditório do Campus Dom Veloso. De acordo com o coordenador adjunto do PPGE, Marcelo Mocarzel, o tema foi escolhido pelas intensas mudanças que a Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias vem trazendo à educação e pelo crescente interesse de pesquisadores nesses temas. “Futuros mestres e doutores em Educação precisam acompanhar as mudanças do setor e compreender de forma crítica como a tecnologia impacta no dia a dia das instituições de ensino”, pontua o docente. A palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Rafael Baptista, que mestre e doutor em Engenharia Nuclear pela UFRJ e atualmente é professor do IFRJ, campus Nilópolis, onde coordena a pós-graduação em Tecnologias educacionais e Educação a Distância.
NOTÍCIAS UCP PPGD promove III Seminário Internacional sobre Justiça, Processo e Direitos Humanos 12 de dezembro de 2024 Na última sexta-feira (06.12), o Programa de Pós-graduação em Direito da UCP (PPGD) realizou o III Seminário Internacional PPGD/UCP: Justiça, Processo e Direitos Humanos. Nesta edição, o evento on-line abordou o tema Integração e Conexões Acadêmicas em torno dos ODS/ONU. As palestras podem ser conferidas na TV UCP no Youtube. Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU são um conjunto de ações voltadas para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que as pessoas desfrutem de paz e prosperidade em todo o mundo. Nesta edição de seu Seminário Internacional, o PPGD buscou consolidar-se como uma referência acadêmica na articulação de suas linhas e projetos de pesquisa nas áreas de Justiça, Processo e Direitos Humanos, a fim de contribuir para o alcance desses objetivos. Uma das propostas do evento foi apresentar as diversas realizações e conquistas do programa, como o avanço na internacionalização, fazendo um fechamento, além de proporcionar o encontro entre professores do PPGD entre sim, com os seus alunos, com os egressos e, também, convidados externos do Brasil e do exterior. “Fazendo aí uma grande integração, uma conexão. Porque a gente tem que dialogar entre nós, nós somos um programa, então não tem muito espaço para uma pesquisa que é individual. As pessoas têm que interagir uns com os outros, tentar manter contato com os seus alunos, seus egressos e pessoas de fora. Então, o evento foi uma grande celebração, mas também dando visibilidade para esse esforço de integração”, destacou o coordenador do PPGD, Prof. Dr. Klever Filpo.
NOTÍCIAS UCP CCJ no congresso do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito 3 de dezembro de 2024 Entre os dias 27 a 29 de novembro, aconteceu o XXXI Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI-Brasília), que contou com a participação do Centro de Ciências Jurídicas da UCP (CCJ). Professores e alunos apresentaram trabalhos no evento que reuniu acadêmicos, pesquisadores e profissionais do Direito de todo o país com intuito de promover um ambiente de troca de conhecimentos e debates aprofundados sobre os temas que marcam a agenda contemporânea da pesquisa jurídica. O CONPEDI é uma associação sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento da pós-graduação em Direito e os estudos jurídicos no Brasil. Um dos seus objetivos é incentivar a pós-graduação em Direito em instituições de ensino universitário brasileiras e, para isso, toma várias iniciativas na formulação de políticas para a educação jurídica, além de promover eventos nacionais e internacionais. Nesta edição do evento, três professores do CCJ tiveram participação expressiva. A professora do mestrado em Direito, Denise Salles, apresentou no GT Direitos Sociais de Políticas Públicas três artigos produzidos em conjunto com duas mestrandas do PPGD, Thais Justen e Richiele Abade. Entre os trabalhos, ganhou destaque o artigo Monitoramento e bases de dados no enfrentamento à violência contra a mulher: estudo de caso empírico de Petrópolis–RJ (2018-2022) no qual a professora e a mestranda Thais Justen, que também é secretária de Direitos da Mulher do município, apresentam resultados de sua pesquisa. Também estiveram no CONPEDI os professores Valter Pinto e Klever Filpo, que é coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP (PPGD). Valter apresentou um trabalho científico conexo às suas disciplinas na graduação em Direito da UCP e Klever representou o PPGD na Reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação em Direito Brasileiros. “São atividades importantes que dão visibilidade nacional aos cursos e colocam a UCP e os seus mestrados e doutorados alinhados com outras grandes instituições do país, além de permitir que participemos da tomada de decisões importantes no meio acadêmico e científico”, ressalta Klever Filpo.
NOTÍCIAS UCP Grupo de pesquisa da UCP tem proposta de enunciado aprovada em Jornada Jurídica 3 de dezembro de 2024 O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Administração de Conflitos (GIPAC) da UCP participou da I Jornada Jurídica de Prevenção e Gerenciamento de Crises Ambientais, realizada nos dias 25 e 26 de novembro no Conselho da Justiça Federal (CFJ), em Brasília. O evento reuniu especialistas e autoridades para análise e delineamento de posições interpretativas sobre a prevenção e o gerenciamento de crises ambientais, adequando-as às inovações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais. Além de participar das discussões, o GIPAC teve aprovada uma proposta de enunciado – das três apresentadas no evento. Após as reuniões das comissões e das sessões plenárias, o Grupo de Pesquisa, representado pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), Prof. Dr. Klever Filpo, conseguiu a aprovação de um enunciado que, de agora em diante, servirá para nortear o entendimento de juízes federais na aplicação da matéria. Desde 2022, o grupo vem desenvolvendo uma pesquisa que procura compreender e problematizar as dificuldades de implementação do Aluguel Social, um benefício assistencial que é pago às vítimas de tragédias climáticas que perdem ou são obrigadas a deixar suas casas por determinado período. Os resultados dessa pesquisa vêm sendo publicados pelo grupo sob a forma de artigos científicos e comunicações em eventos, como as propostas apresentadas na Jornada, incluindo a que obteve aprovação na plenária. Para o professor Klever Filpo e líder do grupo, esse é um produto técnico que tem enorme significado para o grupo e para a questão debatida em si. “Nós apresentamos essa proposta porque foi um dos achados da pesquisa em conjunto com o professor Marcelo Pereira, também do Mestrado em Direito, e com o mestrando Vinícius Amaral. Olhando para os processos ligados à tragédia de Petrópolis percebemos que a população precisa ser mais ouvida, para que se possa compreender as suas dificuldades e demandas. Então foi uma proposta baseada em dados empíricos que é o ponto forte do nosso grupo”, comenta Klever satisfeito com a aprovação da proposta. “Por outro lado, com a aprovação desse texto como um enunciado, os juízes federais de todo o Brasil poderão passar a adotar tal entendimento em casos de crises ambientais para lidar melhor com os processos que são muitos e complexos. Logo, foi uma contribuição da UCP para definir estratégias de gerenciamento de crises ambientais, algo de extrema importância na atualidade”, ressalta.
NOTÍCIAS UCP Seminário Discente e de Egressos do PPGE reflete sobre currículo e formação docente 26 de outubro de 2024 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UCP promoveu o IX Seminário Discente e o VII Seminário de Egressos do PPGE/UCP com o tema Do currículo à formação docente: referenciais teórico-metodológicos com base em conceitos de Antonio Flavio Barbosa Moreira. O evento aconteceu no Campus Dom Veloso. A proposta do evento foi promover discussões e troca de conhecimento a partir da apresentação de pesquisas de mestrandos, doutorandos e egressos, assim como de graduandos da área da Educação ou de áreas com temáticas relacionadas à Educação. “O evento é uma oportunidade de troca de conhecimentos, exercício de apresentar trabalhos, passar por um processo de avaliação de proposta de texto. Foi muito interessante esse ano que o tema emergiu da discussão proposta aos colegas estudantes e professores do programa, onde buscamos uma reflexão no sentido de pensar sobre currículo e formação docente, e o nome do professor Antonio Flavio Barbosa Moreira, foi unânime”, explicou a aluna do Doutorado em Educação, Ana Paula Rodrigues Coutinho, que integra a comissão do evento desde 2022. A ideia foi não apenas refletir sobre os ensinamentos do professor a respeito da temática, como também homenageá-lo por toda sua contribuição. “Pensamos em uma produção coletiva embasada nos referenciais teórico–metodológicos do prof. Antonio Flavio e ao mesmo tempo homenagear o professor, que tanto contribui em nossa formação”, destaca Ana Paula. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Professor e aluna do PPGD/UCP participam de Congresso em Montevidéu, no Uruguai 24 de setembro de 2024 O coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da UCP, Prof. Dr. Klever Filpo, e a aluna Rayssa Gargano representaram a UCP no XIII Encontro Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI), que aconteceu na Universidade de La República (UNILAR), em Montevidéu, no Uruguai. O evento foi realizado entre os dias 18 e 20 de setembro. A equipe apresentou um artigo científico referente às pesquisas empíricas que desenvolvem acerca da efetivação de Direitos das pessoas atingidas por tragédias socioambientais, como a ocorrida em Petrópolis em fevereiro de 2022. O artigo será publicado em um livro organizado pelo CONPEDI. Sobre a experiência de participar de eventos como o CONPEDI, a mestranda Rayssa Gargano avalia como algo enriquecedor e positivo, especialmente para quem almeja seguir a carreira acadêmica. “É incrível como o universo acadêmico e da pesquisa podem nos levar longe, a lugares que nunca imaginávamos alcançar”, comenta Rayssa, bolsista PROSUC CAPES na UCP, que é advogada e vem buscando novas oportunidades profissionais no meio acadêmico. Na ocasião, o coordenador do PPGD, Prof. Dr. Klever Filpo também participou de uma reunião de trabalho com o Departamento de Convênios da Universidade de La República, a mais antiga e renomada do pais, para uma aproximação institucional. A intenção é celebrar um convênio entre as instituições em reforço às ações de internacionalização do PPGD/UCP. “Esses eventos são importantes para o PPGD não apenas para dar visibilidade e divulgar resultados das nossas pesquisas, mas também porque são oportunidades de socialização acadêmica e institucional, estreitando e fortalecendo laços que podem ser determinantes para que o nosso PPGD alcance o doutorado e obtenha avaliações cada vez melhores junto à CAPES”, afirma Klever.
NOTÍCIAS UCP Professor do PPGD participa de debate no Senado Federal sobre Processo Estrutural 02 de setembro de 2024 O docente do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e da graduação em Direito, Prof. Dr. Marcelo Pereira de Almeida, participou recentemente de um debate no Senado Federal sobre a proposta de criação de um projeto de lei para regular o denominado Processo Estrutural. A audiência pública reuniu especialistas em Direito para apresentarem sugestões sobre a proposta, que é tema de pesquisas desenvolvidas na UCP pelo docente. O modelo de Processo Estrutural tem como principais características a resolução de conflitos complexos, especialmente aqueles envolvendo estados de desconformidade constitucionais e legais que afetam direitos fundamentais. Em muitos casos, busca-se o controle e a efetivação de políticas públicas, o que pode gerar intervenções na atuação de outros poderes e influenciar a gestão do orçamento público pelo administrador. As discussões fazem parte do plano de trabalho realizado pela comissão de juristas nomeada pelo presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco, que vem dialogando com a sociedade civil organizada, universidades, grupos de pesquisa e juristas que estudam o tema. É o caso do o professor da UCP, que discute a temática com o grupo de pesquisa Observatório das reformas processuais destinadas à solução de demandas seriais e ações coletivas e na discussão representou a Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro). “O desenvolvimento desses processos na esfera jurisdicional tem gerado inquietações na comunidade jurídica, pois, em nome da solução de estados de desconformidade constitucional, o Poder Judiciário acaba por flexibilizar regras relacionadas ao devido processo legal, ampliando sua atuação oficiosa e voluntarismo judicial. A posição da ABDPro é de que devem ser criadas regras claras para regular este modelo processual, partindo da premissa de que o processo representa uma instituição de garantia contra eventuais arbitrariedades”, frisa o especialista, que exemplifica um caso recente em Petrópolis de aplicação desse modelo. “Trata-se de duas dezenas de ações civis públicas ajuizadas pela 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis – MPRJ, em face do município de Petrópolis e do Estado do Rio de Janeiro, que se objetiva a promoção de diversas obras estruturais no município após as tragédias das chuvas de fevereiro e março de 2022”, explica Marcelo. “Em suma, todas as ações possuem pedidos liminares de tutela de urgência com objetivo de se impor aos entes da federação uma determinação de elaboração de obras de contenção para evitar ou mitigar riscos de novos desabamentos nas áreas já atingidas e que permanecem em situação de risco grave ou gravíssimo. Já os pedidos definitivos visam desde a confirmação das liminares até a elaboração de obras definitivas, reparação de danos, promoção de moradia definitiva dos desabrigados”, complementa o docente. A audiência pública com a participação do docente da UCP foi transmitida na TV Senado e pode ser assistida no canal do Youtube.
NOTÍCIAS UCP Pesquisadores da UCP participam de evento internacional no LNCC 30 de agosto de 2024 Seis pesquisadores da UCP participaram, nesta quinta (29.08) e sexta-feira (30.08), do Colóquio Políticas Estruturantes para o Brasil no século XXI, realizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), instituição brasileira de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações, localizado em Petrópolis. Eles apresentaram trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Direito da UCP (PPGD/UCP) pertinentes ao tema proposto. O evento é uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense (UFF), juntamente com o LADER (Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional), com o apoio da FAPERJ e LNCC, que reuniu pesquisadores, especialistas, pós-graduandos, graduandos e lideranças de campos multidisciplinares com o objetivo de criar novos conhecimentos interdisciplinares e fomentar o debate na sociedade para solucionar ou mitigar os problemas históricos, estruturais e, portanto, crônicos. “As pesquisas apresentadas no evento pela equipe da UCP ajudam a pensar problemas brasileiros e propor soluções articuladas com a área de concentração do PPGD, que é Justiça, processo e direitos humanos. E essas pesquisas são fomentadas pela CAPES, o CNPq e a FAPERJ”, aponta o coordenador do PPGD/UCP, Prof. Dr. Klever Paulo Leal Filpo, que participou do evento junto com o professor do PPGD e da graduação em Direito, Marcelo Pereira de Almeida; a professora Mirel Legrá, que é bolsista de pós-doutorado no PPGD/UCP; os mestrandos Rayssa Gargano e Vinicius Amaral e o egresso Jorge Ruas. A UCP participou de dois grupos de trabalhos ligados a duas pesquisas que estão sendo desenvolvidas no PPGD. Uma delas é a pesquisa sobre a política pública do aluguel social em Petrópolis após a tragédia de 2022. Ela conta com recursos da FAPERJ, com uma bolsista jovem cientista do nosso estado, na qual participam, também, alunos da graduação desenvolvendo a pesquisa. A outra pesquisa apresentada, que tem a frente a professora Mirelle Legra, contando, também, com duas alunas da graduação e um aluno do mestrado, está relacionada à utilização de tecnologias pelo Poder Judiciário, incluindo a inteligência artificial e o processo 100% digital num contexto de justiça 4.0. “A justiça 4.0 é a incorporação de tecnologias de informação pelo Poder Judiciário para tornar prestação jurisdicional mais eficaz. Então, a gente problematiza essa questão, nessa pesquisa, pensando quais são os impactos disso para as pessoas, para os judicionados, para os operadores do direito, que não tem só coisa boa. Também tem as dificuldades que essas políticas apresentam. A gente pensa em potencialidades e limitações dessas políticas. Estamos discutindo isso nesse momento com pesquisadores de todo o Brasil”, pontua Klever, que destaca a relevância da participação da UCP. “Tem gente da Bahia, do Amapá, tem gente do Sul, tem gente de Minas, tem gente do Rio, São Paulo. É um evento importante híbrido que está ocorrendo no LNCC. E essa participação no colóquio traz a visibilidade para o PPGD, e logo, para a UCP. E também é uma oportunidade de prestar conta sobre as nossas pesquisas em curso”, comenta.
NOTÍCIAS UCP UCP integra Fórum de Pró-Reitores da ANEC para fortalecer a Educação Superior Católica 26 de agosto de 2024 A UCP, por meio do seu pró-reitor administrativo, Anderson de Souza Cunha, e seu pró-reitor de graduação e de pós-graduação e pesquisa, Leandro Antônio Rodrigues, é uma das instituições que integram o Fórum de Pró-Reitores das Instituições de Ensino Superior (IES) Católicas, constituído no último dia 15 de agosto pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC). Pró-reitor de graduação e pós-graduação e pesquisa, Leandro Antônio Rodrigues e o pró-reitor administrativo, Anderson de Souza Cunha A criação do fórum, segundo o presidente da ANEC, Pe. João Batista, é fundamental, uma vez que reúne atores estratégicos que desempenham papéis cruciais no desenvolvimento institucional das IES Católicas, oferecendo um espaço de discussão e articulação sobre as principais demandas e desafios do setor. Formado por pró-reitores das universidades, centros universitários e faculdades católicas de todo o Brasil, o principal objetivo da iniciativa é discutir e encaminhar as pautas mais urgentes e relevantes para a educação superior, seja no âmbito das políticas públicas, regulatório ou institucional. A expectativa é que o fórum se torne uma plataforma essencial para a troca de informações, alinhamento estratégico e defesa dos interesses das IES Católicas.
NOTÍCIAS UCP PPGE fala sobre internacionalização das políticas educacionais e direitos humanos 20 de agosto de 2024 Na última sexta-feira (16.08), o Programa de Pós-graduação em Educação da UCP (PPGE-UCP) realizou sua tradicional aula inaugural para recepcionar, oficialmente, os novos mestrandos e, também, os demais alunos com o evento A Internacionalização das Políticas Educacionais no Marco dos Direitos Humanos, que aconteceu no auditório do Campus Dom Veloso. A palestra, que marca o início do segundo semestre, promoveu debates e reflexões sobre políticas educacionais internacionais e Direitos Humanos. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP “Lawfare e Democracia” é tema de seminário internacional organizado pela UCP e UBA 10 de junho de 2024 A Lava Jato, a maior investigação de desvio e lavagem de dinheiro público já realizada no Brasil, pode resumidamente explicar o que significa o termo jurídico lawfare, que, basicamente, é o uso abusivo do Direito para alcançar objetivos políticos. O tema norteou as discussões do I Seminário Internacional “Lawfare e Democracia”, organizado pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e Universidade de Buenos Aires (UBA), a maior universidade da América Latina, por meio de convênio firmado entre as duas tradicionais instituições. O evento aconteceu em Buenos Aires, nos dias 30 e 31 de maio. Durante dois dias, foi concentrada a exposição e debate de pesquisas de 12 professores da América do Sul em diálogo com a obra Lawfare Brasileiro – a primeira sobre a temática em língua portuguesa -, de autoria do docente do Programa em Pós-graduação em Direito (PPGD) e da graduação em Direito da UCP, Prof. Dr. Antonio Eduardo Ramires Santoro, e da Profª. Natália Lucero, egressa do mestrado em Direito da UCP. “A Operação Lava Jato estava alterando o cenário político do país. Seria necessário que alguém desse conta desse tema de forma técnica, que agregasse os conceitos de processo penal e ciência política”, explica o Prof. Dr. Antonio Eduardo Ramires Santoro sobre a escolha de falar sobre o assunto, que também contou com a contribuição no seminário de mais um docente da UCP, o Prof. Dr. Flávio Mirza Maduro, que expôs as relações entre o Lawfare e um processo penal de garantias, abrindo importantes debates sobre a questão. O I Seminário Internacional “Lawfare e Democracia” integra o I Encontro da Rede Internacional de Pesquisa “Justiça, Processo e Direitos Humanos” – que leva o mesmo nome e vai ao encontro da área de concentração do PPGD/UCP – e congrega, além da UCP e UBA, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Brasília (UnB). “Isso coloca o PPGD da UCP no cenário internacional, não apenas promovendo sólida relação com as maiores universidades da América Latina, mas alçando as pesquisas desenvolvidas na UCP à importância científica influenciadora das demais pesquisas desenvolvidas por importantes pesquisadores do nosso continente”, frisa Santoro.
NOTÍCIAS UCP Coordenador do PPGD da UCP participa de evento sobre superendividamento na Emerj 06 de junho de 2024 O coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP e docente da graduação em Direito, Prof. Dr. Klever Filpo, participou no último dia 28 de maio de evento promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). O encontro, que também foi transmitido de forma virtual, abordou o tema superendividamento, onde o professor da Universidade falou sobre Superenvididamento, idosos e consensualidade: percepções empíricas a partir do NPJ/UFRRJ, tema originado pelo projeto que coordena no Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e que vai ao encontro das discussões feitas na UCP sobre Direito e vulnerabilidade. “Como a minha pesquisa tem envolvido grupos vulneráveis, eu explorei a vulnerabilidade do idoso superindividado nos espaços de resolução de conflitos, nas resoluções de conflitos de consumo no campo da defesa do consumidor. O consumidor idoso ele é frágil, é vulnerável. Muitas vezes são mulheres, são aposentados e tem uma pequena compreensão sobre o assunto discutido no contrato. Também não tem facilidade de acesso à internet e recursos eletrônicos. E quando eles têm que celebrar esses contratos de empréstimos, são parte muito vulneráveis”, explica Klever Filpo sobre o tema. https://www.youtube.com/watch?v=rsBvXDPfkus “Isso, às vezes, gera o superindividamento também, porque ele sustenta a família inteira. Às vezes um aposentado sustenta a família toda. Foi dessa vulnerabilidade que eu tratei na nossa fala, e isso tem muito a ver com o nosso mestrado em Direito, que é o mestrado em Direito, Justiça, Processo e Direitos Humanos, e no campo dos direitos humanos tem a proteção dos vulneráveis”, completa o coordenador do PPGD/UCP, que ressalta a relevância na participação da UCP no evento. “Além de ser um evento interinstitucional, a Emerj é a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, que forma os juízes do estado do Rio. Então ter a oportunidade de falar ali é uma coisa muito importante, que vai impactar um público muito selecionado, inclusive o auditório estava lotado. Tinha mais de 300 pessoas assistindo, tanto presencial como virtualmente”, comenta o docente. A palestra Superenvididamento, idosos e consensualidade: percepções empíricas a partir do NPJ/UFRRJ — promovida pelo Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza e o Fórum Permanente de Direito do Consumidor, ambos da Emerj – pode ser assistida no site www.emerj.tjrj.jus.br.
NOTÍCIAS UCP PPGD fala sobre efetividade e a inviabilização dos Direitos Humanos em aula inaugural 15 de maio de 2024 No último dia 8 de maio, o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da UCP realizou sua aula inaugural na qual falou sobre Direitos Humanos na berlinda: entre a efetividade e a inviabilização. A palestra online, transmitida pela TV UCP no Youtube, foi com o pesquisador e professor de renome nacional e internacional, Gilvan Luiz Hansen, do Programa de Pós-graduação em Direitos, Instituições e Negócios da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento foi organizado pelos professores Daniel Machado e Marcelo Pereira. https://www.youtube.com/watch?v=oBfRU0eYnms “O significado dessa palestra é muito grande para o programa, uma vez que nós somos um programa de pós-graduação que aspira, que vem buscando implementar o seu doutorado em Direito. Somos um mestrado nota 4, uma boa nota, e que tem como área de concentração, Justiça, Processo e Direitos humanos. Então, a discussão sobre direitos humanos e a sua efetivação, ela é inerente ao nosso PPGD. E é importante que o programa siga dialogando com professores de outras instituições. O programa não pode ser endógeno, que só fica discutindo o que tem aqui dentro mesmo. Ele tem que buscar essas parcerias, essas interações com professores de outras universidades no Brasil e no exterior”, destaca o coordenador do PPGD, Prof. Dr. Klever Filpo. O evento teve como proposta tratar das dificuldades de efetivação dos direitos humanos, além de indicar os principais desafios para se concretizar a tutela jurídica dos direitos humanos. E, ainda, apontar soluções práticas que possibilitem conferir efetividade à proteção constitucional dos direitos humanos e fundamentais. “Existe uma luta, um esforço pela efetivação dos direitos humanos. Mas, por outro lado, às vezes é difícil essa efetivação diante de várias situações que a gente observa até no nosso cotidiano, um cenário de guerra, um cenário de catástrofes em que muitas pessoas e grupos se encontram numa situação de hipervulnerabilidade. E nesse cenário, o professor Gilvan questiona até que ponto a gente é realmente capaz de efetivar os direitos humanos”, pontua Klever sobre a discussão proposta.
NOTÍCIAS UCP Pesquisadoras da UCP participam da 7ª Conferência de Políticas para as Mulheres 09 de maio de 2024 A professora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Centro de Teologia e Humanidades (CTH) da UCP, Denise Salles, participou da 7ª Conferência Municipal dos Direitos e Políticas Públicas para as Mulheres, realizada nos dias 12 e 13 de abril, no Instituto Teológico Franciscano. No evento, a pesquisadora da UCP apresentou, junto às alunas bolsistas do grupo de pesquisa que coordena, a palestra Reflexões de pesquisa na avaliação de políticas de prevenção e atendimento das mulheres em situação de violência. A participação é um reflexo do trabalho desenvolvido pela docente, desde fevereiro de 2022, com o projeto de pesquisa O Enfrentamento da Violência Contra a Mulher no Município de Petrópolis: Mapeamento das Formas de Violência e Análise Das Políticas Públicas. O trabalho conta com três bolsistas da Faperj, as alunas da graduação em Direito da UCP, Ana Caroline Ventura, Gabrielle Lamela e Caroline Silva, além da mestre em Direito pela UCP, Flaviane Assompção. Também participam do projeto as bolsistas PIBIC-CNPq Antonella Mesquita e Maria Eduarda Ramalho da Silve, também alunas do curso de Direito. O projeto atualmente analisa dados quantitativos do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) para mapear o perfil das mulheres vítimas de violência física, sexual e psicológica. O trabalho objetiva identificar as políticas públicas municipais implementadas desde 2018, além de realizar pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas com os profissionais da rede intersetorial de serviços voltados à violência contra a mulher. “Busca-se produzir análises descritivas e avaliativas da efetividade das políticas públicas e de suas lacunas com vista ao aperfeiçoamento necessário para a redução, prevenção da violência e acompanhamento público das vítimas”, explica Denise Salles. A Conferência foi organizada Prefeitura de Petrópolis em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim).
NOTÍCIAS UCP Mestrado em Psicologia aborda relevância das habilidades sociais em profissionais da saúde 18 de março de 2024 Mais do que a teoria aliada à prática, um bom profissional da área de saúde precisa ter como diferencial habilidades sociais que farão toda diferença do atendimento ao seu paciente. O tema norteou a aula magna do mestrado em Psicologia da UCP na noite da última sexta-feira (15.03), no Campus Dom Cintra. O evento com a doutora em Psicologia, Patrícia Pacheco abordou “a relevância das habilidades sociais laborais em profissionais da saúde”. A atividade discutiu as principiais habilidades sociais que devem ser desenvolvidas por profissionais de saúde a fim de apresentar ferramentas para uma comunicação eficaz com pacientes, colegas e equipes multidisciplinares; promover a empatia e a compreensão das necessidades individuais dos pacientes; aprimorar a capacidade de lidar com situações de conflito de forma construtiva e colaborativa; e cultivar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. A palestra, que reuniu alunos do mestrado e da graduação em Psicologia e dos outros cursos de graduação do CCS, também destacou a importância do trabalho em equipe, da capacidade de liderança e da habilidade de gerenciar o estresse e a pressão do ambiente de saúde, visando assim melhorar a qualidade do atendimento e a satisfação tanto dos profissionais quanto dos pacientes. “É extremamente relevante abordarmos o tema das soft skills, falando de outra forma, porque na atualidade tem feito muito diferença na empregabilidade de todas das áreas, mas em especial na área da saúde, que envolve um contato muito próximo com o ser humano. Então é importante pensar sim na formação técnica, mas não podemos perder de vista a formação humana; o desenvolvimento de um bom repertório de habilidades sociais para que tenhamos um profissional completo de boa qualidade”, frisa Patrícia Pacheco, especialista na temática. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP PPGE fala em aula inaugural sobre avanços e desafios das políticas públicas educacionais 08 de março de 2024 Nesta sexta-feira (08.03), o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UCP promoveu sua aula inaugural com o tema A Conferência Nacional de Educação e seus desdobramentos: avanços, desafios e a necessidade de sonhar. O encontro aconteceu durante todo o dia no Auditório do Campus Dom Veloso e reuniu alunos e docentes para discutirem os caminhos pelos quais têm seguido as políticas públicas educacionais brasileiras. O evento acontece na semana em que o documento final produzido no âmbito da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024) chega oficialmente ao Ministério da Educação. Por isso a extrema relevância de discutir o tema, abordando os avanços e desafios que já se anunciam para o próximo Plano Nacional de Educação, sempre sem abrir mão do esperançar e do sonho possível. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Professor da UCP e bolsistas participam da Jornada de Jovens Talentos da Faperj 14 de dezembro de 2023 O professor da graduação e do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da UCP, Klever Leal Filpo participou, nesta terça-feira (12.12), da Jornada de Jovens Talentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que aconteceu na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, no Rio de Janeiro. O docente esteve presente com dois estudantes bolsistas do programa, além de uma aluna bolsista pelo CNPq. O evento reúne os bolsistas da Faperj, integrantes do programa Jovens Talentos e que são alunos do Ensino Médio de escolas públicas que participam dos grupos de pesquisa nas universidades, para apresentação e avaliação do andamento das pesquisas desenvolvidas. O docente da UCP prestigiou o evento com os estudantes Bernardo Schimidt e Caíque Laurindo, contando, ainda, com a presença da estudante Letícia Soares, bolsista de Iniciação Científica do CNPq na UCP. Os pesquisadores da UCP com Jorge Belizario, coordenador do programa Jovens Talentos da Faperj (segundo à direita) “A Faperj tem uma aposta nesse programa Jovens Talentos como uma maneira de formar pesquisadores para o futuro. E o nosso trabalho foi apresentado lá na forma de um pôster. Nós associamos, também, incluímos a Letícia Rodrigues, que é uma bolsista de iniciação científica do CNPq, para que ela também vá se inserindo cada vez mais no universo da pesquisa, da troca das redes de pesquisa, da troca entre pesquisadores”, comenta Klever, que é um dos professores da UCP com alunos do programa da Faperj ao destacar a importância de prestigiar o evento. “Ele estreita as relações entre a universidade e a comunidade. É uma importante ação de inserção social, porque esses alunos que participaram do evento são alunos de escolas públicas da cidade de Petrópolis e que participam de atividades de pré-iniciação científica na UCP, onde eles têm contato com professores e alunos. Esses professores são mestres, doutores, e esses alunos são pesquisadores de vários níveis de formação e que têm aqui na UCP então essa oportunidade de ter essa pré-iniciação científica”, afirma. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP XII Fórum de Cognição Social aborda legado de Helmuth Krüger para a psicologia social 05 de dezembro de 2023 Na última sexta-feira (1º.12), o Programa de Pós-graduação em Psicologia da UCP (PPGPSI) dedicou o dia a perpetuar a vida e trajetória do renomado professor Helmuth Krüger. O assuntou norteou o XII Fórum de Cognição Social, que falou e homenageou o legado do pesquisador e docente para a Psicologia Social. O evento realizou palestras, mesa-redonda e apresentação de trabalhos, promovendo discussões a partir da apresentação das pesquisas em psicologia voltadas para o tema. “A história do professor Helmuth se mistura à história da UCP. O professor Helmuth foi o idealizador e construtor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UCP, cuja área de concentração é a Cognição Social. Professor Helmuth formou inúmeros alunos e alunas na área de Psicologia Social, tendo sua tese de Professor Titular da UERJ na referida área. Também é autor de artigos e de um livro editado pela Vozes intitulado Introdução à Psicologia Social. Seu legado continua vivo em suas obras e nos seu alunos e orientandos”, destaca o coordenador do PPGPSI, Prof. Luís Antônio Monteiro Campos. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Pesquisadores da UCP participam do 22º Encontro Anual da ABRAPSO, em Niterói 06 de novembro de 2023 O 22º Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) contou com a participação da UCP representada pelo grupo de pesquisa Psicologia e Tecnologias. O evento aconteceu entre os dias 1º e 4 de novembro, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no Rio de Janeiro. Participaram do encontro a mestranda Amanda Dantas, a egressa Angélica Dimitriou e as alunas da graduação Ana Beatriz Barros e Camila Machado, além do bolsista da Faperj, Hugo Rocha. Orientados pela professora Cristiane Moreira, os bolsistas do CNPq, Hector Carnevalli e Natan Gasterdali apresentaram a pesquisa em curso Psicologia na Interface com a Inteligência Artificial, que também tem a participação da bolsista FCRM Ingrid Bortolotto. “A participação em um evento nacional me trouxe uma experiência ímpar de contato com pessoas e saberes de todo o país em sua grande diversidade cultural. A apresentação do nosso trabalho de pesquisa nos proporcionou uma rica troca de conhecimentos, que certamente serão importantes para nosso trabalho, trazendo contribuições significativas para nossa formação”, afirma o estudante e bolsista de iniciação científica em Psicologia da UCP, Hector Carnevalli, que se surpreendeu com o evento. “Foi também uma grata surpresa quando a representante do Conselho Federal de Psicologia, presente no evento, fez um elogio e o reconhecimento da importância do trabalho que estamos realizando, o que nos motiva a seguir em nossa jornada de formação como profissionais da Psicologia”, conta.
NOTÍCIAS UCP Professor e egressa do PPGD da UCP participam de evento na Argentina 31 de outubro de 2023 O professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UCP, Daniel Machado Gomes, e a egressa, a Me. Aline Rispoli, participaram, nos dias 11 e 12 de outubro, das Jornadas Internacionales de Jóvenes Investigadoras/Es en Historia del Derecho, que aconteceu na Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina. O evento reúne pesquisadores da América do Sul com o objetivo de promover o debate de temas relevantes na história do Direito, debatendo, sobretudo, os cenários históricos dos países latino-americanos. Os pesquisadores da UCP tiveram suas pesquisas aceitas e apresentadas à comunidade acadêmica. O docente conduziu uma apresentação em que abordou o pensamento político de Joaquim Nabuco e, a ex-aluna do PPGD, a agora mestre em Direito, discorreu sobre as violências cometidas contra crianças e adolescentes durante a ditadura militar. “O evento representou uma oportunidade para a troca de conhecimento e experiências, bem como para o fortalecimento das relações acadêmicas internacionais da UCP”, frisam os pesquisadores. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Seminário de Discentes e Egressos do PPGE fala sobre Educação, Cultura E Democracia 03 de outubro de 2023 Nos dias 28 e 29 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UCP realizou mais uma edição do seu Seminário de Discente e de Egressos. O evento abordou o tema Educação, Cultura E Democracia por meio de discussões e troca de conhecimento a partir da apresentação das pesquisas desenvolvidas no Programa. Além das comunicações orais, o VIII Seminário Discente e VI Seminário dos Egressos do PPGE/UCP realizou palestras e oficinas com temáticas atuais, como a Inteligência Artificial (IA). “Um programa de pós-graduação precisa formar o mestre e o doutor para além da conclusão de um trabalho de pesquisa, que é muito importante. Mas também do papel desse mestre, desse doutor, como é que ele se comporta depois. Então o evento tem um pouco essa função de ser um seminário interno organizado pelos discentes. Entendemos como um espaço informativo, onde eles aprendem também a organizar evento, onde a gente vai aprendendo junto a organizar esse momento e a participar desses eventos fora da universidade”, destaca a coordenador do PPGE, Profª. Fabiana Eckhardt que aponta, ainda, a troca de conhecimento e networking entre os envolvidos. “É um momento, também, importante para o programa, quando um programa consegue se conhecer. Encontro de grupos de pesquisa, onde os professores e seus orientandos vão conhecendo o que seus colegas fazem. Também é um momento importante para parcerias, para estabelecer diálogos entre os grupos do próprio programa”, frisa ao comentar sobre a temática que que vem sendo discutida nas edições anteriores. “Educação, cultura e democracia tem sido uma temática que permanece, porque são três conceitos importantes que se relacionam constantemente. Precisamos pensar uma educação democrática que se dá no encontro com a sua cultura. Por isso temos mantido uma decisão colegiada de professores e estudantes que essa temática se repita uma vez que a gente tem entendido que ela não se esgota. E ela tem sido muito importante e até urgente”, afirma. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP UCP participa do 4º Encontro de Mediadores do TJRJ, realizado em Petrópolis 25 de setembro de 2023 Realizado entre os dias 21 e 23 de setembro, o 4° Encontro de Mediadores, organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), contou com a participação da UCP. Com o tema Inovações e desafios na mediação de conflitos como caminho irreversível para o Judiciário e para a sociedade, o evento aconteceu no Palácio Quitandinha, onde reuniu especialistas e interessados no assunto que compartilharam suas ideia e experiências nesse campo de atuação. A Instituição foi representada pelo CCJ, por meio do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Direito, e esteve presente expondo os projetos e trabalho na área de mediação desenvolvidos pela Universidade, especialmente por meio do PPGD. “Acredito firmemente no poder da mediação como uma ferramenta essencial para a resolução de conflitos e a promoção da cultura da paz. Nossa participação neste evento, apresentando as boas práticas realizadas pelo CCJ institucionalmente no âmbito da mediação, reflete o compromisso contínuo da UCP com o aprimoramento das habilidades e conhecimentos dos nossos alunos. Durante o encontro pudemos compartilhar experiências e nossas melhores práticas, contribuindo para o enriquecimento do debate e o aprimoramento das técnicas de mediação”, comenta o diretor do CCJ e coordenador da graduação em Direito da UCP, Prof. Maurício Pires Guedes. UCP é pioneira na prática da mediação em Petrópolis O coordenador adjunto do PPGD, Klever Paulo Leal Filpo destaca a longa tradição e pioneirismo da UCP no seu envolvimento com a mediação de conflitos, ao ser a primeira instituição no Estado do Rio de Janeiro a obter autorização para ter um grupo de mediação no Núcleo de Prática Jurídica, e isso servir como estágio prático para os estudantes do curso de Direito. “Isso aconteceu há 20 anos e, desde então, o NPJ da UCP tem grupos de mediação de conflitos. A UCP também já teve duas edições de uma pós-graduação em mediação de conflito que foi feita em parceria com TJ. No nosso mestrado em Direito já tivemos várias pesquisas que tocam no tema da mediação. E muitos mestres formados pela UCP pesquisaram e escreveram sobre mediação de conflitos em diferentes contextos: empresarial, familiar, comunitário e mediação de conflitos escolares. Atualmente a UCP oferece um curso de extensão em mediação de conflitos escolares”, resume ao fazer um panorama da UCP na área da mediação, que segue latente na Universidade. “A mediação é um tema, uma prática que há muitos anos é desenvolvida pela UCP. Esse encontro de mediadores é promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio, que reúne em Petrópolis os seus mediadores formados em atuação no TJ, uma instituição muito importante ao Poder Judiciário no Rio de Janeiro. A UCP tem essa parceria com o Nupemec, que é Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJ, porque aqui tem um polo avançado de solução de conflito, um PASC. Essa participação no evento coroa, vem também dar mais um passo nessa parceria e o envolvimento da UCP com o tema e a prática da mediação de conflitos”, disse. O diretor do CCJ também aponta a importância do evento nessa união. “Foi com grande satisfação que o CCJ recebeu o convite para participar do 4º Encontro de Mediadores realizado no Hotel Quitandinha. Agradecemos ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro pelo convite e estamos ansiosos para futuras oportunidades de envolvimento e colaboração, à medida que trabalhamos juntos para promover uma sociedade mais harmoniosa e resiliente por meio da mediação’, destaca Maurício Pires Guedes. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Congresso na Europa tem trabalhos de 9 alunos do mestrado em Engenharia 08 de setembro de 2023 Considerado o principal evento anual na área de avaliação de risco, gestão de risco e otimização do desempenho de sistemas sócio tecnológicos na Europa, a 33ª Conferência Europeia de Segurança e Confiabilidade (33rd European Safety and Reliability Conference – ESREL 2023) contou, novamente, com trabalhos de 9 alunos do mestrado profissional em Sistema de Engenharia da UCP. O evento aconteceu na Universidade de Southampton, no Reino Unido, de 3 a 7 de setembro. Tiveram artigos aprovados os alunos Alexandre Magno Ferreira de Paula, Ítalo de Souza Oliveira, Namir Furtado Vieira Junior, Marcio Delvô Mendes, Anderson Oliveira da Rocha, Saulo Alessandro Marinho de Freitas, Luiz Souza Júnior, Carlos Eduardo Cardoso de Souza e Raquel Machado Gomes que apresentaram três trabalhos em co-autoria. Com exceção do mestrando Anderson Oliveira da Rocha, que apresentou o trabalho presencialmente na Inglaterra, os demais o fizeram virtualmente. “A ESREL é o evento anual no domínio da análise da confiabilidade, da avaliação do risco, da gestão do risco e da otimização do desempenho da segurança dos sistemas socio tecnológicos. Importante frisar que não se trata apenas de um evento de excelência científica, mas também de uma ocasião para a comunidade de especialistas em segurança e confiabilidade se encontrarem e trocarem suas expertises. E, em mais uma edição, mostra a relevância da UCP com trabalhos dos nossos alunos sendo apresentado”, pontua o professor do mestrado, Dr. José Cristiano Pereira. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Aluno do PPGD tem dissertação premiada em importante concurso de ciências criminais 31 de agosto de 2023 O 27º Concurso de Monografias de Ciências Criminais, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), tem, entre os trabalhos premiados, o do aluno do mestrado em Direito da UCP, Kerston Benevides. A dissertação do mestrando ficou em 2º lugar no concurso, que é considerado o de maior prestígio nas ciências criminais em âmbito nacional, do qual participam teses de doutorado, dissertações de mestrado e demais trabalhos acadêmicos inéditos. “É quase indescritível a sensação. Porque você submete seu trabalho, que é fruto de uma pesquisa, no meu caso, uma pesquisa empírica de um ano. Mais o tempo das aulas. Então são dois anos de trabalho. E você submete isso ao crivo de uma avaliação totalmente externa a você, de pessoas que não te conhecem. Ficar em 2º lugar em um concurso nacional tem uma representatividade. Principalmente porque o IBCCRIM é o maior instituto de ciências criminais da América Latina. Isso tem um peso absurdo. É quase indescritível a sensação de receber esse resultado”, destaca Kerston Benevides. A dissertação de mestrado premiada, defendida no primeiro semestre deste ano, é intitulada O ANPP como instrumento autoritário: uma análise dos Acordos de Não Persecução Penal na cidade do Rio de Janeiro. “O trabalho é uma pesquisa que foi desenvolvida na Defensoria Pública do Rio de Janeiro. O trabalho é o ANPP como um instrumento autoritário e a pesquisa buscava, então, identificar os espaços de autoritarismo nos acordos de não percepção penal. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia específica, a aplicação de formulário. A partir da resposta a esses formulários, conseguimos tanto traçar um perfil das infrações e dos inquéritos, dos investigados, quanto também identificar os espaços de autoritarismo no ANPP por meio das respostas”, explica o mestre em Direito, sobre o processo da pesquisa, iniciado assim que entrou no mestrado. “O formulário foi aplicado a todos os casos, no período de um ano, dos quais a Defensoria Pública do Rio participou. Pegamos a capital para fazer isso como amostra e foram mais de 200 casos analisados para chegar ao resultado da pesquisa”, comenta. A banca de defesa foi composta pelos professores da UCP, Antônio Santoro, como orientador, e Flávio Mirza, além das convidadas, as professoras Luciana Boiteux (UFRJ) e Livia Paiva (IFRJ) que não apenas aprovaram o trabalho, como recomendaram para publicação. “É essencialmente uma grande realização pessoal do nosso mestrando Kerston Benevides, que mostrou durante todo o curso imensa capacidade crítica e de produção. Um motivo de orgulho pessoal para mim, por tratar-se de uma pesquisa empírica com profunda coleta de dados que caracteriza minha atividade como pesquisador e foi executada com rigor científico e brilhantismo pelo Kerston. E uma imensa vitória para o nosso PPGD, que mais uma vez se habilita como destaque de excelência no cenário da pesquisa nacional”, destaca o professor do PPGD e orientador de Kerson, Antônio Eduardo Ramires Santoro. Egresso do PPGD destaca papel da UCP na sua trajetória Kerston Benevides não esquece, e ainda destaca, a relevância da Universidade em todo o processo da sua formação no PPGD. “Sou suspeito para falar do papel da UCP na minha formação, porque foi uma universidade, um programa de pós-graduação em Direito que me cativou, desde o início. Na verdade, desde o processo de seleção. A gente passou por um processo seletivo, ainda durante a pandemia. Então, a gente tinha aquela situação muito delicada, das aulas online, do próprio processo seletivo, a própria entrevista ser online. Mas desde o primeiro momento, foi um programa em que eu me senti acolhido, já na seleção”, lembra ao contar que esse acolhimento e humanismo foram marcas deixadas pela Instituição. “Depois que nós começamos o curso, eu vi que esse acolhimento ganhou proporções ainda maiores. A equipe de professores, mais do que competente, é absurdamente humana. Então trabalhar direitos humanos com esses professores é entender realmente o que é esse trabalho, o que é pensar direitos humanos. As reflexões são de nível altíssimo. Eu considero que eu tive muita sorte, porque a minha turma também levava a discussão para outro patamar, e eram pessoas extremamente dedicadas. Amizades que eu fiz e que continuam até hoje”, comemora exaltando o papel primordial do seu orientador. “Nada disso seria possível sem uma orientação como a do Santoro. Realmente não teria a menor possibilidade de desenvolver um trabalho desse e chegar a uma premiação como essa, de segunda colocação, num concurso nacional se o Santoro não fosse o meu orientador. Ele comprou a briga da pesquisa e estava comigo em todos os momentos. De fato, ele foi um orientador. Aprendi muito com ele sobre metodologia de pesquisa, participei de grupo de pesquisa dele. Então isso foi o que me possibilitou desenvolver uma boa pesquisa”, afirma ao entender que o trabalho em conjunto foi reconhecido, dando mérito, também, ao professor e ao PPGD. “Acho que o nosso trabalho em equipe, meu e do Santoro, foi reconhecido com esse resultado. E isso para mim é o mais importante. Tenho plena consciência, também, de que os fundamentos que eu tenho é graças a UCP e ao Programa de Pós-graduação em Direito, além do Santoro, que teve, sem dúvida nenhuma, o papel singular no desenvolvimento desse trabalho”, conclui.
NOTÍCIAS UCP Aula inaugural do PPGE fala sobre os desafios para as humanidades no novo milênio 14 de agosto de 2023 Na última sexta-feira (11.08), o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UCP promoveu a primeira aula do semestre para falar sobre os desafios para as humanidades no novo milênio. O encontro aconteceu no auditório do Campus Dom Veloso com o Prof. Dr. José D’Assunção Barros, professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História, e Professor-Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. “Eu vou falar de história. Uma área específica, mas eu acredito que a gente tenha uns pontos em comum nas outras humanidades. Então acho que o que eu vou falar aqui também pode se adaptar a outras áreas. A ideia é a seguinte. Quais seriam os desafios desse plano de saber a história nesse novo milênio? Fui fazer uma reflexão sobre isso e pensei seis palavras, inspirado num livro que eu gostei muito do Ítalo Calvino. Comecei a pensar nisso para a história. Pensei em 6 palavras: responsabilidade, criatividade, interdisciplinaridade, variedade, abrangência e felicidade”, disse o professor ao abrir o encontro para novos, atuais e ex-alunos do PPGE que prestigiaram a palestra ao explicar sobre cada uma no contexto proposto. Voltada aos alunos do PPGE, a palestra teve como objetivo apresentar as necessidades de renovação na pesquisa em humanidades, com foco na historiografia.a Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP UCP e Universidade de Buenos Aires promovem Seminário de Internacionalização 16 de junho de 2023 Nesta quinta (15.06) e sexta-feira (16.06), a UCP e a Universidade de Buenos Aires (UBA) promoveram o Seminário de Internacionalização, que reuniu os professores catedráticos e docentes da Faculdade de Direito da UBA e professores da UCP para um intercâmbio de conhecimento. A programação, com palestras e apresentação de trabalhos, aconteceu no Campus Dom Veloso. O seminário foi uma realização do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UCP em parceria com a Universidade de Buenos Aires, por meio de convênio firmado entre as duas tradicionais instituições. Além de solidificar a internacionalização do programa de pós-graduação da UCP, o objetivo desta iniciativa é, também, promover o desenvolvimento de atividades conjuntas de pesquisa, ensino e intercâmbio. Organizador do evento, o professor da graduação em Direito e do PPGD da UCP, Antônio Eduardo Ramires Santoro, destaca a relevância do seminário, que será o primeiro de muitas trocas entre os docentes e alunos das instituições. “A importância desse evento é determinar o marco da relação institucional e internacional entre a Universidade Católica de Petrópolis, por meio do PPGD, com a maior universidade da América Latina, a Universidade de Buenos Aires. Ele também marcará a constituição de uma rede internacional de pesquisa, que envolve o PPGD com a Universidade de Buenos Aires, com a possibilidade de uma realização maior de eventos e de co-titulações entre os alunos da Universidade de Buenos Aires e os alunos da Universidade Católica de Petrópolis. Com isso, a gente vai poder trabalhar de maneira conjunta, inclusive fazendo não apenas eventos e aulas, mas também as bancas de dissertação de mestrado poderão contar com os professores das duas instituições”, frisa Santoro. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Pesquisadores da UCP na IX Jornada Brasileira de Filosofia e Sociologia do Direito 12 de maio de 2023 Com o tema Direito, ciência e política, foi realizado, nos dias 26 e 27 de abril, a IX Jornada Brasileira de Filosofia e Sociologia do Direito que contou com a participação do coordenador e professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP (PPGD), Daniel Machado Gomes, além de pesquisadores da Universidade. O evento, que aconteceu na Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ), foi promovido pela Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito (ABRAFI). Além do prof. Daniel Machado, participaram também os alunos do mestrado Aline Rispoli, Ana Carolina Santos, Gustavo Estevão e Raphael Barcellos; a aluna da graduação em Direito, Maria de Fátima Marques; e a egressa do curso de Direito, hoje doutoranda em Direito pela UERJ, Raphaela Abud. Todos fazem parte do grupo de pesquisa institucional Lei, Justiça e Direitos Humanos, que também é coordenado pelo docente. Presente frequente em eventos como esse, Daniel destaca a importância do convívio acadêmico entre professores doutores e discentes de diferentes graus – graduandos, mestrandos e doutorandos -, “todos irmanados na busca pelo conhecimento”. “Foi gratificante perceber a excelente aceitação das hipóteses desenvolvidas no meu grupo de pesquisa que foram encaminhadas nos resumos ao evento da ABRAFI. Os trabalhos versavam sobre temas de Filosofia e História do Direito e, quando foram apresentados na jornada, despertaram grande interesse dos apresentadores e debatedores. Além de ser uma forma de conferir visibilidade ao que produzido academicamente na UCP, na área do Direito, a participação em congressos e jornadas acrescenta novos olhares sobre os temas que vem sendo objeto de investigação no PPGD”, comenta.
NOTÍCIAS UCP UCP é contemplada em edital da FAPERJ de incentivo à fixação de Jovens Doutores 10 de maio de 2023 A UCP é uma das 19 instituições contempladas pelo edital da FAPERJ no Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil – 2022, fruto de acordo de cooperação firmado entre a FAPERJ e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A bolsa de pós-doutorado de dois anos foi concedida à doutora Mirel Legrá, junto ao Programa de Pós-graduação em Direito da UCP (PPGD), sob a supervisão do coordenador adjunto, Prof. Dr. Klever Filpo. A pesquisa que será desenvolvida é sobre Práticas de mediação realizadas por meio virtual no Rio de Janeiro: levantamento dos desafios e análise das contradições, dilemas e paradoxos entre discursos normativos e práticas judiciárias. O trabalho, que será conduzido pelo professor Klever Filpo, contará, por meio da bolsa concedida, com a colaboração da doutora Mirel Legrá que fará seu estágio pós-doutoral no PPGD. Ela é um dos 173 doutores contemplados pelo programa da FAPERJ que objetiva apoiar projetos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, por meio da concessão de bolsas. Além do Klever Filpo, a proposta do projeto foi formalmente apresentada por uma equipe que incluiu os professores Daniel Machado e Marcelo Pereira. “Graças à interdisciplinaridade e às parcerias institucionais já existentes, isso contribuiu para atingirmos pontos suficientes para sermos contemplados. Para o PPGD é importante mais esse feito, pois além de termos uma doutora fazendo seu pós-doutorado no programa, também aumenta e reforça a nossa visibilidade no meio acadêmico, científico e junto aos órgãos de fomento. Uma vez que estamos sendo contemplados em editais importantes, mostra nossa relevância. Pois quando uma pesquisa recebe incentivo de um órgão de fomento, isso mostra que é uma pesquisa de qualidade. Esses editais são muito concorridos e têm que atender muitas exigências para serem contemplado”, comemora o coordenador adjunto do PPGD, Prof. Dr. Klever Filpo.
NOTÍCIAS UCP Docente e alunas do PPGE lançam livro com artigos sobre filmes em diálogo com Educação 04 de maio de 2023 No último sábado (29.04), aconteceu no Rio de Janeiro, na livraria Beco das Letras, o lançamento do livro Políticas e poéticas audiovisuais: diálogos sobre cinema e educação. A publicação conta com a participação das professoras Debora Breder, docente do PPGE e da graduação em Pedagogia da UCP, e Mirna Juliana Fonseca, que realizou pós-doutorado pelo PPGE/UCP, como organizadoras e, ainda, da doutoranda pelo PPGE, Michelle de Freitas Neto, que assina um capítulo. O livro é produto do projeto de pesquisa Políticas e Poéticas Audiovisuais na Educação, desenvolvido pela profª. Debora Breder, coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA) da UCP. Em 2020, o projeto foi contemplado por edital da Faperj para Apoio aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro. A publicação, que tem prefácio assinado pela professora da PUC/RJ, Rosália Duarte, reúne 15 artigos de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes IES do país que, a partir de perspectivas teórico-metodológicas distintas, pesquisam sobre cinema e/ou realizam filmes em diálogo com o campo da Educação. “Ao pensarmos as políticas e poéticas audiovisuais, queríamos reunir um conjunto de reflexões que permitissem o cruzamento de múltiplos olhares – da Antropologia, da Sociologia, da Comunicação, entre outros – sobre a potência do cinema nos processos educativos”, comentam as organizadoras Débora Breder e a professora Mirna Juliana Fonseca, que atualmente é bolsista da Faperj/PUC-Rio e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (GRUPEM). Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Pesquisadores da UCP participam de congressos no RJ sobre História do Direito 30 de março de 2023 Entre os dias 13 e 16 de março, foram realizados no Rio de Janeiro, simultaneamente, o XII Congresso Brasileiro de História do Direito e IX Congresso Latino-Americano de História do Direito, ambos no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, instituição icônica na preservação da memória no Brasil. Os eventos contaram com a participação do coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP (PPGD/UCP) e professor da gradação, Daniel Machado, e dos alunos e da egressa do curso, Daniel Lisboa, Felipe Oliveira Sant’Anna e Raphaela Abud Neves na apresentação de trabalhos. “Para a UCP esse evento foi muito importante e agregou muito, por duas razões. Primeiro porque a UCP marcou presença no evento com alunos da graduação em Direito num evento que era majoritariamente voltado para alunos de doutorado. Os nossos alunos tiveram uma oportunidade ímpar de conviver com altas pesquisas que são desenvolvidas em termos de História do Direito no Brasil inteiro e também fora do Brasil”, conta o Prof. Dr. Daniel Machado, destacando que todos os Estados da Federação estavam representados, assim como participantes argentinos, chilenos e da América Central. “Logo, esse intercâmbio de ideias em si, para a graduação, já é um ganho fenomenal. Além disso, é muito importante para o PPGD da UCP que a gente tenha a visibilidade, que a gente apresente para a sociedade aquelas pesquisas que nós temos na casa. Então foi especialmente importante nesse sentido de poder revelar, poder indicar para os outros pesquisadores no Brasil que a UCP também produz pesquisa em História do Direito”, frisa o docente que contribui com trabalhos produzidos em coautoria com alunos da UCP. Com os alunos da graduação em Direito, Daniel Sant’Anna Lisboa, que é bolsista CNPq, e Felipe Oliveira Sant’Anna, o professor Daniel Machado colaborou com o texto intitulado Voto Acatólico e Secularização da Sociedade Brasileira no Século XIX. Já a egressa do curso, Raphaela Abud Neves, escreveu em coautoria com o docente o trabalho intitulado Debates Parlamentares sobre a Vacinação Obrigatória no Governo de Rodrigues Alves. O professor da UCP é orientador da ex-aluna da UCP desde que iniciou seu trabalho de pesquisa na Iniciação Científica, quando cursava a graduação. Ela já concluiu o mestrado em Direito na UERJ e hoje é bolsista CNPq no doutorado do PPGD/UERJ. O pesquisador da UCP aponta, ainda, a relevância do aprendizado compartilhado em eventos como esse. “Para além do que eu já mencionei, tem também o elemento de tudo aquilo que nós aprendemos. Tanto os alunos da graduação, do doutorado, como eu também, nós aprendemos ouvindo as conferências que foram proferidas no evento e também ouvindo as apresentações dos trabalhos de outros colegas que integravam os grupos de trabalho. Os debates sobre esses trabalhos foram extremamente enriquecedores e com eles nós pudemos aprender muito, crescer muito. Também não só colaborar apreciando lá o trabalho de quem apresentou, mas também recebendo críticas muito construtivas aos nossos trabalhos”, salienta.
NOTÍCIAS UCP PPGD aborda sobre critérios de imputação na criminalidade empresarial na aula inaugural 13 de março de 2023 Na última sexta-feira (10.03) alunos do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) e da graduação em Direito da UCP, além de público em geral, tiveram a oportunidade de conhecer mais e tirar dúvidas sobre possibilidades e formas de responsabilizar uma empresa e os representantes de uma empresa por crimes que vem a ser cometidos pela corporação. O tema norteou o encontro com o professor e Desembargador Federal, Dr. Flávio Lucas, um profundo conhecedor do assunto, marcando assim a aula inaugural do PPGD. A palestra aconteceu no auditório do Campus Dom Veloso e reuniu o coordenador adjunto do programa, Prof. Dr. Klever Filpo; o professor do PPGD, Flávio Mirza, que intermediou o encontro; além do corpo docente, alunos do mestrado e graduação e, ainda, ex-alunos que prestigiaram o evento. “A grande questão é que esse é um tema ainda muito mal tratado pela Doutrina do Direito Penal. E é um tema que está em todas as discussões, digamos assim, porque é um tema muito candente, muito importante, mas que não tem ainda o tratamento devido. Então a palestra foi bastante esclarecedora”, comenta o professor do PPG, Flávio Mirza, que intermediou o encontro. O coordenador adjunto do PPGD, Prof. Dr. Klever Filpo explica a importância de trazer a questão para alunos e sociedade. “É um tema extremamente atual no Brasil. Na nossa história recente houve várias situações de grande repercussão midiática em que houve aplicação ou a tentativa de responsabilizar a empresa por crimes cometidos. O Dr. Flávio Lucas desenvolveu muito bem, explorando tanto aspectos teóricos como a dificuldade de aplicação prática dessas teorias e também propostas de aperfeiçoamento”, comenta ao destacar a relevância do assunto. “Para o PPGD, é uma oportunidade de ter contato com um tema atual e relevante, e que faz uma conexão interessante com um projeto de pesquisa do professor Flávio Mirza e do professor Antônio Eduardo Santoro dentro da linha 2 do PPGD, que é Processo e efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos. Com efeito é quando uma empresa comete crime, às vezes esses crimes impactam muitas pessoas, por exemplo, crimes ambientais. Desenvolver essa discussão, então, tem uma relação com os Direitos Humanos”, frisa. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP PPGE fala sobre os 20 anos de contribuição de Antonio Flavio Barbosa Moreira 03 de março de 2023 Para abrir o semestre, o Programa de Pós-graduação em Educação da UCP (PPGE/UCP) se reuniu para exaltar os 20 anos de contribuição do professor Antonio Flavio Barbosa Moreira ao PPGE e à educação petropolitana. A aula inaugural aconteceu nesta sexta-feira (03.03) no auditório do Campus Dom Veloso e reuniu, além do corpo docente e discente, amigos e ex-alunos do professor e pesquisador. “O PPGE tem 25 anos, sendo 22 deles sendo reconhecidos com valor acadêmico pela CAPES. E muitas pessoas passaram por aqui, fundamentaram isso que a gente conhece hoje como o PPGE. Essa história que hoje trazemos é uma história que começou lá atrás e que tem muita gente que passou por aqui. Então não vou falar o nome de ninguém, porque certamente posso ser injusta, pois esqueceria um monte de nomes. Mas muitas delas, elas não deixaram as marcas, porque elas são as marcas. E uma delas é o professor Antonio Flavio”, disse a coordenadora do PPGE, Profª. Drª. Fabiana Eckardt ao falar sobre o docente que atua há 20 anos no programa. Descontraído, Antonio Flavio e o público tiveram a oportunidade de ouvir de amigos, inclusive que compartilham a jornada acadêmica, sobre a contribuição do pesquisador para a educação do país. “Eu acho que fiz um esforço muito grande para que nós tivéssemos um grupo de professores bom, que trouxesse visibilidade ao programa. Procurei trazer pessoas de outros programas para participar de bancas e eventos aqui, também no sentido da visibilidade ao nosso programa. E acho que essa foi uma contribuição boa que eu dei. No sentido de conhecimento aos alunos, vou dizer que minha contribuição foi dominantemente a discussão de questões de currículo, que é o ponto que trabalho mais, que venho desenvolvendo e incentivando orientações e dissertações”, resumiu o pesquisador. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Docente do PPGE e CTH é palestrante em congressos na Universidade de Lisboa 28 de fevereiro de 2023 O professor do CTH e do PPGE, Marcelo Mocarzel foi um dos palestrantes do VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e do X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, que ocorreram simultaneamente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, entre os dias 6 e 9 de fevereiro. Os congressos têm como tema central a Política e gestão da educação: temas críticos no espaço ibero-americano e foram promovidos pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e pelo Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE). O docente da UCP apresentou a conferência sobre o financiamento da educação no Brasil e a política de royalties do petróleo. A mesa contou, ainda, com conferências da Profª. Drª. Luísa Cerdeira, da Universidade de Lisboa, em Portugal, e do Prof. Dr. Santiago Esteban Frades, da Universidade de Valladolid, na Espanha.
NOTÍCIAS UCP Professores da UCP são contemplados no edital Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj 28 de fevereiro de 2023 Dois docentes da UCP foram contemplados no último edital 2022 para o programa Jovem Cientista do Nosso Estado, promovido pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Um dos mais importantes editais da Faperj, a categoria se aplica a pesquisadores que defenderam suas teses de doutorado há menos de dez anos e terão o financiamento para os seus projetos válido por 36 meses. Professor do CCJ, o pesquisador Klever Paulo Leal Filpo receberá recursos para desenvolver a pesquisa Estudo de caso: Benefício do Aluguel-social em Petrópolis após a tragédia climática ocorrida no verão de 2022, dando início já agora em 2023 até 2025. Além do financiamento para a pesquisa, Klever também submeteu o projeto ao programa de Iniciação Científica da Faperj, que contemplou dois alunos da graduação para trabalharem no projeto, que conta, ainda, com mais três alunos, também bolsistas financiados por outras instituições, para atuarem na pesquisa. “Desde que houve a tragédia em Petrópolis, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Empírica sobre Administração de Conflitos da UCP, o GIPAC, entendeu que era preciso que participássemos de alguma forma da discussão sobre a questão. Percebemos que o tema do aluguel social e as dificuldades que as pessoas têm para acessar esse direito assistencial, esse benefício, era um tema possível. Então com esse fomento, queremos identificar as dificuldades que os munícipes encontram quando estão sem suas casas e precisam desse aluguel. A ideia é fazer uma crítica, no bom sentido, para poder aperfeiçoar essa política pública”, explica o pesquisador. “A gente espera que seja uma pesquisa de muito fôlego, porque de certa forma ela vai usar a experiência de Petrópolis para avaliar essa política pública do aluguel-social”, concluiu o Prof. Dr. Klever Paulo Leal Filpo. Também contemplado, o Prof. Dr. Marcelo Mocarzel, do CTH, submeteu sua pesquisa A expansão do ensino privado-mercantil no estado do Rio de Janeiro: estratégias do capital financeirizado na oferta educacional. “O edital é um reconhecimento, tanto da Universidade como dos pesquisadores. A Faperj é a principal agência de fomento à pesquisa do Estado e o edital é extremamente concorrido. Concorremos com todas as áreas: medicina, engenharia, enfim. E isso mostra a qualidade das pesquisas que são desenvolvidas na UCP e os nossos alunos, a Instituição como um todo acaba sendo beneficiada, na medida em que a gente passa a ter financiamento para a pesquisa, para levar alunos a congressos, financiar publicações, comprar equipamento e material de pesquisa para a Instituição”, comenta o pesquisador, que frisa sobre o benefício de todos com esse fomento. “Não só os alunos envolvidos, mas outros também acabam se beneficiando quando os professores da Instituição são contemplados com esses editais. É um excelente reconhecimento da nossa produtividade, mas também uma oportunidade para que mais pessoas possam se integrar às pesquisas”, disse.
NOTÍCIAS UCP Diretor do CCJ e coordenador de Direito recebe Prêmio de Destaque na Área Jurídica 12 de dezembro de 2022 O diretor do CCJ e coordenador da graduação em Direito da UCP, Prof. Maurício Pires Guedes, recebeu na última quinta-feira (08.12) o Prêmio Destaque na Área Jurídica. A honraria foi entregue pela Câmara Municipal de Petrópolis pela atuação do docente e profissional no Judiciário do município. “Acho que quando eu recebo esse prêmio é, não só evidentemente pela minha atuação como advogado, mas também minha atuação na UCP. Quer queira, ou não, esse prêmio engloba tanto meu aspecto profissional liberal, mas também como o diretor do CCJ. Penso que de alguma forma esse prêmio é o destaque do bom trabalho que a UCP vem realizando, tanto no curso de graduação como no mestrado em Direito”, comenta Maurício, que recebeu o prêmio do vereador Fred Procópio, que é egresso da UCP e aproveitou a ocasião para destacar a qualidade do curso e demonstrar sua gratidão pela formação em Direito na Instituição.
NOTÍCIAS UCP XI Fórum de Cognição Social da UCP fala sobre os 60 anos do psicólogo, avanços e desafios da profissão 05 de dezembro de 2022 Realizado no sábado (03.12), o XI Fórum de Cognição Social da UCP promoveu uma série de debates para falar sobre os 60 anos de profissão, avanços e desafios para a Psicologia. O evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP (PPGPSI/UCP) realizou palestras, sessões coordenadas e minicurso com diversos profissionais. A programação foi transmitida pela TV UCP no Youtube. “Afinados com a comemoração de 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil, as atividades abordaram diferentes temáticas, desde aspectos históricos até um minicurso. A realização do Fórum, evento anual do PPGPSI, nesta edição com ampla participação de docentes, discentes e pesquisadores externos consolida a importância desse espaço de discussão para a psicologia social. É gratificante observar o aumento de interesse e a troca entre estudantes de graduação e pós-graduação com pesquisadores de referência na área”, destaca a coordenadora-adjunta do PPGPSI/UCP, Profª. Drª. Cristiane Moreira da Silva. Os eventos do XI Fórum de Cognição Social da UCP podem ser assistidos na TV UCP no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Seminário Discente e de Egressos do PPGE da UCP fala sobre desafios da Educação nos 200 anos de Independência 24 de outubro de 2022 Entre os dias 20 e 22 de outubro, o Programa de Pós-graduação em Educação da UCP (PPGE-UCP) realizou o seu 7º Seminário Discente e o 5º Seminário de Egressos. Nesta edição, o evento propôs uma reflexão sobre os 200 anos de Independência e o desafio da Educação na construção de um Brasil mais plural. A programação contou com uma série de atividades, entre palestras, rodas de conversa, oficinas, mesas-redondas e apresentação de trabalhos que debateram a temática a partir de diversos pontos de vista. “O Seminário Discente é um evento no qual temos a oportunidade de vivenciar, junto aos nossos mestrandos e doutorandos, a pluralidade das propostas de pesquisas que são desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação. É uma oportunidade de dialogar com as diferentes linhas de pesquisa, com diversas possibilidades de construção de dissertações e teses. Como os próprios mestrandos e doutorandos organizam o evento, é perceptível o amadurecimento destes no âmbito científico”, destaca a professora do PPGE/UCP, Ana Carolina Carius, docente responsável pelo evento. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Professor da graduação e do PPGD ministra palestra na Uerj sobre Soluções Consensuais para as Demandas de Saúde 20 de outubro de 2022 Na última segunda-feira (17.10), o professor da graduação e do Programa de pós-graduação em Direito da UCP (PPGD), Klever Filpo, ministrou uma palestra no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde falou sobre Soluções Consensuais para as Demandas de Saúde: mediando conflitos na construção de respostas para a judicialização. Na ocasião, o docente explorou resultados de suas pesquisas desenvolvidas no PPGD/UCP sobre formas consensuais de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação, cuja utilização pode contribuir para lidar com o fenômeno da judicialização da saúde. O convite foi feito pela Professora Dra. Roseni Pinheiro que coordena, na Uerj, o grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS). “A palestra contribuiu com a proposta interdisciplinar do IMS que é um Instituto de referência nacional e internacional no campo da saúde coletiva, onde concluí, no ano de 2020, estágio pós-doutoral com supervisão do professor Felipe Asensi, que também é docente das duas renomadas instituições”, disse Klever.
NOTÍCIAS UCP Aluno do mestrado em Direito participa de importante evento sobre Paul Ricoeur 03 de outubro de 2022 O aluno do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP, do curso de mestrado, Alexandre de Almeida Bandeira, participou do VII Congresso Íbero-Americano sobre o pensamento de Paul Ricoeur, realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Intitulado Ricoeur e os Clássicos, o evento aconteceu nos dias 14 a 16 de setembro, de forma híbrida. O discente da UCP apresentou seu trabalho no dia 15, pelo Zoom. Ele foi baseado no artigo final intitulado Proselitismo e exercício de autonomia perante heteronomias religiosas defendido pelo aluno na disciplina Justiça e Direitos Humanos, organizada pelo professor Sergio de Souza Salles, do PPGD, responsável por incentivar o aluno sobre o evento. “Percebi que o conteúdo do artigo se encaixava na temática do congresso e decidi enviar uma proposta à comissão organizadora, ao que foi aceita. Foi um momento de realização e satisfação para mim enquanto mestrando, pois os membros da comissão organizadora de tão respeitável evento deram-me a oportunidade de me expressar numa uma instituição de ensino europeia tradicionalíssima, com mais de cinco séculos de fundação e tida como um referencial. Sendo assim, acredito que isso evidencia o valor intelectual de um trabalho escrito por mim enquanto discente de mestrado da UCP”, comemora o aluno.
NOTÍCIAS UCP Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UCP recebem avaliação da Capes 14 de setembro de 2022 Os quatro Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UCP foram avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, fundação vinculada ao Ministério da Educação. O mestrado e doutorado em Educação e o mestrado em Direito receberam nota 4 e os mestrados em Engenharia e Psicologia receberam nota 3. A avaliação é feita a cada quatro anos pela Capes, que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros. Os programas são avaliados com conceito até 7, de excelência. Programas recém-criados recebem nota abaixo de 3 e quando recebem 3, significa que estão se consolidando e evoluindo, como os mais novos da UCP – Engenharia e Psicologia. Os programas que possuem somente o mestrado normalmente recebem nota 3 e quando passam para a nota 4, podem submeter uma proposta de doutorado. Em sua maioria, os programas de pós-graduação que recebem nota 4, incluem mestrado e doutorado, com o PPGE.
NOTÍCIAS UCP Aluna do doutorado em Educação da UCP é premiada por aplicativo educativo desenvolvido sobre a ciência da esterilização 09 de setembro de 2022 Thais Falcão Pereira Frias foi contemplada com dois prêmios em dois trabalhos apresentados no 13º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção relacionada à assistência à saúde Enfermeira e aluna do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Thais Falcão Pereira Frias desenvolveu uma tecnologia inovadora ao criar um ambiente hospitalar que pode ser visitado através de realidade virtual aumentada. O aplicativo educativo criado pela aluna do doutorado faz parte do projeto que foi premiado em primeiro lugar no 13º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção relacionada à assistência à saúde, realizado no início deste mês em São Paulo. Na ocasião, a aluna da UCP também foi premiada com outro trabalho sobre o ensino da ciência da esterilização em faculdades de enfermagem no Brasil. Com o trabalho intitulado Descomplica CME: desenvolvimento de app educativo sobre a ciência da esterilização e a enfermagem, a aluna da UCP ganhou o prêmio de melhor trabalho com enfoque científico no evento. No projeto ela utiliza modernas tecnologias de modelagem 3D e softwares de renderização de imagens para criar uma central de material e esterilização na qual o usuário pode interagir com todos os equipamentos, ouvir os sons, conhecer mais os processos através de diversos tipos de mídias. A ferramenta pode ser utilizada na educação a nível de graduação, pós-graduação e educação em serviço nas unidades de saúde. Para auxiliar o desenvolvimento do aplicativo, foram avaliados os contributos do mobile learning para a educação em enfermagem. Participaram da pesquisa 250 alunos e oito professores de enfermagem que lecionam o conteúdo da ciência da esterilização para a enfermagem. “O programa de pós-graduação na UCP teve papel ímpar ao proporcionar o embasamento teórico e pedagógico do desenvolvimento da tecnologia e oportunizar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras na educação”, pontuou Thais. Também no simpósio, a aluna da UCP recebeu um segundo prêmio com outro trabalho sobre a mesma temática. Ela foi premiada em segundo lugar, na categoria e-poster, com o trabalho intitulado Um panorama do ensino da ciência da esterilização em faculdades de enfermagem no Brasil. “O trabalho da aluna contempla a produção científica de duas formas distintas: ela aborda uma metodologia de pesquisa inovadora, pois a proposta da estudante só se concretizou a partir de relatos e informações coletas em campo na área de CME, a Central de Material de Esterilização. A outra questão é a apresentação de um protótipo tecnológico digital, numa proposta de entrega de um produto educacional”, explica a professora do PPGE, Ana Carolina Carius, que também é orientadora da aluna premiada ao destacar o papel do doutorado no trabalho da enfermeira. “Apesar do PPGE ser um programa acadêmico, tal fato não impede a estudante de apresentar um produto educacional, que seria uma exigência de um programa profissional. Nesse sentido, a aluna contempla as duas áreas, que torna o seu trabalho de extrema relevância tanto para a comunidade acadêmica quanto para a utilização prática na área de enfermagem”, afirma Carius.
NOTÍCIAS UCP Seis alunos do mestrado em Engenharia da UCP participam de importante congresso internacional na Europa 1º de setembro de 2022 A 32ª Conferência Europeia de Segurança e Confiabilidade (32nd European Safety and Reliability Conference – ESREL 2022), um dos principais eventos mundiais de reuniões e intercâmbio de conhecimentos, teve em mais uma edição a participação de alunos do mestrado profissional em Sistema de Engenharia da UCP. Seis apresentaram seus artigos neste importante congresso internacional na Europa, que aconteceu em Dublin, de 28 agosto a 1º de setembro. Considerado o principal evento anual na área de avaliação de risco, gestão de risco e otimização do desempenho de sistemas sócio tecnológicos na Europa e entre os mais importantes internacionalmente, o ESREL não é apenas um local de excelência científica, mas também uma ocasião para que a comunidade de especialistas em segurança e confiabilidade se reúna em um espírito de convívio no sentido mais amplo. Assinaram os artigos aprovados os alunos Alexandre Magno Ferreira de Paula, André Andriolo, Flavio Luis Souza de Almeida, Ítalo de Souza Oliveira, Marcio Delvô Mendes e Namir Furtado Vieira Junior. “É muito bacana a participação de seis alunos da UCP em um congresso de tão alto nível. Mais uma vez mostra a relevância e qualidade do nosso mestrado”, destacou o professor do mestrado, Dr. José Cristiano Pereira. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Professor de Direito da UCP é aceito como visitante na Universidade de Columbia, em NY, para estudo e pesquisa 08 de julho de 2022 O professor da graduação e do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da UCP, Flávio Mirza está neste mês de julho na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, como visitante da instituição realizando estudos e pesquisas sobre o Processo Penal e os Direitos Humanos, eixos temáticos do PPGD/UCP. A oportunidade do docente de realizar esses estudos e pesquisas em uma renomada instituição internacional trará incremento ao mestrado, demonstrando o grau de comprometimento dos docentes da UCP com a pesquisa em alto nível. “Estou muito feliz por ter sido aceito, como visitante, na Universidade de Columbia, a qual faz parte da chamada Ivy League Schools que congrega as melhores universidades norte-americanas. A possibilidade de estudar e pesquisar, interagindo, posto que de modo informal, com docentes e discentes, tem sido muito gratificante e enriquecedora. Pretendo levar essa experiência e os conhecimentos adquiridos aos meus queridos alunos da UCP”, comentou o docente.
NOTÍCIAS UCP Professor do PPGE da UCP participa de conferência no México de ciências sociais 24 de junho de 2022 O professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UCP, Rafael Bastos, participou da 9ª Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales, que ocorreu na Universidad Nacional Autónoma de México, na Cidade do México. O evento aconteceu entre os dias 7 a 10 de junho e foi organizado pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais, entidade esta que agrega 101 Centros membros e redes associadas. Esta é a segunda vez que o docente participa da conferência. Em 2018, Rafael também esteve no evento que aconteceu em Buenos Aires. Nesta edição de 2022, além de contar com alguns dos intelectuais mais importantes da América Latina, como Álvaro García Linera e Enrique Dussel, prestigiaram também os pensadores Juan Monedero e Vandana Shiva, dentre outros. Rafael destaca relevância da oportunidade de integrar pesquisas da UCP com esta larga comunidade internacional. “Eu mesmo consegui participar de uma conferência marcante, da ex-presidenta da Convención Constituyente do Chile, Elisa Loncón. Ela que também é professora universitária e indígena, situou o quão inovadora pode ser a nova constituição que os chilenos podem aprovar este ano. Eu pesquiso o legado educacional deste país vizinho, pude dialogar com alguns pares sobre as minhas reflexões e ampliar o entendimento dos fenômenos continentais. Volto para o Brasil com muitas indagações para aprofundar, que se transformarão em conhecimento científico”, disse o docente da UCP.
NOTÍCIAS UCP UCP realiza quinta edição do Seminário de Estudos sobre Relações Étnico-Raciais e Outros Marcadores Sociais da Diferença 26 de maio de 2022 Nesta quarta-feira (25.05), a TV UCP, no Youtube, transmitiu ao vivo o V Seminário de Estudos sobre Relações Étnico-Raciais e Outros Marcadores Sociais da Diferença, realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade. O evento aconteceu ao longo de todo o dia, promovendo diversas mesas de debates para alunos da graduação, pós-graduação e público em geral. Com objetivo de fomentar a parceria entre grupos de pesquisa de diferentes programas de Pós-Graduação da UCP, o evento busca, também, incentivar a pesquisa acadêmica entre docentes e discentes, visando o aumento da produção científica e a integração dos alunos da graduação e pós-graduação. Em relação aos marcadores sociais da diferença, o Seminário pretende alargar e aprofundar esse debate tão necessário quanto atual, sob uma perspectiva interdisciplinar. O Seminário é organizado pelos professores Klever Filpo, do PPGD; Débora Breder, do PPGE; e Diana Ramos, do PPGPSI e PPGD, que abriu o evento. “Sempre uma honra poder ter esse espaço de discussão e diálogo. Estamos em tempos tão difíceis, situações tão inóspitas com discussões tão calorosas. E ter esse momento dentro da academia para trazer algumas discussões é muito importante. Pensar nesse seminário, nos remete às nossas origens. E tudo começou na UCP, onde começamos a tecer um pouco essa possibilidade. Durante todo este tempo, a gente vem tentando, desde 2018, trazer essas discussões, trazendo nossos colegas de diversas partes e tendo esse olhar interdisciplinar. Hoje é muito importante podermos fazer uma leitura ampliada do contexto e de muitas questões, aqui sob o olhar do Direito e da Educação”, pontua a professora Diana Ramos. Confira as mesas de debate do V Seminário de Estudos Étnico-Raciais e Outros Marcadores Sociais da Diferença. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Professor do PPGE é o 9º entre os 50 cientistas da área mais influentes na América Latina 25 de março de 2022 Antônio Flávio Moreira está no ranking internacional que avalia a produção científica na área acadêmica Um ranking internacional de produção científica listou os 50 cientistas de universidades na área da Educação mais influentes na América Latina e apontou na 9ª posição o docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UCP (PPGE/UCP), professor doutor Antônio Flávio Moreira. Composta pela grande maioria de brasileiros, 32 dos 50 cientistas da lista, o professor da UCP é o único de instituição privada brasileira. O levantamento é feito pelo AD Scientific Index 2022, e mostra os pesquisadores atuantes considerados referência na América Latina, a partir da produtividade registrada nos últimos cinco anos. O ranking é baseado no desempenho científico e no valor agregado de produtividade de cientistas que são referências para outras pesquisas. Professor do PPGE desde 2003, Antônio Flávio Moreira é Doutor em Educação pela Universidade de Londres e Mestre em Educação pela UFRJ, com experiência na área da Educação, com ênfase em estudos sobre Currículo e Didática. Na UCP já coordenou o PPGE e é líder do grupo de pesquisa A Internacionalização do Campo do Currículo: efeitos no Brasil, vinculado à linha de pesquisa Instituições educacionais, políticas públicas, práticas educativas do PPGE/UCP. “Para mim é uma grande felicidade sentir que há esse reconhecimento e essa valorização do trabalho que a gente desenvolve na área Educação. As áreas das Ciências Sociais Humanas são extremamente importantes nessa compreensão da sociedade e do ser humano na sociedade”, avalia Antônio Flávio Moreira.
NOTÍCIAS UCP PPGD leva à banca de defesa a primeira dissertação do projeto Minter UCP/UNIVIÇOSA 10 de fevereiro de 2022 Chancelando o projeto MINTER UCP/Univiçosa, foi realizada nesta quarta-feira (09.02) a primeira banca de defesa de dissertação do mestrado interinstitucional oferecido por meio da parceria entre as instituições através do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP. A banca, presidida pelo orientador Prof. Dr. Eduardo Antônio Klausner, contou com a participação da Profa. Dra. Aline Carneiro Magalhães Carvalhido (UNIFAGOC/MG), como examinadora externa, e do Prof. Dr. Klever Filpo (PPGD/UCP), como examinador interno. Em sua dissertação, o mestrando Marcelo Maranhão Simões analisou, de forma crítica, os mecanismos de acesso do indivíduo à jurisdição do sistema interamericano de Direitos Humanos, identificando os obstáculos ao acesso pessoal ou coletivo dos nacionais à CIDH, e as perspectivas de futuro acesso direto do indivíduo à jurisdição da Corte. Inclusive traçando comparações com o sistema europeu de Direitos Humanos. Após a apresentação da pesquisa e das arguições dos examinadores, o trabalho foi aprovado e Marcelo obteve o título de Mestre em Direito – o primeiro concedido a um aluno do MINTER – recebendo também sugestões para a futura publicação do trabalho. Marcelo é um destacado professor universitário e advogado no estado de Minas Gerais. O Prof. Eduardo Klausner, que orientou o então mestrando, pontuou a importância dessa defesa para o PPGD, como um marco no contexto do MINTER. “A primeira defesa marca a fase final desse projeto e demonstra que as instituições envolvidas conseguiram levar a bom termo os objetivos propostos com ganhos para todos os envolvidos”, destacou o docente. Esse projeto resultou do convênio firmado entre a UCP (RJ) e a UNIVIÇOSA (MG) para ofertar vagas de mestrado destinadas a estudantes oriundos do interior de Minas Gerais, onde não é tão grande a oferta de vagas em programas de pós-graduação. Entre os alunos do MINTER, a UCP recebeu professores universitários, advogados, servidores públicos e outros profissionais mineiros que, na condição de mestrandos, encaminham-se agora para a fase final do curso com as suas defesas de dissertação.
NOTÍCIAS UCP Ex-alunas de Psicologia da UCP publicam trabalhos em livro da UFJF 27 de dezembro de 2021 Os trabalhos de duas egressas de Psicologia da UCP podem ser conferidos na mais recente publicação da editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O livro Estudos contemporâneos sobre violência e agressividade humana, lançado nesta segunda-feira (27.12), contém dois capítulos assinados pelas ex-alunas Julia de Oliveira Queiroz Mury e Junia de Andrade Silveira. Sob a orientação e colaboração das professoras Carla Gebara e Luciana Senra, as egressas basearam seus estudos em seus trabalhos de conclusão de curso, no caso da graduação da Júlia (foto abaixo), e a dissertação do mestrado da Junia. Julia abordou o tema do feminicídio à luz da Psicologia Social por meio de uma revisão sistemática da literatura. Junia Silveira, por sua vez, discorreu um capítulo que abrangeu algumas reflexões da bidirecionalidade da violência entre parceiros íntimos, a partir dos dados apurados na pesquisa desenvolvida por ela à época do curso de mestrado em Psicologia na UCP. O livro, que pode ser conferido no site (acesse aqui), foi organizado pelo Prof. Dr. Lelio Moura Lourenço e pelos pesquisadores Felipe Almeida Dias Mendes, Thiago Virgílio da Silva Stroppa e Daniel Alexandre Gouvêa Gomes, todos do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (NEVAS), grupo vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFJF. “A participação das alunas evidencia, mais uma vez, a contínua integração entre os cursos de graduação e mestrado em Psicologia da UCP por meio dos grupos de pesquisa, bem como a importância do diálogo interinstitucional na produção científica, devolvendo a sociedade conhecimento acessível e esclarecedor sobre temas que, há tempos, atingem mulheres e famílias inteiras”, observa a Profª. Drª. Luciana Senra, destacando os temas abordados que tiveram ênfase nesse período pandêmico. “Para além disso, as publicações destes capítulos de livro com acesso aberto ao público pela Editora UFJF, explicitam o compromisso social para a mudança da realidade que, inclusive durante a pandemia, acomete em demasia as mulheres brasileiras. Um compromisso que também é da Psicologia UCP”, frisa a docente.
NOTÍCIAS UCP Alunas de Psicologia da UCP participam do I Seminário do Observatório Nacional de Adoção 14 de dezembro de 2021 No mês de outubro, no dia 19, aconteceu o I Seminário do Observatório Nacional de Adoção, que contou com a participação de egressas do curso de Psicologia da UCP. As psicólogas, que atualmente são alunas de pós-graduação da Universidade, apresentaram o trabalho Assistência e cuidado: processo de acolhimento de crianças e adolescentes. O artigo é um desdobramento da monografia da psicóloga Luiza Mendes Daemon, formada pela UCP e aluna da pós-graduação lato sensu em Psicologia da Saúde, também oferecida pela Universidade. Assina com ela como co-autora a também psicóloga pela UCP e mestranda em Psicologia pela Institução, Mirelli Aparecida Neves Zimbrão. O trabalho teve orientação da professora da graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UCP, Profª. Drª. Cristiane Moreira. “Foi muito gratificante poder participar do primeiro Seminário do Observatório Nacional de Adoção e compartilhar um recorte dos resultados que encontrei em minha pesquisa. Acredito que esses espaços sejam importantes para problematizarmos o tema, gerar reflexões e pensarmos em formas de melhoria e mudança para o público nesse contexto”, pontua a autora do trabalho, Luiza Mendes Daemon. A pesquisa das alunas da UCP apresentada no evento está publicada nos anais do I Seminário do Observatório Nacional de Adoção.
NOTÍCIAS UCP Relações Interpessoais e saúde mental em tempos de pandemia norteiam debates do X Fórum de Cognição Social da UCP 2 de dezembro de 2021 A pandemia trouxe um novo cenário nas relações interpessoais e quando se fala em saúde mental. O assunto norteou os debates promovidos durante o X Fórum de Cognição Social da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), que aconteceu nesta quarta-feira (1º.12), ao longo de todo o dia. O evento on-line, que foi aberto ao público, pode ser assistido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. O X Fórum de Cognição Social da UCP: Relações Interpessoais e Saúde Mental: O que aprendemos com a pandemia? é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP (PPGPSI) e teve como objetivo promover discussões a partir da apresentação das pesquisas em Psicologia voltadas ao tema, consolidando um espaço de diálogo, compartilhamento de experiências e reflexões entre as linhas de pesquisa, professores e estudantes. A programação, que foi destinada a psicólogos, graduandos e pós-graduandos em Psicologia e áreas afins, contou com palestras, sessões organizadas, seminário e minicursos, reunindo diversos profissionais, inclusive do exterior. “O Fórum de Cognição Social, em sua 10ª edição, continua apresentando a importância desta temática no estudo, pesquisa e aplicação da Psicologia. O Programa de Pós-graduação em Psicologia avança a cada ano no cenário nacional se consolidando como um importante centro em Cognição Social. A participação de brasileiros e estrangeiros, de docentes e discentes de diversas instituições fortalece o caráter nacional e internacional do programa”, observa o coordenador do PPGPSI, Luis Antonio Monteiro Campos. Os efeitos da pandemia já foram o mote da edição passada do evento, que este ano buscou apresentar os desdobramentos das pesquisas desenvolvidas nesse período. A abertura falou sobre as transformações na Psicologia Clínica, nos atendimentos prestados, demandas que aumentaram e intensificaram, principalmente relativas à depressão e ansiedade. Os minicursos, que foram transmitidos pelo Zoom, trabalharam as relações interpessoais, o consumo, relacionamentos amorosos na pandemia e o que teremos de consequência na pós-pandemia. A mesa de encerramento analisou os determinantes psicossociais que fizeram com que as pessoas fossem afetadas de maneira diferente neste período. “Penso que no evento do ano passado as pesquisas em curso tentavam entender o que acontecia e quais estratégias desenvolvemos para lidar com o contexto pandêmico. Neste ano temos um acúmulo de conhecimento e dados sobre o impacto da pandemia na vida das pessoas e, em especial, no que tange às relações e à saúde mental. Organizamos as atividades em temáticas que perpassassem as questões mais importantes”, explica a coordenadora-adjunta do PPGPSI/UCP, Profª. Draª. Cristiane Moreira. O X Fórum de Cognição Social da UCP está disponível no canal da Universidade no Youtube.
NOTÍCIAS UCP Alunos de Engenharia da UCP têm artigos publicados no Congresso da ABRISCO 25 de novembro de 2021 Algumas das pesquisas desenvolvidas por alunos de Engenharia da UCP foram apresentadas no Congresso da Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processo e Confiabilidade (ABRISCO) 2021, que aconteceu de 22 a 24 de novembro, no formato virtual. No total, oito artigos da Universidade foram aprovados para o evento, sendo quatro da graduação em Engenharia de Produção e outros quatro do mestrado em Engenharia. Realizado bianualmente, a 5ª edição do Congresso da ABRISCO dá oportunidade a técnicos, gerentes e equipes de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nacionais que trabalham no desenvolvimento e aplicação de análise de riscos, segurança de processo e confiabilidade, no Brasil, de apresentarem seus trabalhos e conhecerem a produção desta comunidade, num encontro técnico que reuniu os principais especialistas do país nessas áreas. Dois dos oito trabalhos da UCP apresentados no evento: dos alunos do mestrado, Flávio Luiz de Souza (à esquerda) e Paulo Simões. “O congresso foi uma excelente oportunidade para nossos alunos apresentarem seus artigos científicos derivados de suas dissertações e seus trabalhos de conclusão de curso. A programação do evento incluiu sessões plenárias, painéis, fóruns de debates, bem como apresentações de trabalhos técnicos nas áreas abordadas pelo congresso, onde os alunos puderam participar e fazer networking com diversos profissionais da área de gerenciamento de riscos de diversas empresas e universidades brasileiras”, destaca o professor de Engenharia da UCP, José Cristiano Pereira, que também assina alguns dos trabalhos.
NOTÍCIAS UCP Professor de Direito da UCP toma posse como desembargador do TJ-RJ 23 de novembro de 2021 A relevância do corpo docente da UCP se torna cada vez mais evidente e influente na formação dos seus alunos. Professor há oito anos dos cursos de graduação e do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade, o juiz de direito Eduardo Antônio Klausner tomou posse, na última segunda-feira (22.11), como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e, especialmente, alunos e ex-alunos do magistrado na instituição católica. “É com viva satisfação que recebo a promoção por antiguidade ao cargo de desembargador deste tribunal, pelo qual tenho a mesma admiração e o mesmo orgulho dos anos da juventude. Os meus pares, os advogados e os jurisdicionados podem esperar deste novel desembargador dedicação aos deveres do cargo, devoto amor à Justiça e respeito à lei, atributos que sempre guiaram a minha atuação no primeiro grau. A minha caminhada na magistratura é longa, por vezes exigiu árduo trabalho, e é justo e necessário agradecer a todos que dela partilharam, que me incentivaram, que me apoiaram e que me ajudaram a chegar a este momento de coroamento da minha carreira”, disse o mais novo desembargador do TJ-RJ em seu discurso de posse. Com vasto currículo na magistratura, tendo passado por várias comarcas atuando em diversas áreas do Direito, o desembargador Klausner também tem relevante contribuição no meio acadêmico desde 2000, quando ingressou na docência. Foi professor na Escola Superior de Administração Judiciária (ESAJ); na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), da qual recebeu, em 2013, a Medalha EMERJ por relevantes serviços prestados à cultura jurídica, ao Poder Judiciário e à sociedade brasileira; e, desde 2013, é professor permanente da graduação e do PPGD da UCP. A grande admiração dos alunos foi demonstrada, inclusive, atenciosamente com a participação de alguns na posse do desembargador. A orientanda do professor da UCP, Fabíola Pessoa de Almeida veio de Minas Gerais, onde reside, e fez questão de prestigiar o docente. Ela é aluna do mestrado em Direito pelo projeto MINTER, que é o mestrado interinstitucional oferecido por meio da parceria entre o PPGD/UCP e a UNIVIÇOSA. Também marcaram presença seus ex-orientandos, hoje mestres em Direito pela UCP, Rodrigo Veraldo e Paulo Habib. O professor da UCP, Desembargador Eduardo Klausner com a esposa Cristiane Siqueira Alfradique Klausner (à esquerda), e sua orientanda e aluna do mestrado em Direito, Fabíola Pessoa de Almeida, acompanhada do marido, Jander Dias de Sousa (FOTOS: FAUSTO E VALÉRIA) A solenidade aconteceu de forma presencial, mas também foi transmitida virtualmente. Entre as diversas autoridades presentes estavam o presidente em exercício do TJ, Desembargador Maldonado de Carvalho; o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o Procurador-Geral da Justiça, Dr. Luciano Mattos; o Monsenhor Sérgio Costa Couto representando o Cardeal da Arquidiocese do Rio de Janeiro; o Presidente da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro, Desembargador Roberto Guimarães, entre outras autoridades, desembargadores e juízes.
NOTÍCIAS UCP Pesquisa desenvolvida na graduação e mestrado em Psicologia vira capítulo de livro 9 de novembro de 2021 Um estudo exploratório sobre a violência escolar entre adolescentes no município de Petrópolis foi tema de pesquisa desenvolvida para iniciação científica entre os cursos da graduação e do mestrado em Psicologia da UCP. Agora, parte deste trabalho desenvolvido por uma professora e alunas da Universidade está registrado no capítulo do livro Administração de Conflitos no Espaço escolar – Estudos Interdisciplinares II. A colaboração foi das autoras, a Profª. Drª. Luciana Senra, e das alunas da graduação em Psicologia, Letícia Charles Rentes e Maria Clara Peccin Amaral, atualmente formandas em Psicologia e integrantes do grupo de pesquisa coordenado pela docente, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Cognição Social (NEICOS). A participação no livro foi um convite dos organizadores do II Encontro do Instituto de Estudos em Administração de Conflitos da UFF, o InEAC, que aconteceu em 2019, quando ocorreu uma exposição oral dos resultados da pesquisa da UCP. O evento debatia a administração de conflitos no espaço escolar e a importância de trazer para esse debate os principais atores envolvidos: alunos e professores. Com a repercussão da divulgação da pesquisa realizada em Petrópolis, envolvendo escolas públicas do município, os organizadores convidaram a professora e as bolsistas de iniciação científica, à época, para alongar a discussão no capítulo do livro. “Como professora pesquisadora, gerar produtos de comunicação de pesquisa (capítulos e artigos) é tarefa obrigatória. Porém, a relevância deste está na participação ativa das alunas bolsistas como autoras, isto é, participaram desde a elaboração do projeto, da etapa de campo da pesquisa e, principalmente, da análise de dados, cumprindo os objetivos primordiais da iniciação científica: fazer pesquisa, gerar conhecimento significativo e embasado e devolver a sociedade esse conhecimento”, comenta a docente satisfeita com o resultado do trabalho. “A participação do capítulo reflete esse processo, documentando um contexto de pesquisa e suscitando a reflexão e mobilização de todos em relação a um fenômeno que há tempos interfere nas relações do espaço escolar, ainda que, com a pandemia, provavelmente, venha se expressando com novas nuances, com repercussão para a saúde mental da escola. Essa é a nova pesquisa que estamos desenvolvendo e fazendo girar a engrenagem do conhecimento dos alunos de Psicologia, na graduação e no mestrado da UCP, formando pesquisadores com diálogo direto com a comunidade”, destaca Luciana Senra. Entre os organizadores do livro, está outro docente da UCP, o Prof. Dr. Klever Filpo, dos cursos de graduação e do mestrado em Direito, e integrante do InEAC da UFF, o qual desenvolve pesquisas em administração de conflitos no espaço escolar.
NOTÍCIAS UCP PPGD é contemplado em edital da FAPERJ e investirá em internacionalização do curso 4 de novembro de 2021 O Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP (PPGD) vai investir em ações para sua internacionalização. Isso será possível graças ao edital no qual foi contemplado, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), que visa o apoio aos programas e cursos de pós-graduação stricto sensu do Estado do Rio de Janeiro. O projeto está entre as 227 propostas selecionadas pela Fundação. Sob o título Reforço às Ações de Internacionalização do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP em um Cenário de Pós-pandemia, o projeto submetido pelo PPGD/UCP tem por objetivo ampliar o investimento em ações do programa rumo a uma crescente internacionalização – uma das maiores exigências da CAPES, entidade que coordena a expansão e a consolidação da pós-graduação stricto sensu no Brasil, sendo responsável pela avaliação dos mestrados e dos doutorados. Os coordenadores do PPGD/UCP, professores Daniel Machado e Klever Filpo; o proponente do projeto, Prof. Antônio Eduardo Ramires Santoro; e o diretor do CCJ e coordenador da graduação em Direito, Prof. Maurício Pires Guedes (em sentido horário) O projeto foi capitaneado pelos professores Daniel Machado e Klever Filpo, coordenador e coordenador-adjunto do PPGD, e teve como proponente o Prof. Antônio Eduardo Ramires Santoro. Ele propõe o investimento dos recursos no apoio a formação de novas parcerias internacionais do PPGD, sobretudo na América Latina, assim como o reforço às já existentes por meio do custeio de itens como: traduções; apoio a publicações internacionais; passagens e diárias para participação de eventos no exterior e intercâmbio de pesquisadores; dentre outros. Para o diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UCP e coordenador da graduação em Direito, Prof. Maurício Pires Guedes, a conquista é resultado do trabalho contínuo que vem sendo desenvolvido por professores da graduação e do mestrado em Direito, empenhando-se em concorrer a diversos editais lançados por agências de fomento como o CNPq, a CAPES e a própria FAPERJ, inclusive contemplando alunos com bolsas de iniciação científica e similares. “São conquistas muito importantes que ampliam a visibilidade desses cursos perante o público externo e que legitimam ainda mais as nossas pesquisas”, pontuou o docente. Clique aqui para conhecer mais sobre o PPGD/UCP.
NOTÍCIAS UCP UCP e Univiçosa realizam seminário do mestrado interinstitucional oferecido por meio de parceria entre as duas instituições 7 de outubro de 2021 Nesta quarta-feira (06.10), a TV UCP transmitiu o Seminário de Integração UCP/Univiçosa, que apresentou as pesquisas desenvolvidas pelos alunos do projeto MINTER, que é o mestrado interinstitucional oferecido por meio da parceria entre as instituições através do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP. O encontro on-line também promoveu um debate sobre os desafios da pesquisa jurídica e da produção científica em Direito. “Para coroar essa parceria e integração entre as duas instituições, promovemos esse Seminário de Integração, contendo a apresentação de trabalhos por alunos do MINTER e seus professores orientadores, assim como conferências e palestras com professores de renome no cenário nacional e internacional da pesquisa em Direito”, pontua o coordenador adjunto do PPGD, Prof. Dr. Klever Paulo Leal Filpo. Os eventos realizados no Seminário de Integração UCP/Univiçosa podem ser assistidos no canal da Universidade do Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Alunos do mestrado em Engenharia têm 7 artigos publicados em conferência europeia 21 de junho de 2021 Marcada para setembro, a 31ª Conferência Europeia de Segurança e Confiabilidade (ESREL 2021) – um dos principais eventos mundiais de reuniões e intercâmbio de conhecimentos -, contará com sete trabalhos de alunos da UCP. Isso porque os estudantes do mestrado profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia da UCP apresentarão, remotamente, seus artigos no evento, que acontecerá de 19 a 23 em Angers, na França. Há mais de 30 anos, a ESREL é um evento de grande relevância mundial que busca proporcionar um ambiente inspirador e um fórum multidisciplinar para a troca de conhecimentos e expertises sobre teorias e métodos no campo do risco, segurança e confiabilidade, e em sua aplicação a uma ampla gama de setores industriais, civis e sociais e áreas problemáticas. “A interação entre aspectos tecnológicos, sociais e financeiros é atentamente considerada no enfrentamento das demandas e desafios que evoluem a partir do mundo em rápida mudança e sua digitalização. Embora as mudanças que ocorram permitam desenvolvimentos inovadores, como cidades inteligentes e sistemas ou transporte autônomo, eles também introduzem novos riscos, mas potencialmente desconhecidos, e riscos, por exemplo, relacionados e desafiadores à segurança cibernética, segurança de dados, big data, complexidade e interdependências de sistemas, falhas em cascata entre sistemas e setores, resiliência de infraestruturas e muito mais”, explica o professor do mestrado, Dr. José Cristiano Pereira. Organizada pela Associação Europeia de Segurança e Confiabilidade (ESRA), a conferência, que acontece anualmente, é realizada a fim de inovar para um melhor controle de riscos e otimização do desempenho dos sistemas socioeconômicos. “É um verdadeiro lugar de convívio da comunidade de especialistas internacionais em segurança e confiabilidade, segurança e confiabilidade em seus sentidos mais amplos. É muito importante essa conquista dos nossos alunos da UCP, pois desperta o interesse de novos alunos para o nosso mestrado, comprovando a qualidade do nosso curso, e motiva os outros alunos da UCP a publicarem internacionalmente”, finaliza o docente. Assinam os trabalhos os alunos Bruno de Figueiredo Moutinho, Flávio Luis Souza de Almeida, Antonio de Paula Pedrosa, Marcelo Póvoas, Alexandre Gomes Vinagre, Davi da Fonseca Vieira Junior Marinato, Matheus Bastos de Almeida e Jose Luís Corrêa da Costa. Os sete artigos dos estudantes de mestrado da UCP podem ser conferidos no site do evento.
NOTÍCIAS UCP Professor e ex-aluno de Direito da UCP publicam artigo no exterior 4 de junho de 2021 Estudo feito pelos criminalistas está publicado na revista acadêmica americana Medwin Publishers A pandemia da Covid-19 impactou e vem impactando de diversas formas todos os setores e os mais vulneráveis, como o sistema prisional do Brasil, ficaram ainda mais desprotegidos com a atual situação que vivemos. Essa questão levou o professor de Direito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Flávio Mirza, e seu ex-aluno do curso, Patrick Mölter Fonseca, de apenas 24 anos, a produzirem em parceria um artigo que faz uma análise sobre a questão. O trabalho Prisão em tempos de pandemia: Uma breve reflexão sobre a situação prisional durante a pandemia do Covid-19 foi publicado na revista acadêmica americana Medwin Publishers. Baseado em experiências reais enfrentadas pelos dois criminalistas no dia-a-dia do escritório que atuam juntos, o estudo aborda não apenas a atual condição dos presídios do país – um problema há muitos anos já denunciado -, mas também e, especialmente, as decisões judiciais tomadas neste período pandêmico, que agrava ainda mais o sistema. O tema foi analisado pelo renomado e experiente criminalista junto com o ex-aluno e agora colega de profissão. “A UCP vem formando excelentes profissionais, por sua qualidade. O Patrick foi um aluno diferenciado e demonstrou vocação acadêmica. O tema abordado assumiu importância ímpar, haja vista o momento pandêmico, cotejado com as conhecidas mazelas do sistema penitenciário”, observa o docente da UCP, Flávio Mirza. A publicação é a primeira do jovem criminalista formado na UCP, que atualmente divide a prática do Direito com o professor e mentor. “Ter sido convidado para co-escrever esse artigo foi uma alegria e uma grande responsabilidade também. Principalmente em se tratando de um tema tão relevante. E ousado, pois estamos indo na contramão da opinião pública, que tende a lançar ao ostracismo as pessoas encarceradas. Ao vermos tão de perto o quão crítica é a situação, não tem como não se comover. E foi essa nossa motivação para escrever a breve pesquisa. É uma grande honra assinar este primeiro trabalho ao lado de um dos meus maiores mestres, que hoje me ensina na prática. Também me sinto muito honrado pelo alcance que a revista tem, principalmente por ser internacional. É um ótimo começo”, destaca o advogado Patrick Mölter Fonseca. O artigo Prisão em tempos de pandemia: Uma breve reflexão sobre a situação prisional durante a pandemia do Covid-19 pode ser conferido, por enquanto, apenas na versão em inglês no site da revista acadêmica (medwinpublishers.com).
NOTÍCIAS UCP Seminário propõe a reflexão e debate sobre a existência de marcadores sociais da diferença 4 de junho de 2021 Em sua quarta edição, a UCP realizou nesta quarta-feira (02.06) o Seminário de Estudos sobre Relações Étnico-Raciais e Outros Marcadores Sociais da Diferença, que foi transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. O evento promoveu diversas mesas de debates ao longo do dia destinadas à professores; alunos da graduação e da pós-graduação, além de líderes comunitários e público em geral. O objetivo desta jornada de estudos foi promover um espaço de reflexão e debate sobre a existência de marcadores sociais e diferenças que são circunstâncias que causam discriminação de um indivíduo no ambiente social. Realizado anualmente, o evento é um convite para que pessoas de qualquer área possam trazer discussões pertinentes ao tema em um espaço universitário e acadêmico. “Estamos aqui para celebrar mais um ano com esse seminário para não deixarmos de brindar com discussões tão interessantes e importantes nesta quarta edição. Estamos muito felizes e mais uma vez neste formato virtual para não deixar esse momento de trazer tantas questões que são caras a nossa sociedade, nossa academia e para nós, enquanto pessoas, ao trazer marcadores sociais da diferença, trazer essas questões das diversidades, dos diferentes âmbitos”, pontuou ao abrir o evento a professora Diana Ramos de Oliveira, uma das organizadoras junto com os professores Klever Leal Filpo e Débora Breder Barreto. O Seminário é organizado pela UCP, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Interculturalidade (NUPEI); Grupo de Pesquisa Processos Psicossociais & Cognição Social (PROPSICS) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia; do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA) do Programa de Pós-Graduação em Educação; e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Empírica sobre Administração de Conflitos (GIPAC) do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP; com apoio da FAPERJ e CNPq. Toda a programação pode ser conferida no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Seminário do PPGD fala sobre as tendências atuais dos Direitos Humanos e Processo 31 de maio de 2021 Por dois dias, o Programa de Pós-graduação em Direito da UCP debateu com renomados profissionais da área as tendências atuais dos Direitos Humanos e Processo durante o Seminário Internacional do PPGD/UCP. O evento on-line, aberto ao público, aconteceu na quinta (27.05) e sexta-feira (28.05) e foi transmitido ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. A ideia do encontro, destinado a estudantes, operadores do Direito e demais interessados no tema, foi trazer o que há de mais moderno acerca da temática, nos planos nacional e internacional. “O Seminário Internacional sobre Direitos Humanos e Processo trouxe importante contribuição sobre o tema. Com efeito, os palestrantes, internacionais e nacionais, são pesquisadores e professores de prestigiadas universidades que fizeram exposições profícuas sobre questões atuais envolvendo a temática em comento”, pontua o organizador do evento, Prof. Flávio Mirza. O Seminário Internacional do PPGD/UCP pode ser assistido no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Professora participa de livro sobre substâncias psicotrópicas e comportamento humano 10 de maio de 2021 Recém lançado, o livro Drugs and Human Behavior: Biopsychosocial Aspects of Psychotropic Substances Use (Drogas e comportamento humano: aspectos biopsicossociais do uso de substâncias psicotrópicas), traz um capítulo escrito pela professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UCP, Pollyanna Santos da Silveira. A docente participa da publicação com outros pesquisadores de renomadas instituições. O capítulo escrito pela docente da UCP com os pesquisadores Vitor Leite (UFJF), Leonardo Martins (UNIVERSO) e Telmo Ronzani (UFJF) discute como as práticas em defesa dos direitos humanos e de um cuidado mais amplo voltado para a promoção e prevenção da saúde na perspectiva biopsicossocial ainda precisam superar diversos desafios, entre eles, o despreparo nos cursos de graduação, os escassos recursos públicos e as atitudes e crenças estigmatizantes em relação ao usuário. O livro, lançado pela editora SpringerNature, está organizado em cinco partes e configura-se como um guia para agentes públicos, profissionais de saúde e assistentes sociais interessados em adotar a perspectiva biopsicossocial para desenvolver e implementar estratégias e políticas de saúde e assistência social com base em uma abordagem interdisciplinar e voltadas para o tratamento com usuários de substâncias psicotrópicas de forma mais humanizada. A primeira parte apresenta uma visão geral histórica do uso de substâncias psicotrópicas ao longo da história humana e apresenta conceitos-chave para compreender o fenômeno de uma perspectiva biopsicossocial. As próximas três partes abordam o uso de substâncias psicotrópicas a partir de uma das dimensões inter-relacionadas da perspectiva biopsicossocial: a segunda parte enfoca os aspectos neurobiológicos; a parte três, sobre os aspectos psicológicos; e a quarta parte, sobre os aspectos sociais e suas implicações para o desenho de políticas públicas. Finalmente, uma quinta parte é dedicada a tópicos especiais relacionados ao uso de substâncias psicotrópicas.
NOTÍCIAS UCP UCP ganha nota 4 no Índice Geral de Cursos do MEC 23 de abril de 2021 Instituição está entre as universidades privadas com maior nota no país; resultado foi divulgado oficialmente nesta sexta-feira (23.04) A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) está entre as universidades particulares do Brasil com maior nota – nota 4 – no Índice Geral de Cursos (IGC), uma avaliação anual realizada pelo Ministério da Educação (MEC), que engloba todas as instituições de Ensino Superior do país, submetidas ao Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). A nota máxima é 5. O resultado foi divulgado oficialmente nesta sexta-feira (23.04) pelo órgão do governo federal e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por meio dessa avaliação, é possível conhecer o desempenho das instituições – que incluem universidades, centros universitários, faculdades, além de institutos federais e centros federais de educação tecnológica. A Católica de Petrópolis é credenciada como universidade por oferecer cursos de graduação, programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorado), desenvolvendo obrigatoriamente, atividades de ensino e, também, de pesquisa e extensão. Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições públicas e privadas, considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019. O IGC é a média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação das instituições, baseada no último ciclo do Enade, que mensura o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação; e também leva em consideração outros dados como o corpo docente, organização didático pedagógica e infraestrutura. “A nota 4 que a UCP conquistou indica, efetivamente, o aumento da qualidade dos nossos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu”, comentou o Reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa, destacando o empenho de todos dedicado à Instituição, que resultou na nota 4 do IGC. “É gratificante estar à frente de uma Instituição que cresce em qualidade a cada ano ao longo de quase sete décadas, fruto de uma educação católica comprometida com a formação integral da pessoa humana e o bem da sociedade, e do verdadeiro empenho e dedicação de nossos eficientes colaboradores, gestores e coordenadores dos cursos de graduação e de programas stricto sensu que, comprovadamente, são eficazes nos seus trabalhos. Em nossa Instituição, buscamos sempre a excelência, solidariedade, inovação, ética, verdade e tradição. São nossos valores. Nessa oportunidade agradeço a todos da comunidade UCP”, finalizou.
NOTÍCIAS UCP Aula inaugural aberta do PPGE fala sobre a formação de professores no Brasil 22 de março de 2021 As novas diretrizes, velhos projetos e antigos problemas na formação de professores no Brasil foram os pontos que nortearam as discussões na aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP. O encontro on-line, que foi aberto ao público, aconteceu na última sexta-feira (19.03) e foi transmitido ao vivo na TV UCP, canal da Universidade no Youtube. Partindo dos encaminhamentos propostos nas novas diretrizes, o debate propôs contextualizar o cenário atual e os antigos problemas que permeiam esse campo de estudo. O evento A formação de professores no Brasil: novas diretrizes, velhos projetos e antigos problemas pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP PPGPSI promove aula inaugural para falar sobre o mestrado 22 de março de 2021 Ingressar em um mestrado pode, antes de abrir novas possibilidades na sua vida profissional, gerar questionamentos e até mesmo um medo do que está por vir. Para esclarecer um pouco sobre o que é o mestrado e esse universo acadêmico, o Programa de Pós-graduação em Psicologia da UCP (PPGPSI) promoveu no último sábado (20.03) a aula magna Fui aprovado no mestrado e agora?. O encontro on-line, que foi aberto ao público, foi realizado por meio de plataforma virtual. A ideia do evento foi propiciar um debate acerca dos desafios atuais para estudantes ao nível de mestrado. “Nada melhor do que começar o curso de mestrado com uma aula inaugural inspiradora como a do Prof. Dr. Pedro Rosário! Conceitos relevantes foram divididos com a turma com clareza e simplicidade e eu com certeza vou levar os ensinamentos e estímulos para a vida (pessoal, profissional e acadêmica). A caminhada está só começando e mal posso esperar pelas próximas descobertas e experiências no meu curso de mestrado em Psicologia”, comenta a mestranda Catarina Rattes. “As reflexões propostas por cada provérbio foi um grande mergulho sobre a importância de nossos posicionamentos, das competências que podemos desenvolver, do modo como olhamos para as situações e o quanto podemos realizar uma caminhada significativa por esta nova floresta! E a boa nova é que nesta floresta, quando “os gorilas” ajudam uns aos outros, ninguém fica para trás! Nosso muito obrigado Prof. Pedro Rosário, por toda riqueza que compartilhou conosco! Gratidão!”, disse outro mestrando, que assim como os demais dividiu sua satisfação em participar da aula. “Quando recebi o convite para aula, ao mesmo tempo que achei graça, me remeti a todas as emoções de ser aprovada em um passo profissional tão importante. Mas ao ouvir as palavras do Prof. Pedro Rosário, percebi que é muito mais do que falar sobre profissão e trabalho. A aula foi ministrada de forma brilhante, com leveza e domínio do saber. O professor consegue conduzir o aluno sobre a importância do aprendizado. Parabéns a todo trabalho que está desenvolvendo para a ciência e comunidade”, complementa a aluna Cristiane Yokoyama.
NOTÍCIAS UCP I Jornada do Núcleo do Idoso da UCP fala sobre Reforma Previdenciária 12 de março de 2021 Evento on-line transmitido pela TV UCP aconteceu de 8 a 12 de março Com pouco mais de um ano em vigor, a Reforma da Previdência Social no Brasil ainda gera muitas dúvidas, tanto entre os operadores do Direito e, principalmente, entre a população em geral, sobretudo as pessoas idosas. Pensando nisso, a UCP realizou a I Jornada do Núcleo do Idoso da UCP, que aconteceu durante toda a semana, terminando nesta sexta-feira (12.03). Toda a programação aberta ao público foi transmitida pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube, onde ainda pode ser assistida. Com o tema Benefícios Pós Reforma Previdenciária, o evento on-line contou com diversos palestrantes, de diversas partes do país, que trataram dos vários tipos de benefícios previdenciários existentes na legislação previdenciária brasileira após a Reforma de 2019, tendo sempre como foco o atendimento à população idosa, principal usuária da Previdência Social. Em todo o Brasil, existem apenas três Centros que oferecem serviço específico para recepcionar as demandas de idosos vulneráveis, em parceria com a Justiça, sendo o Núcleo de Atendimento ao Idoso da UCP um deles. Com população estimada em mais de 42 mil idosos em Petrópolis, segundo o IBGE, o Núcleo da UCP presta esse serviço aos idosos vulneráveis que desejam realização de sessão de mediação como forma de resolver conflitos familiares em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A unidade funciona no polo avançado do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (CEJUSC) na UCP. Além do suporte jurídico na resolução de conflitos, o Núcleo também tem uma atenção a outras demandas da pessoa idosa, oferecendo não apenas a assistência, mas também promovendo eventos e encontros que tratam sobre diversos assuntos que envolvem o idoso, como planos de saúde e assistência domiciliar; a violência financeiro-patrimonial contra idosos, assim como a vulnerabilidade da pessoa idosa nas relações de consumo; entre outros. “Sabemos que as questões que envolvem a Previdência são de grande importância para a população idosa. Pensando nisso, o Núcleo do Idoso da UCP organizou essa Jornada, cumprindo o seu papel comunitário com atuação no âmbito da defesa dos direitos da pessoa idosa, que vai ao encontro das aspirações da missão e visão da Universidade. Por isso a iniciativa de realizar um evento aberto a toda comunidade, oferecendo esse serviço de atualização dos profissionais que atendem e auxiliam nossos idosos”, pontua a coordenadora do Núcleo, Flavia Castellain. A I Jornada do Núcleo do Idoso da UCP aconteceu de 8 a 12 de março, com transmissão ao vivo pela TV UCP, onde estão disponíveis as palestras da programação. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Docentes se preparam para início de mais um ano letivo 10 de fevereiro de 2021 O ano de 2020 pode ser resumido como um ano de desafios, mas principalmente de superação em todas as áreas, especialmente quando se fala em educação. Depois de vencer este ano tão marcante, os docentes da UCP se preparam para o início de mais um ano letivo, que teve início nesta quarta-feira (10.02), ainda de maneira remota. Durante três dias, os professores participaram de encontros e reuniões durante a Semana de Integração, que foi realizada virtualmente. A programação começou na segunda-feira (09.02) com a missa em ação de graças e uma reunião com a Reitoria, diretoria dos centros acadêmicos e dos cursos de pós-graduação. “Iniciamos nosso ano letivo e hoje, de maneira muito particular, a Semana de Integração a fim de que o Senhor possa iluminar nossa vida e nossas atividades inspirando de forma corajosa e criativa mais um ano com os desafios que se apresentam devido à pandemia com as suas consequências”, disse o Reitor, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa ao abrir a reunião na segunda. Na ocasião, o Reitor fez um balanço do ano passado, desde o momento em que todos foram surpreendidos com a publicação do decreto que suspendia as aulas presenciais e todas as decorrências da pandemia, como as transformações que todos, colaboradores, professores e alunos, precisaram passar para se adequar às necessidades da situação. “Tivemos que nos reinventar diante dos novos desafios impostos pela covid-19. Desconcertados, tivemos que abandonar muitas coisas necessárias para lecionarmos até então. Tivemos que empreender caminhos rumo a um mundo pouco conhecido para muitos de nós. Mas, como a família de Nazaré, a família UCP não caminhou sozinha. Caminhamos na companhia de Jesus, guiados pelo Senhor com espírito confiante, abertos às novas tecnologias e avanços da ciência nos meios de comunicação”, lembrou o padre, destacando a atuação incansável de todos na busca da melhor forma de continuar com o ensino de excelência da UCP em todos os seus formatos, seja no presencial ou remoto. Como é tradição, as aulas dos novos alunos começaram nesta quarta-feira (10.02), em um dia exclusivo quando terão um encontro virtual com seus coordenadores, e na quinta-feira (11.02) terá início, oficialmente, o ano letivo para todos os alunos. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP PPGD promove encontro on-line com ex-alunos 17 de dezembro de 2020 O Programa de Pós-graduação em Direito da UCP realizou, nesta quarta-feira (16.12), um encontro com seus ex-alunos para que eles compartilhassem com o público sua jornada no PPGD. O evento on-line Percursos Acadêmicos: encontro com os ex-alunos do mestrado em Direito da UCP foi aberto a toda comunidade e transmitido ao vivo na TV UCP, canal da Universidade no Youtube. O encontro teve por objetivo dar visibilidade às trajetórias profissionais de ex-alunos do PPGD, oportunizando um espaço para que os mesmos pudessem apresentar suas pesquisas e realizações profissionais mais recentes. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Alunas da graduação e mestrado em Psicologia participam de Congresso de Saúde Mental 15 de dezembro de 2020 Mais uma vez, a UCP esteve representada no 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME). O evento, que nesta edição aconteceu on-line, foi realizado entre os dias 9 a 11 de dezembro e teve o tema Desorganizando Posso me Organizar: Lutas, Afetos e Resistências Antimanicomiais. As estudantes da graduação apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em uma roda de conversa. Já as alunas do mestrado apresentaram seus trabalhos em mesas-redondas. No dia 9, as primeiras a apresentarem suas monografias foram as alunas da graduação. A estudante do 10º período, Martha Correa Carvalho falou sobre Branquitude e racismo estrutural: os atravessamentos da colonialidade na atuação da psicologia brasileira. “Ter a oportunidade de apresentar minha monografia nesse evento foi uma experiência muito gratificante. Não só pela sensação de validação e reconhecimento do meu trabalho, mas também por abrir a oportunidade de troca com pessoas de diversos locais com perspectivas e experiências tão diversas, mas que se encontram na busca por uma prática orientada por visões mais críticas e plurais”, disse. Mirelli Aparecida Neves Zimbrão abordou o tema sobre Sexualidade, religião e a vivência de pessoas LGBTQ+. “Fiquei muito feliz por poder participar de mais um momento de trocas e pela oportunidade de estudar com professores que incentivam tanto a divulgação dos conhecimentos acadêmicos, valorizando sempre nossas produções”, comenta a aluna que também está no 10º período de Psicologia. Estudantes do mestrado compartilham suas pesquisas No segundo dia do 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, foi a vez das alunas do mestrado apresentarem seus trabalhos na mesa-redonda A Patologização da Infância e da Adolescência. A mestranda Mayara Mandarino Pinheiro falou sobre A escola disciplinadora e a produção diagnóstica de TOD. Letícia Nascimento Mello apresentou seu trabalho sobre A medicalização da queixa escolar e o uso de psicotrópicos na infância. “Foi uma experiência enriquecedora poder falar em um congresso nacional sobre um assunto tão necessário e urgente, em especial estando ao lado de duas profissionais tão capacitadas. Perceber, através da interação das pessoas que estavam assistindo, que aquele foi um espaço onde puderam criar novas percepções a respeito do tema e refletir sobre os seus próprios olhares acerca da medicalização foi extremamente valioso”, observa as mestrandas Mayara e Letícia. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP UCP e OAB realizam I Simpósio da Promoção da Cidadania e do fortalecimento da democracia 14 de dezembro de 2020 Na última sexta-feira (11.12), aconteceu o I Simpósio da Promoção da Cidadania e do fortalecimento da democracia, realizado em parceria entre o Centro de Ciências Jurídicas da UCP e a Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB). O evento, que foi on-line, foi transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. Voltado a ex-alunos do mestrado e da graduação em Direito da UCP, além de demais interessados no tema, o evento teve por objetivo discutir os principais temas relacionados à cidadania e ao regime democrático no Brasil. O simpósio reuniu juristas de diversas áreas de atuação, como os presidentes da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e da OAB/RJ – subseção Petrópolis, Marcelo Gouvea Schaefer; o Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, André Fontes; entre outros. “Eu parabenizo a escolha do tema, porque é muito importante sempre se discutir democracia e cidadania. Existem duas profissões que são eminentemente profissões da democracia, do estado de direito. Uma é o jornalismo, a imprensa livre, que é o grande fiscal, o grande instrumento de informação da sociedade. A imprensa profissional e ética que realmente vai fiscalizar e apontar as questões que são relevantes e vai levar os anseios da sociedade para os seus dirigentes. E da mesma forma a advocacia. A democracia para os advogados é a água de beber, o ar que respiramos. Sem o respeito ao ordenamento constitucional, não existe democracia”, disse o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, na abertura do evento, que teve diversos palestrantes. Todo o conteúdo do I Simpósio da Promoção da Cidadania e do fortalecimento da democracia pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP IX Fórum de Cognição Social da UCP discute a pandemia 2 de dezembro de 2020 A pandemia do novo coronavírus transformou a vida e a rotina das pessoas, causando os mais diversos efeitos sociais e psicológicos. O assunto traz à tona diversas questões que foram discutidas no IX Fórum de Cognição Social da UCP, que aconteceu de maneira remota nesta terça-feira (1º.12). O evento on-line aberto ao público foi transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. “O momento especial que vivemos, em função da pandemia, nos obriga cientificamente a refletir sobre as diversas transformações que o mundo está passando. A pandemia influencia no modo de nos relacionar com os outros e conosco mesmo. O isolamento social também pode provocar alterações cognitivas neste sentido. Este fórum se transforma numa oportunidade ímpar para se pensar este momento”, comenta o Prof. Dr. Luis Antônio Monteiro Campos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP, que organizou o evento. O Fórum abordou o tema Psicologia em tempos de pandemia, por meio de palestra e mesas-redondas voltadas a psicólogos, graduandos e pós-graduandos em Psicologia e áreas afins. A ideia foi promover discussões a partir da apresentação das pesquisas em psicologia voltadas às questões da pandemia, consolidando um espaço de diálogo, compartilhamento de experiências e reflexões entre as linhas de pesquisa, professores e estudantes. A programação também contou com uma mesa-redonda direcionada ao Ensino Médio, na qual foram discutidos os impactos do ensino remoto, percepção de risco e saúde mental com profissionais da área. “A pandemia repercute de maneira diversa na vida das pessoas, no funcionamento das instituições, na economia e nos demais setores, principalmente na saúde, educação e assistência. O contexto exigiu que os profissionais criassem alternativas para atender as demandas da população em tempo muito curto. As intervenções são aplicadas e avaliadas simultaneamente. A psicologia na medida que estuda o comportamento humano tem contribuições importantes para o momento. Destaco os efeitos da crise, das incertezas e da insegurança na saúde mental das pessoas em geral”, pondera a docente do mestrado, Profª. Drª. Cristiane Moreira, uma das organizadoras do evento. As palestras do IX Fórum de Cognição Social da UCP podem ser conferidas no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP UCP se despede do Professor Helmuth Krüger 1º de dezembro de 2020 O dia 1º de dezembro de 2020 será eternamente marcado na história da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). No dia em que um de seus mais ilustres docentes e um dos grandes nomes da psicologia nacional, o Prof. Dr. Helmuth Ricardo Krüger completa 84 anos, com profunda tristeza a Universidade comunica seu falecimento, deixando marcada a data em que o professor nos deixa para ir ao encontro do pai celestial. A Instituição decretou luto de três dias em sinal de pesar pela morte do docente. “Há poucos meses celebramos, ainda que virtualmente, os 50 anos de magistério do Prof. Helmuth aqui na nossa Instituição, com tamanha felicidade ao reconhecer a importância do docente na vida do aluno, vendo o depoimento de diversos ex-alunos e orientandos destacando a influência do professor em seu êxito acadêmico e profissional. Uma referência não apenas para a UCP, mas em todo universo acadêmico e da pesquisa. É inegável o valor do Prof. Helmuth para a nossa Instituição, por toda sua contribuição intelectual e humana. Com muita tristeza recebemos essa notícia, mas certos de que sua marca será deixada para sempre na nossa Instituição”, lamentou o Reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa. Graduado em Filosofia e Psicologia, esta última área a qual se debruçou por grande parte da sua vida, Helmuth é referência no magistério, campo em que atuou na UCP por 50 anos – comemorados no último mês de maio – e nas mais renomadas instituições de ensino. Mais do que compartilhar seu intelecto e suas pesquisas, especialmente nos campos dos Fundamentos Filosóficos da Psicologia, da História da Psicologia, Psicologia Social, Psicologia Cognitiva e Ética Profissional, era notório seu papel incansável pela Educação e seu olhar visionário. Ele foi um dos fundadores da graduação e do mestrado em Psicologia da UCP, do qual era coordenador adjunto, cursos que se dedicou com afinco, amor e comprometimento até seus últimos dias. Seu longo e vasto currículo se estende nas mais diversas participações nos principais simpósios, congressos, seminários e eventos da Psicologia, além de bancas de defesa, tendo a sua presença como figura renomada e primordial na formação acadêmica e profissional de todos que tiveram a honra de compartilhar seu conhecimento. “É um dia muito triste para todos nós. Nosso querido mestre, Prof. Helmuth Krüger, será sempre referência para nós da UCP e para a Psicologia. Ele formou várias gerações de psicólogos, e educadores, sempre com extrema competência, compromisso, integridade, ética e generosidade. Que nós possamos zelar por todos os ensinamentos que ele nos deixou e continuar a missão de proteger a Psicologia e exercê-la sempre com dignidade, ética e honradez. Ele nos deixa esse legado. A nós fica essa responsabilidade de fazer jus a tudo que ele nos deixou”, frisa a coordenadora da graduação de Psicologia e vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCP, Rosilene Ribeiro.
NOTÍCIAS UCP Palestra de Direito apresenta aspectos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados 24 de novembro de 2020 O Centro de Ciências Jurídicas da UCP, por meio do curso de Direito, ofereceu aos alunos da graduação e do mestrado em Direito, além do público em geral, a oportunidade de conhecer mais afundo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): desafios e oportunidades. A palestra on-line, realizada nesta terça-feira (23.11), foi transmitida ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. A ideia do encontro foi apresentar aos alunos os aspectos mais controversos da LGPD, cuja aplicação vem gerando grandes debates entre os operadores do direito. “Hoje este é um tema fundamental para os novos operadores do Direito. É uma lei que de fato marcará a vida de qualquer operador, daqui em diante, no sentido de que não conseguiremos lidar com qualquer área, seja qual for, sem fazer a adequada análise desta matéria”, pontua o diretor do Centro de Ciências Jurídicas e coordenador do curso d Direito da UCP, Prof. Maurício Pires Guedes. O conteúdo da palestra Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): desafios e oportunidades pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP UCP realiza III Jornada de Estudos sobre Relações Étnico-raciais 19 de novembro de 2020 Com objetivo de fomentar a parceria entre grupos de pesquisa de diferentes Programas de Pós-Graduação da UCP, a Instituição realizou nesta quarta-feira (18.11) mais uma edição da Jornada de Estudos sobre Relações Étnico-raciais e Outros Marcadores Sociais da Diferença. A terceira edição do evento on-line, que é organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio dos grupos de pesquisa PROPSICS/UCP, GRECCA/UCP E GIPAC/UCP, foi transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube, com uma programação composta por palestras, mesas de debates, lançamento de livro, além da apresentação dos projetos. Além de promover a inserção social entre os grupos de pesquisa, o evento pretende, também, incentivar a pesquisa acadêmica entre docentes e discentes, visando o aumento da produção científica e a integração dos alunos da graduação e pós-graduação. O intuito é fortalecer a produção dos grupos de pesquisa envolvidos na atividade, ampliando sua interação com pesquisadores e grupos de pesquisa de outras instituições, além de promover uma aproximação entre a UCP e os egressos dos seus PPGs e dar passos no sentido da sua internacionalização. No tocante aos marcadores sociais da diferença, o evento pretende alargar e aprofundar esse debate tão necessário quanto atual, seja na academia, seja nos mais variados espaços sociais. A programação da III Jornada de Estudos sobre Relações Étnico-raciais e Outros Marcadores Sociais da Diferença pode ser conferida no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Seminário na UCP fala sobre Contribuições Psicopedagógicas na Atualidade 16 de novembro de 2020 São diversos os efeitos causados pela pandemia e algumas áreas, como a Psicopedagogia, podem contribuir com essas questões da atualidade. No último sábado (14.11), o assunto foi tema do II Seminário de Psicopedagogia promovido pelo Centro de Ciências da Saúde da UCP, por meio da graduação em Psicologia e da pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da UCP. A programação on-line foi transmitida pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. O evento aberto ao público ofereceu mesas-redondas e palestra que oportunizaram a promoção de reflexões e debates a respeito das contribuições que a Psicopedagogia pode oferecer na atualidade, considerando o momento histórico de pandemia e privação da escola. Todos os eventos on-line do II Seminário de Psicopedagogia da UCP podem ser conferidos no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP PPGE fala sobre educação, democracia e direitos em tempos pandêmicos 09 de novembro de 2020 Na última quinta (05.11) e sexta-feira (06.11), o Programa de Pós-graduação em Educação da UCP falou sobre Educação, Democracia e Direitos em tempos pandêmicos durante o V Seminário Discente e III Seminário de Egressos do PPGE. A programação foi transmitida pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. Realizado anualmente, o evento teve como objetivo possibilitar a divulgação das pesquisas produzidas pelos alunos de graduação, mestrado e doutorado da UCP e de outras instituições de Ensino Superior, desde que contemplado um dos eixos temáticos, com o objetivo de consolidar um espaço de diálogo, de compartilhamento de experiências e reflexões entre as linhas de pesquisa, professores e alunos. “Esse seminário trata-se mais do que de um evento, trata-se de um momento formativo desse espaço/tempo que é a pós-graduação”, define a coordenadora do PPGE, Profª. Drª. Fabiana Eckhardt. O conteúdo dos eventos do V Seminário Discente e III Seminário de Egressos do PPGE pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Semana Acadêmica do CEC é aberta falando sobre avanços das Engenharias e Arquitetura 27 de outubro de 2020 Foi aberta nesta segunda-feira (26.10), mais uma Semana Acadêmica do Centro de Engenharia e Computação (CEC) da UCP, que nesta edição vai falar sobre os avanços das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo para o campo da ciência. A programação teve início no último sábado (24.10), com o curso de Yellow Belt, mas foi aberta oficialmente nesta segunda com a mesa-redonda Os desafios das engenharias e arquitetura com os avanços da ciência. Toda a programação é on-line e segue até sexta-feira (31.10), com transmissão pela TV UCP, canal da Universidade do Youtube, e também em outras plataformas digitais. Abrangendo todos os cursos do CEC – Engenharias Civil, da Computação, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, de Produção e Arquitetura e Urbanismo – a programação falará sobre o assunto em diversas palestras, mesas-redondas e minicursos, trazendo temas variados em eventos tanto específicos, quanto multidisciplinares, abordando as várias áreas de formação profissional do CEC. “Estamos aqui para apresentar essa Semana, que vai trazer assuntos transversais para todos os cursos ou o máximo possível de cursos, mostrando como esses assuntos de fato são compartilhados na vida profissional. Nós não atuamos sozinhos. É sempre em equipe e equipes multidisciplinares”, pontua a diretora do CEC e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Erika Pereira Machado ao abrir o evento. Toda a programação da Semana Acadêmica do CEC 2020 pode ser conferida no site e os eventos podem ser assistidos no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP PPGE fala sobre cultura visual midiática e a educação na pandemia 5 de outubro de 2020 O isolamento social levantou as mais diversas reflexões, sobre vários aspectos. O Programa de Pós-graduação em Educação da UCP (PPGE) propôs uma reflexão sobre a cultura visual midiática e a educação neste momento de pandemia. A palestra O papel da visualidade na Educação ontem e hoje: reflexões trazidas pelo isolamento aconteceu nesta sexta-feira (02.10). O evento on-line marcou a aula inaugural do PPGE e foi transmitido ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. O encontro levantou questões acerca dos desafios e das possibilidades que a necessidade do isolamento físico nos trouxe. Ele foi ministrado pela professora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Adriana Hoffmann Fernandes, que é líder do grupo de pesquisa CACE (Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação). O conteúdo da palestra O papel da visualidade na Educação ontem e hoje: reflexões trazidas pelo isolamento pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Psicologia das Pandemias é tema da aula magna do mestrado em Psicologia da UCP 14 de setembro de 2020 Os efeitos da pandemia atingem todas as áreas, com reações mais diversas no psicológico e até mesmo físicas em cada pessoa. O assunto foi tema da aula magna do mestrado em Psicologia da UCP, que abordou sobre A Psicologia das Pandemias: Reações físicas, cognitivas, afetivas e comportamentais. O encontro on-line foi com um dos maiores pesquisadores da área psicológica, Dr. José Aparecido da Silva. A palestra aberta ao público aconteceu na última sexta-feira (11.09), com transmissão ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. O evento teve como objetivo trazer os estudos mais recentes da psicologia em relação à pandemia e discussões pertinentes sobre as condutas humanas em tempo de pandemia, além de apresentar caminhos possíveis no lidar com a pandemia. O palestrante é Mestre e Doutor em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP, e pós-doutorado em Percepção e Psicofísica pela Universidade da Califórnia. Com vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais indexadas, frequentemente citados na literatura internacional, José Aparecido da Silva constitui-se num dos pesquisadores em Psicologia, do Brasil, mais frequentemente referenciado pelos seus pares, tanto em periódicos quanto em livros e capítulos de livros. Membro da American Psychological Association, da International Society for Psychophysics, é o único pesquisador em Psicologia do Brasil membro da Psychonomic Society. “Este evento permitiu aos ouvintes um quadro amplo acerca do momento que estamos vivendo. O professor José Aparecido tem acompanhado com muita atenção os efeitos da pandemia e do isolamento social nas nossas vidas. Com uma linguagem científica, mas acessível, ele trata dos temas importantes do momento que vivemos, desde a ansiedade e estresse até às condutas pró-sociais”, observa o coordenador do mestrado em Psicologia da UCP, Luis Antonio Monteiro Campos. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Alunos do PPGE homenageiam professor Rebuá, que morreu neste domingo 9 de setembro de 2020 Foram apenas cerca de dois anos de ensinamentos para os alunos da UCP, mas as marcas e o conhecimento deixados pelo ex-professor Carlos Eduardo Rebuá Oliveira aos seus estudantes certamente perpetuam por toda sua vida. O docente que integrou o Centro de Teologia e Humanidades e o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE) da UCP, entre os anos de 2016 e 2018, foi homenageado por seus alunos após a notícia de sua morte, ocorrida no último domingo (06.09). O corpo do professor foi sepultado em João Pessoa, na Paraíba. Os ex-estudantes do PPGE divulgaram um texto como uma forma de homenagear Rebuá e “expressar os mais profundos sentimentos por um colega, professor e amigo que nos deixou”. Para seus ex-alunos, “não há palavras para descrever o quão significativa a sua presença foi na trajetória de cada discente com quem Cadu, como nós o apelidávamos, teve contato e acabou deixando aqui seguidores fiéis de seu olhar sensível para a educação.” Além de deixar os sentimentos à família e gratidão ao Cadu por toda contribuição na trajetória acadêmica, ao final, eles encerraram a homenagem com o próprio texto do professor, Lembrar Benjamin (uma alusão a Walter Benjamin, de quem Rebuá foi um grande estudioso de sua obra), substituindo BENJAMIN por CADU. “Lembrar Cadu significa admirá-lo. Não uma admiração contemplativa, mas como afeto e encantamento com a potência de seus escritos, atuais porque organicamente colados à cultura, ou melhor, à sua crítica. Admiramos, muitas vezes, aquilo que nos impacta imprimindo uma dificuldade de classificação à primeira vista, como uma música de ritmo estranho ou um filme que não entendemos, ainda, mas temos a sensação que isto ocorrerá em breve, tamanho foi o impacto em nós. É recorrente a percepção da sedução de Cadu em seus primeiros leitores ou ouvintes, na arquitetura ou na filosofia, na história ou nas artes, nas epígrafes ou nos textos mais densos: gostam, mas é comum não saberem ao certo narrar para alguém, de forma imediata, porque aquilo lhes tocou, porque querem ler o autor novamente ou parar ali, naquele exato ponto do primeiro contato, do primeiro flerte”. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Semana Acadêmica do CCS aborda questões da pandemia em mais de 40 atividades 31 de agosto de 2020 A contribuição da Saúde no combate à pandemia, sob as perspectivas da saúde mental, qualidade de vida e intervenções terapêuticas, foi debatida em diferentes aspectos, em mais de 40 atividades durante a Semana Acadêmica do CCS 2020, que terminou na última sexta-feira (28.08) com a palestra Método de exaustão, repetições parciais, forçada e roubada, promovida pelo curso de Educação Física. A programação contou com palestras e minicursos que abordaram a temática a partir dos cursos do CCS, além de Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia e Psicologia. Os eventos on-line reuniram renomados profissionais das mais distintas áreas, que tiveram a oportunidade de contribuir com o público acadêmico e demais interessados, compartilhando seu conhecimento e experiência, agregando assim ensinamentos à formação profissional dos nossos estudantes. Todas as atividades da Semana Acadêmica do CCS 2020 foram transmitidas pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube, onde ainda podem ser conferidas, e também em outras plataformas digitais. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Semana Acadêmica do CCS abre programação que vai falar das contribuições da Saúde na pandemia 25 de agosto de 2020 Mais do que nunca, a área da Saúde ficou evidenciada neste momento de pandemia, principalmente por sua importante contribuição no combate à Covid-19. Esse apoio e trabalho na luta contra o novo coronavírus nortearão as discussões em diferentes aspectos relativos à saúde mental, qualidade de vida e intervenções terapêuticas na Semana Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde da UCP 2020, que começou nesta segunda-feira (24.08) e segue com programação on-line até sexta-feira 28.08). As atividades serão transmitidas pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube, e também em outras plataformas digitais. Voltado para público acadêmico e demais interessados nos temas que serão abordados, o evento vai oferecer uma programação gratuita repleta de atividades sob a perspectiva dos quatro cursos que compõem o CCS – Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia e Psicologia. “Apesar da distância, do cenário desfavorável e triste da nossa condição atual de uma pandemia, estou certa que nós seguiremos promovendo conhecimento e capacitação científica e crítica na formação profissional dos nossos alunos. E também como a oportunidade de compartilhar com a comunidade conhecimento, que acreditamos ser papel fundamental da Universidade na sociedade”, observou a diretora do CCS e coordenadora do curso de Biomedicina, Profª. Adriana Afonso, ao abrir a palestra Mapeamento de saúde mental por análise computacional do discurso, dando início à Semana Acadêmica do CCS. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP UCP abre Semana Jurídica 2020 com palestras on-line sob a perspectiva da pandemia 18 de agosto de 2020 Foi aberta nesta segunda-feira (17.08) mais uma Semana Jurídica do CCJ da UCP, que vai discutir os grandes temas jurídicos do século XXI, em especial os novos ramos do Direito e o Direito sob a perspectiva da pandemia da Covid-19. Toda programação, que acontece até sexta-feira (21.08), será on-line, inclusive a Santa Missa em Ação de Graças celebrando o início da edição do evento 2020, que está sendo transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. O evento destina-se a alunos da graduação e do mestrado em Direito, além do público em geral. Neste primeiro dia da programação, o público foi contemplado com a palestra O que é isto – o Direito! – que também marcou a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP – e que foi ministrada pelo Prof. Dr. Lênio Luiz Streck. O direito desportivo e o jovem advogado também foi tema de palestra neste primeiro dia, com o Prof. Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga, que é presidente da Comissão de Direito Desportivo do IAB; Professor do Master Diritto e Sport da Universidade Sapienza de Roma; Vice-Presidente da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB Nacional; Membro fundador da Academia Nacional de Direito Desportivo; Membro da Comissão de Altos Estudos do Contrato Especial de Trabalho Desportivo e da Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol. Ao longo de toda semana serão discutidos diversos temas na programação que é transmitida ao vivo pelo canal oficial da UCP no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP CTH promove II Jornada Discente que falou sobre educação e pesquisa 17 de agosto de 2020 Durante todo o sábado (15.08), estudantes do CTH da UCP discutiram sobre os desafios e as possibilidades de pesquisa na atualidade, sobretudo, em momento de pandemia. Os debates, que foram abertos ao público, acontecerem durante a II Jornada Discente do CTH que trouxe como tema a educação e pesquisa: estudos específicos e contemporaneidade. O evento on-line foi transmitido ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. Voltado a toda comunidade acadêmica, sobretudo estudantes e pesquisadores da graduação, o evento pretende propor as reflexões e, dessa maneira, apresentar as especificidades e as demandas de cada área. “Tenho a satisfação de trazermos mais uma vez as discussões conduzidas pelos alunos do CTH. Tivemos boas palestras, em uma excelente Jornada, um pouco reduzida em virtude do momento que vivemos. Mas mais uma vez conseguimos atender às necessidades e trouxemos temas pertinentes”, observou o diretor do CTH e coordenador do curso de Letras, Prof. Me. Leandro Rodrigues. Todas as atividades da II Jornada Discente do CTH podem ser assistidas no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Núcleo do Atendimento ao Idoso comemora Dia dos Avós 31 de julho de 2020 Os avós atendidos pelo Núcleo de Atendimento ao Idoso da UCP foram homenageados pelo Dia dos Avós – comemorado no dia 26 de julho – com um bate-papo virtual com a Profª. Drª. Diana Ramos, docente da graduação e do mestrado em Psicologia da UCP para falar sobre os avós idosos. No encontro virtual, foram destacados estudos que apontam a importância dos benefícios, ensinamentos, habilidades e valores construídos na convivência entre avós e netos. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP UCP realiza Seminário Internacional virtual para falar sobre Processo e Sistemas de Justiça 16 de junho de 2020 Evento, realizado nos dias 15 e 16 de junho, promoveu reflexões sobre os ambientes de solução de conflitos nos Estados Contemporâneos Diante da grave crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, que afetou as mais diversas esferas da sociedade, o debate de temas relevantes sobre os métodos de solução de controvérsias e efetivação de direitos no plano interno e internacional, no momento em que as pretensões aumentam significativamente, é de extrema importância. Contribuindo para a discussão sobre o tema, a UCP realizou, virtualmente, o Seminário Internacional Processo e Sistemas de Justiça. O evento aconteceu nesta segunda (15.06) e terça-feira (16.06), no canal oficial da Universidade no Youtube. “As necessidades de vários segmentos sociais e de instituições vem aumentando diante das demandas que são geradas pela crise oriunda da pandemia, como direito à alimentação; à saúde, sobretudo; a exercer atividades econômicas. Ou seja, a crise gerada pela pandemia suscitou uma tensão muito grande por conta das políticas que são necessárias para prevenir a disseminação do vírus. Essas questões estão atingindo vários segmentos. E por isso há necessidade de se criar espaços adequados para solucionar as controvérsias, dentro e fora do Poder Judiciário”, comenta um dos organizadores do evento, o Prof. Dr. Marcelo Pereira de Almeida. A programação, que foi transmitida ao vivo na TV UCP, contou com participação de grandes expoentes da pesquisa jurídica no Brasil e na América Latina. O evento propôs reflexões sobre os ambientes de solução de conflitos nos Estados Contemporâneos, por meio de palestras e mesas-redondas que acontecem ao longo de todo o dia. “Temos que criar espaços que efetivamente possam racionalizar essas questões e promover soluções mais rápidas. Haja vista que a crise gerada exige uma série de medidas que devem ser tomadas imediatamente. Muitos erros e excessos são cometidos, e a fragmentação de vários direitos e interesses acaba potencializando muitos conflitos. Então debater essas questões envolvendo método de solução de conflitos se mostra muito relevante nesse momento”, conclui o docente da UCP. O Seminário Internacional Processo e Sistemas de Justiça: Reflexões sobre os ambientes de solução de conflitos nos Estados Contemporâneos aconteceu nos dias 15 e 16 de junho, e todos os eventos podem ser assistidos na TV UCP. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP UCP presta homenagem pelos 50 anos de docência na Instituição do professor Helmuth Kruger 4 de junho de 2020 É inegável o papel central do orientador na formação do estudante de pós-graduação. A UCP, por meio do seu Programa de pós-graduação em Psicologia, abordou o tema falando de um docente que prestou sabiamente essa função, deixando um legado que já completa 50 anos de docência na Instituição. O evento também foi uma forma de homenagear o professor Helmuth Kruger. A palestra O vínculo do orientador-orientando como um dos pilares da formação em pós-graduação foi transmitida ao vivo, nesta quarta-feira (03.06), na TV UCP, o canal no Youtube da Universidade. Para o coordenador do PPGPSI, Prof. Luiz Antônio Monteiro Campos, um programa de pós-graduação atende a um duplo objetivo: o de formar docentes para o ensino de nível superior e novos pesquisadores, tendo como grande diferencial na trajetória do estudante o papel do seu orientador. “O projeto pedagógico do curso, incluindo estrutura e componentes curriculares, e também o corpo docente são fatores relevantes para o alcance desses objetivos. Há, no entanto, outro aspecto-chave para o sucesso desse desafiador processo de formação, a qualidade do vínculo estabelecido entre orientador e orientando. Trouxemos a reflexão do papel que o orientador adquire no processo de aprendizagem do estudante de pós-graduação ao apresentar-se como modelo de referência e de suporte para o seu desenvolvimento acadêmico, homenageando o Professor Helmuth pelos 50 anos de UCP”, disse. A abertura ficou a cargo do reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa, que parabenizou e agradeceu o docente destacando seu legado a nível mundial. “Estamos hoje aqui para a homenagem pelos 50 anos de magistério do Professor Helmuth na nossa Universidade, com certeza uma grande alegria para todos nós estarmos comemorando com o senhor com a presença de pessoas marcantes. São 50 anos dedicados a nossa Instituição, entre outras, de magistério; como pesquisador e aquele que produz conhecimento, enriquecendo não só aqueles que estão mais próximos, mas também o mundo inteiro com suas produções científicas”, disse o reitor. A palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Virgílio Bastos, Superintendente de Avaliação e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal da Bahia, e pela Profª. Drª. Sonia Gondim, Psicóloga e Professora Titular aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Depois do encontro, foi a vez do homenageado da noite compartilhar a sua experiência sobre o tema proposto. “Na orientação existe a necessidade, ao meu ver, de uma relação mais pessoal. Uma relação em que o próprio orientando, em face do orientador, está disponível para a experiência daquilo que seria uma vivência de encontro, e não uma experiência. É importante, porque o que caracteriza uma relação interpessoal de uma relação de orientação quando ela é executada em sua devida dimensão de profundidade e amplitude, é exatamente essa possiblidade aberta por ambos os participantes dessa relação interpessoal de se modificarem”, comentou Helmuth em sua fala. O conteúdo da palestra O vínculo do orientador-orientando como um dos pilares da formação em pós-graduação pode ser conferido no canal no Youtube da Universidade. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP PPGD promove aula magna virtual com reflexões atuais e contemporâneas sobre o Direito 22 de maio de 2020 O Programa de Pós-graduação em Direito da UCP propôs reflexões atuais e contemporâneas sobre a área na aula inaugural do curso, realizada virtualmente nessa quinta-feira (21.05) com transmissão na TV UCP, canal no Youtube da Universidade. O evento teve o convidado, Prof. Dr Gilvan Luiz Hansen, docente do Departamento de Direito Privado da Universidade Federal Fluminense, que ministrou a palestra A insustentável leveza do Direito. Hansen tem experiência e publicações na área de Filosofia e em Direito, com ênfase em Ética, História do Direito, Filosofia do Direito, Teoria do Direito, Filosofia da Educação e Filosofia Política. “O tema A insustentável leveza do Direito, em uma referência à principal obra de Milan Kundera, aponta para uma tensão que me parece presente no campo do Direito desde os seus primórdios que envolve os dois aspectos: da segurança e estabilidade, por um lado, versus a insegurança e instabilidade do outro. O Direito se digladia com essas duas perspectivas, sempre buscando-se afirmar como instância de estabilidade e de segurança. E isso está muito presente em todo momento da história e hoje no Brasil”, disse Hansen depois de falar um pouco sobre a obra literária em questão iniciando a analogia ao Direito. Além da reflexão sobre o Direito, que atrai público em geral interessado no tema, a aula também busca uma integração entre os alunos da graduação e do mestrado em Direito da UCP. O conteúdo da palestra A insustentável leveza do Direito pode ser conferido no canal da UCP no Youtube. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Semana Acadêmica do CTH encerra com painel sobre seus respectivos cursos 18 de maio de 2020 O papel da família, escola e sociedade na Educação foi discutido durante a Semana do CTH da UCP 2020, que terminou na última sexta-feira (15.05). Durante cinco dias, palestras realizadas remotamente e transmitidas ao vivo no canal no Youtube da Universidade debateram em diferentes esferas O Papel das Ciências Humanas no Pacto Global Educativo em tempos de Pandemia. Antes, o público conferiu apresentações musicais realizadas pelos alunos da licenciatura em Música. No encerramento, todos os coordenadores dos cursos do CTH fizeram um painel falando um pouco sua respectiva área. A proposta do tema abordado foi não apenas fazer uma reflexão sobre o Pacto Global Educativo, nesse período, mas também conhecer a amplitude e as particularidades do Pacto. “A Semana foi simplesmente maravilhosa, desde o envolvimento dos coordenadores e professores, o que já acontece naturalmente, mas principalmente o envolvimento dos alunos, interagindo e fazendo perguntas. Sobre a temática, trata-se de algo muito atual. Fizemos várias reflexões, nunca como forma de dizer que aquilo é a maneira certa. A única coisa certa que nós quisemos passar é que o ser humano tem que ser o centro de todas as nossas ações”, resume o diretor do CTH e coordenador do curso de Letras, Leandro Rodrigues. Todas as palestras e atividades da Semana Acadêmica do CTH 2020 podem ser assistidas no canal da Universidade no Youtube (TV UCP). Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP UCP debate o papel das Ciências Humanas no Pacto Global Educativo durante a pandemia na Semana Acadêmica do CTH 12 de maio de 2020 Mais que uma experiência pessoal, o distanciamento social também promoverá discussão e reflexões durante a Semana Acadêmica do CTH 2020 da UCP, que começou nesta segunda-feira (11.05) com a palestra O Centro do Pacto Educativo de Francisco: a Pessoa, ministrada pelo Pe. Júlio César Evangelista Resende. Antes, foi transmitida a missa em Ação de Graças e uma apresentação musical com Breno Mendes. O evento, que está sendo realizado de maneira remota ao vivo, acontece até sexta-feira (15.05) no canal da Universidade no Youtube. A programação, aberta a todo púbico, será norteada pelo tema O Papel das Ciências Humanas no Pacto Global Educativo em tempos de Pandemia. Além de refletir e repensar acerca do papel das ciências humanas no Pacto Educativo Global nesse período, o evento também quer tomar conhecimento, analisar a essência e conhecer a amplitude e as particularidades do Pacto. Tem, ainda, a proposta de enfatizar a importância de um caminho de união entre a família, a escola e a sociedade, principalmente, em tempos de pandemia. É o que explica o diretor do Centro de Teologia e Humanidades (CTH) e coordenador do curso de Letras da UCP, Leandro Rodrigues. “Este tema está em consonância com o que o Papa estabeleceu, com o Pacto Global Educativo, que fala muito da importância da reflexão da educação como algo que trabalha os três pontos: a família, a escola e a sociedade. Dessa maneira, nós do CTH, por trabalharmos com licenciaturas, nos sentimos impelidos a refletir e nos aprofundar em relação a essa temática. E mais do que nunca se faz presente e muito importante, nesse distanciamento da escola, da participação da família como uma espécie de mediadora daquilo que a escola propõe. E a sociedade se torna muito presente pelas ordens governamentais, que com os decretos determina esse isolamento necessário”, pontua o professor. Cabe lembrar que todas as atividades serão transmitidas ao vivo, por meio do canal da Universidade no Youtube (TV UCP). Os interessados em participar devem acessar o link aqui no dia e horário marcado na programação, que pode ser conferida no site ucp.br. Confira a galeria:
NOTÍCIAS UCP Novo coronavírus é tema da aula inaugural do mestrado em Psicologia 30 de abril de 2020 A pandemia e o novo coronavírus não apenas mudou a rotina do mundo todo, como também foi o tema da aula inaugural do mestrado em Psicologia da UCP, que aconteceu remotamente nesta quarta-feira (29.04). Com o tema A Psicologia Hospitalar e da Saúde no enfrentamento do coronavírus: necessidade e proposta de atuação, o evento reuniu na plataforma 160 pessoas – entre professores, estudantes de graduação, mestrandos e público externo – que interagiram no chat com dúvidas e participando do debate. O encontro virtual foi ministrado pela professora adjunta no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov. Ela também é coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Investigação em Psicossomática, Saúde e Organizações (NUIPSO/UFJF) e Tutora na Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Atenção Hospitalar do Hospital Universitário/UFJF. A abertura contou com a participação do coordenador do mestrado, prof. Luis Antônio Monteiro, e da vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCP e coordenadora da graduação em Psicologia, profª. Rosilene Ribeiro. A professora apresentou informações importantes sobre a atuação dos profissionais de saúde no período de pandemia, relatando a experiência das equipes que participa; além de abordar questões referentes à comunicação de notícias difíceis, como a morte, a confirmação do diagnóstico ou agravamento do quadro. Também falou sobre a carência de protocolos ou evidências científicas a serem aplicadas no momento e o esforço para adaptação de práticas profissionais já desenvolvidas para este período atípico. Na ocasião, ela também problematizou as possíveis consequências do isolamento social e do luto complicado na saúde mental das pessoas pós-pandemia. “O evento sobre uma temática altamente relevante do ponto de vista teórico e social trouxe relevante contribuição ao mestrado, com grande participação de professores, alunos do mestrado e da graduação, de ex-alunos e outras pessoas”, observou o coordenador do mestrado, Luis Antônio Campos. “A exposição sobre a atuação do psicólogo hospitalar e da saúde junto ao contexto de pandemia por covid-19 nos fez não somente refletir sobre esse momento tão atípico, como também nos convidou a rever a relação entre teoria, pesquisa e atuação. Convidou-nos a uma revisão sobre nosso papel na Psicologia e a responsabilidade que ele tem e exige”, complementa a professora da graduação e do mestrado, Luciana Senra, uma das organizadoras do evento. A atividade foi aprovada pelos alunos, que destacaram a relevância de se falar sobre o tema. “A professora nos conduziu, baseada em suas pesquisas e práticas, a observarmos o quadro, ainda agitado, pintado pela realidade da covid-19. Qual o papel da Psicologia nesse momento? Quais estratégias podem ajudar? Onde e como atua a Psicologia Hospitalar e da Saúde nesse momento? Quem cuida dos psicólogos que cuidam dos outros profissionais da saúde? Entre outros questionamentos. Foi um momento muito rico onde a experiência de alguém totalmente inserida nessa realidade de atuação na pandemia colaborou bastante com a nossa formação”, disse o mestrando em Psicologia da UCP, Eraldo Bittencourt. Concorda com ele a estudante do 9º período de Psicologia da UCP, Rafaela Fritz. “Foi uma grande oportunidade aprender com alguém que, além do saber científico, tem vivido na prática esse momento tão difícil de pandemia. Fez com que refletisse sobre os desafios e oportunidades que nos aguardam como psicólogos nesse novo mundo que nos espera. Sinto-me cada dia mais orgulhosa da profissão que escolhi”, comenta. “O período exige adaptações urgentes nas práticas dos profissionais de saúde e essas discussões contribuem de maneira significativa. Neste momento precisamos explorar as ferramentas on-line para informação e produção de conhecimento”, conclui a professora da graduação e do mestrado, Cristiane Moreira, que também organizou o evento.